Acessórios para Sony DCR-PC100E

Iniciado por Nuno, 29 / Nov / 2011, 01:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno

Boas a todos!
É o seguinte, há uns tempos, ao ajudar um amigo a fazer umas mudanças, vi que ele estava a deitar fora uma máquina de filmar (Sony DCR-PC100E) e aproveitei-a.

Eu só fiquei com a máquina, não trazia nenhum acessório, entretanto já comprei o carregador, falta-me o cartão de memória. Porém, pelas minhas informações, já não se comercializa o modelo do cartão de memória compativel com esta máquina (penso que seja o "Memory Stick Magicgate 32MB ou 64MB").

Já entrei em contacto com a Sony uma quantas vezes via e-mail, nunca obtive resposta.

Alguém daqui do forum tem uma máquina igual e que me possa dar suporte de como resolver o problema ou alguem que saiba onde possa arranjar o cartao? Outros acessórios também são bem vindos!

Já agora, acham que vale a pena preocupar-me com isto e gastar dinheiro com ela ou nem por isso?

Um obrigado desde já!

Mário Rui

Essa camera é de fita miniDV. O cartão é para fotografias.

Ver todas as informações sobre essa camera aqui:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/PC100/PC100A.HTM

Filipe Araújo

A meu ver a qualidade da fotografia será muito baixa.

Aconselho a procurar em segunda mão. No entanto encontrei estes caso queira:

http://viewitem.eim.ebay.pt/SONY--32MB---DUO-MEMORY-STICK-MAGIC-GATE--SONY-PSP--/220686775496/item

Espero ter ajudado, Filipe Araujo.

Nuno

Não sabia que o cartão de memória só guardava as fotos, assim é da maneira que não gasto dinheiro nisso!

Filipe, esta máquina é com uns cartões azuis compridíssimos. lololol

Sendo assim, é fácil passar o conteudo da cassete para o pc? Como?

Obrigado a todos pela disponibilidade!

Mário Rui

Citação de: Nuno em 29 / Nov / 2011, 23:01
Sendo assim, é fácil passar o conteudo da cassete para o pc? Como?

Com um cabo USB se a gravação for em DV ou um cabo Firewire se a gravação for em HDV.
E também convém ter um software de edição no PC.

Filipe Araújo

Boa noite,

Ao que me parece essa câmara usa cartões para fotos. Para as passar para o computador tem duas opções, ou através de um vulgar leitor de cartões ou com o cartão introduzido na máquina e por uma saída USB para o PC.

Quanto ao vídeo, tem também várias opções:

(Terá de usar sempre um programa de edição de vídeo para fazer a captura, a exemplo do Windows media player, adobe Premiere, etc)

- ou através de um vídeo de mini DV (não são muito vulgares),

- Pode, e esta é a forma mais vulgar, utilizar a própria câmara de vídeo como reprodutor.

- ou por cabo, no seu caso mini USB – firewire (esta é a forma mais comum de o fazer).

- ou por cabo RCA, encaixa um cabo na camara e outro numa placa de captura de vídeo (esta forma perde qualidade em relação a anterior).

No programa de vídeo:

1-   Ligue a câmara e aguarde que o computador a identifique
2-   seleccione a opção de captura no programa do PC
3-   terá de dizer onde quer alojar os ficheiros,
4-   quais os parâmetros da captura – no seu caso dv pal (567x720)
5-   prima a opção de rec ou captura no computador

Não posso precisar já que não sei qual o programa que irá utilizar para esse fim, mas creio que isto já o ajuda.

Boa sorte, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Citado: "Com um cabo USB se a gravação for em DV ou um cabo Firewire se a gravação for em HDV."

A informação não está correcta. Tanto quanto eu saiba, não existe nenhuma câmera DV (e seus derivados) com saida por USB, sempre e só por Firewire. Assim como as HDV, a captura tem se der feita por Firewire.

Existe algumas (bastantes até) câmeras video com saida por USB, mas o suporte de gravação não é em fita (caso do DV), mas sim em cartão ou memória flash interna da câmera, sendo o codec também diferente do DV.

Para a captura, poderá utilizar o Windows Movie Maker. Básico o software, mas que cumpre as funçôes de captura. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

João Vieira

Para acrescentar à resposta do José Costa,

As únicas câmaras DV ou HDV de fita que têm um USB é porque também tiram fotos, sendo possível usar o cartão de memoria em um leitor externo ou conectar a mesma via USB ao computador, mas apenas para a transferência de fotos!

Nuno