Ajuda para Premiere Cs5 e encore

Iniciado por Filipe Araújo, 19 / Nov / 2011, 14:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Bom dia a todos,

neste momento estou para terminar as entregas dos meus filmes em Sd e dentro de muito pouco tempo irei dar inicio as edições feitas pela minha câmara Sony HXR-NX5E que está a gravar em AVCHD 1920x1080 em Fx (patamar mais alto dos ficheiros), irei editar no Premiere CS5 e autoring no Encore CS5 numa máquina que foi optimizada para esse fim.

Tenho feito alguns testes de edição para tentar alcançar os melhores resultados. Foi-me recomendado por um colega, os seguintes parâmetros para exportação, e o que venho aqui pedir é que me dêem o vosso parecer sobre eles e se acham que é o melhor caminho:

Criação de projecto em  AVCHD 1080i (50)

Export para MPEG2 – HDTV – High quality – VBR 2 Pass
Na minha opinião, nos testes que fiz, caso veja por uma pen num LCD directo, o resultado é muito bom.
Para Blu-ray fica bastante aceitável, em dvd fica um pouco aquém do desejável e que neste momento é o meu maior problema.

Desde já fico muito grato pela partilha, Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Olá Filipe

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Nov / 2011, 14:13
... irei editar no Premiere CS5 e autoring no Encore CS5 ...

... Export para MPEG2 – HDTV – High quality – VBR 2 Pass
Não percebo porque tens que exportar o projecto quando podes usar o "Adobe Dynamic Link" (acedes a: [file] + [Adobe Dynamic LinK] + [Send to Encore]). Quando abrir o Encore escolhes Blu-ray e colocas os settings em [H-264] [1920x1080] [25fps], isto se for para criares um Blu-ray.

Exportar para ficheiro de vídeo experimenta com o codec [H-264 Blu-ray].

Abraço
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Filipe Araújo

Antes de mais muito obrigado pela resposta Rodrigo Pinheiro.

Farei a experiencia e colocarei aqui as respostas.

Aproveito a oportunidade para o questionar sobre o seguinte, quando cria o DVD, apenas altera no encore a opção de BD para DVD, ou tem de alterar os parametros no Premiere antes da crição dos DVDs no Encore?

Muito grato e cumprimentos, Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Nov / 2011, 15:45
... quando cria o DVD, apenas altera no encore a opção de BD para DVD, ou tem de alterar os parametros no Premiere antes da crição dos DVDs no Encore?
Depois de o Blu-ray criado e feito mantenho o mesmo projecto só alterando para DVD (dando-lhe outro nome) e normalmente ponho a 8.0 Mbps, no Premier não precisa mexer.

Abraço
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Filipe Araújo

Mais uma vez muito obrigado.

Fico-lhe muito grato pela ajuda.

Aproveito para deixar o convite a outros membros que queiram partilhar soluções.

Atentamente, Filipe Araujo.

Filipe Araújo

Boa tarde Rodrigo Pinheiro,

Conforme prometido e era minha obrigação, venho colocar aqui o parecer dos testes que recomendou-me.

No que diz respeito ao Blu-ray, nada a dizer, a qualidade é muito boa e o processo foi muito rápido. Seguindo o processo de no Encore e optar pela opção DVD, sinto que há uma enorme perda de imagem ao ponto de parecer que a imagem está levemente desfocada. Qualquer das formas, gostaria de agradecer-lhe pela a ajuda prestada.

Quero acreditar que ainda é possível encontrar melhores resultados. Apesar de ter consciência que terei sempre menos qualidade no DVD, quero acreditar que há uma grande margem para melhorar, na verdade sinto que a minha antiga câmara (Sony 250p) atingia melhores resultados, o que é para mim muito preocupante, sabendo que é o principal suporte de entrega.

Não sei se a razão da minha insatisfação tem alguma relação com o facto da minha câmara gravar em AVCHD, assim caso algum membro tenha uma câmara do género e que edite no CS5 e sinta que atinge bons resultados, peço-lhe que partilhe essa informação de enorme valor.

Muito grato, Filipe Araújo.   

Flytrue

Eu no Encore, estou com outro tipo de problema.

Faço a produção do filme e quando o visualizo está a ocupar o ecran todo. Após colocar no encore e produzir o DVD, quando vou ver o DVD reparo que a imagem não ocupa o ecran todo.

Alguem me pode ajudar neste tema ???

Abraço

Filipe Araújo

Boa tarde,

eu não sei qual a sua camara e como filmou. Mas é possivel que tenha a ver com dualidades de formatos ou seja, uma porporção de 1920x1080 (retangulo) num projecto para blu-ray ou HD, para 720x576 (praticamente quadrada) de um dvd. Sem garantias, mas pode ser isso.

Cumprimentos, Filipe Araujo.

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Filipe Araújo em 22 / Nov / 2011, 23:03
  No que diz respeito ao Blu-ray, nada a dizer, a qualidade é muito boa e o processo foi muito rápido. Seguindo o processo de no Encore e optar pela opção DVD, sinto que há uma enorme perda de imagem ao ponto de parecer que a imagem está levemente desfocada.
Vou contar-lhe algo que se passou comigo. Depois de editar alguns projectos em HD com uma imagem que acho muito boa  ;-), chegou a altura de editar um em SD(720x576) 16x9, quando vi as imagens no monitor externo (TV/LCD)  fiquei de tal maneira estupefacto  :-k que, logo de seguida, liguei para o operador de vídeo que tinha capturado as imagens a perguntar se ele tinha modificado algum setting da sua máquina pois as imagens estavam muito más! Respondeu-me que não mexeu em nada e que tinha filmado como sempre o faz  :-k!
Há bem pouco tempo fui ao oftalmologista e foi-me receitado uns óculos para ver melhor ao perto, comecei a usá-los, agora como estou habituado a eles quando não os uso o que vejo não é muito mau, é péssimo.

Conclusão: Depois de estarmos habituados a imagens boas e limpas, quando vemos as outras (inferiores) parecem-nos muito más  :-({|=.

Abraço

Filipe Araújo

Boa tarde Rodrigo Pinheiro,

Concordo e muito no que diz, sem dúvida que a diferença entre os ficheiros nos 2 suportes, é como da agua para o vinho. Pelo menos quando é feita uma conversão. No entanto, quero acreditar que é possível algo melhor. Isto porque quando vejo filmes tirados na net, com 700 mb e 1,4 Gb, com uma qualidade bastante elevada, sinto que há pano para mangas para a qualidade evoluir.   
Por um lado, sinto-me descansado porque tenho uma imagem (Full-HD), que quando vista ou por um blu-ray ou por pen directa num lcd é inquestionável o seu resultado, por outro temo, pela quantidade de telefonemas que me aguardam quando entregar os trabalhos. Por muito que eu queira, o suporte mais utilizado por nós e pelos nossos clientes, ainda que o mercado esteja em mutação, é o DVD. Isto é um facto. 

"Conclusão: Depois de estarmos habituados a imagens boas e limpas, quando vemos as outras (inferiores) parecem-nos muito más." – a meu ver, e também utilizo óculos, creio que a qualidade do vídeo com avchd convertido a dvd é menor a dvcam para dvd, mas já tenho medo se não será implicância minha.
Razão porque coloco aqui este tópico, porque prefiro procurar uma solução e antecipar-me a telefonemas deixando assim os clientes bem mais satisfeitos, promovendo a recomendação boca-a-boca e ficarei bem mais satisfeito e descansado comigo mesmo.

Alguns meses atrás, estive com um colega que me mostrou 2 filmes de casamento a que ele estava associado. Ambos feitos com a mesma Sony 250P e terminados em DVD. A diferença entre a qualidade dos 2 era bastante notável. Acabei por saber que a diferença residia na captura das câmaras, uma primeira, no computador dele. A outra, feita por uma empresa que se dedica a edições e através de uma placa que nem ele sabia dizer qual, mas que no entanto sabia que era muito cara e inviável a quem faz poucos trabalhos. 

Conclusão, a diferença entre os dois no resultado, não assentava na câmara nem no suporte final, algo no meio evitou perdas maiores.

Este exemplo não tem cabimento na minha câmara, já que a transferência para o computador já não é feita por captura, mas sim por transferência. No entanto o exemplo anterior, representa o tipo de soluções que procuro, algum ficheiro, codecs, método de exportação, etc. Vindo de colegas que partilhem a mesma problemática e que tenham encontrado já alguma solução. Caso eu descubra, irei aqui pois partilhar, é importante demais para se fazer segredo e crescemos mais depressa quando partilhamos. 

Por falar em partilhar, alguns testes que fiz e que sinto algumas melhorias:

Gostei mais do resultado final da imagem quando exportei para:  Export para MPEG2 – HDTV – High quality – VBR 2 Pass e visto por uma pen directamente no televisor, do que propriamente gravado em Blu-ray

- Senti alguma redução do grão quando coloco a gravação do DVD a 1x do que a 8x ou 16x

- 2 Pass, também deixa a imagem um pouco mais limpa.

São os meus 3 centimos ... para uma causa maior, afinal e citando-o: "Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens."

Mais uma vez, muito grato pela ajuda, Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Foi-me dada a seguinte dica para obter melhor qualidade nos DVD´s a partir de ficheiros Full-HD.

Criar no premiere/encore um Blu-ray, de seguida através de um conversor de ficheiros de filmes, fazer uma cópia mas desta feita para DVD.

As questões que eu faço, são as seguintes:

Conhecem a técnica?
Acreditam que é possível obter melhor resultados do que optar directamente no encore?
Caso conheçam podem indicar-me um programa para testar?

Grato mais uma vez, Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Bom dia Rodrigo Pinheiro,

Creio que lhe devo um pedido de desculpa, ou seja, entreguei no Natal o meu primeiro filme feito com uma câmara que grava em Full-HD, e para além do Blu-ray, entreguei também em DVD.
Quando iniciei este tópico, foi para antecipar algumas das mudanças que sabia que iria sofrer a médio prazo e assim não sofrer tudo de uma vez.

Na altura em que respondeu-me, a ajudar-me, creio que na altura eu não tinha accionada a opção 16:9, ao invés de 4:3 no Encore, resultando assim numa imagem muito fraca dado o esticar de imagem feito pelo televisor. Parecia que estava a ver a imagem através de uma saca plástica. Acreditem que, se aquele fosse o melhor resultado que iria conseguir, face ao arquivo que tenho e para além do pânico a minha vontade era a de imigrar (seguir o conselho do nosso primeiro), ou de oferecer um leitor de blu-ray a todos os noivos.

Assim, reformulando o processo e com a transferência do premiere para o encore, com os parâmetros certos, consegui uma imagem bastante razoável, distinta do blu-ray mas bastante agradável e superior a que entregava com a minha anterior camara 250p.

Assim, peço-lhe desculpa, por não ter entendido correctamente as orientações que estavam correctas e volto a agradecer a ajuda.

Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Filipe, não tem que pedir desculpas, não fiz nada demais.

Abraço

Tiago Carvalho

Citação de: Rodrigo Pinheiro em 24 / Nov / 2011, 18:07
Conclusão: Depois de estarmos habituados a imagens boas e limpas, quando vemos as outras (inferiores) parecem-nos muito más  :-({|=.

Boas a mim aconteceu quando comprei dois monitroes led full HD pra edição, em HD mesmo com 3 db de ganho ja noto pontinhos a mais e em SD nem se fala... cada vez mais devemos aproveitar bem a luz e não os recursos da máquina (a não ser que sejam muito necessário)

Abraços,