DSLR e Dissolves

Iniciado por José Costa, 13 / Mar / 2012, 04:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Gostaria de fazer uma pergunta à comunidade, aos que andam atentos a estas coisas do video, às novas tendências, dizem alguns que cinematográficas, na àrea das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos):

Existe alguma razão, técnica ou artistica, para os dissolves não serem utilizados? Tenho "assistido" a dezenas de videos na net, uns melhores, outros piores, mas não me lembro de ver dissolves, só cortes secos. Existirá alguma razão para o facto? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

acho que não...poderá ser uma "mania", em que uns copiam os outros, e para não ficar "destualizado" não as usam...eu uso qd me apetecer e achar conveniente...boas.

João Vieira

Normalmente só uso dissolves em desfoques no final do plano.

Mania ou não, se fizer o corte "seco" na batida da música, é mais que suficiente.

Tiago Carvalho

Deve ser preguiça de os colocar ou até mesmo uma mania :)

utilizo os dissolves quando acho que devo usar...

Cumprimentos

Filipe Araújo

Admito que ao longo do tempo cada vez uso menos,

para além de consumirem tempo, a meu ver há dois eixos onde o uso do dissolve varia, na edição de um filme dinâmico onde é pouco usado e na edição para filme romântico, com muito slow motion ... aí o seu uso é incontornável.

Creio que também vai um pouco de cada um, já que defendo, que o bom uso do mesmo deve-se a um acto pensado e planeado previamente, ou seja, fugas no video para areas homogeneas a exemplo de: parentes lisas, ceu, relva, etc. ... mais tarde é só aplicar na edição. Alias, estas imagens previamente preparadas, no geral, só fazem sentido com outras se for feito o uso do dito efeito.

Cumprimentos, Filipe Araújo.