Lentes essenciais para filmar

Iniciado por Paulo Paulino, 22 / Mai / 2011, 09:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

carlos melim

Boa noite, ando cá à alguns anos no fórum mas infelizmente pouco tempo tenho para comentar/ajudar em algumas dúvidas, mas esta visto que a ajuda apesar de muita não tem sido a mais precisa para o Fábio Poupinha decidi tirar uns minutos do meu tempo para tentar aconselhar...

Antes que alguém venha perguntar quem sou ou para mostrar trabalho feito, tal como às vezes vejo por aí algumas "bocas" para uns e para outros, deixo aqui o meu showreel:

http://www.youtube.com/watch?v=BXSa73kPRjY&feature=mh_lolz&list=LLODgwzPVu8bSGf3uy-BbQ1A

Como podes ver quase todo o meu showreel é gravado com dslr's...portanto...vamos às tuas compras...
Na minha opinião os 1000€ que tu tens não serão suficientes para teres o tal "look" de cinema que procuras, estas câmaras são baratas, mas é preciso investir dinheiro nelas em lentes e acessórios para que tires proveito delas...
Resumindo, na minha humilde opinião acho que deverias optar pelo kit com a lente 18-135mm ou se possível pela lente 18-200mm, são lentes de qualidade média/baixa mas que te darão jeito a qualquer momento em qualquer reportagem ou gravação em que não tenhas tempo para mudar de lentes constantemente. É uma lente que vale o dinheiro.
Todas as outras lentes de kit, na minha opinião não valem a compra...
Se a tua ideia é investires no material e procurar lentes boas, ou vá lá, médias para fazer algo engraçado terás de desembolsar bem mais do que esses euros, mas cá estarei para te aconselhar se achares por bem.

Com os meus melhores cumprimentos,
Esperando ter ajudado de algum modo,
Carlos Melim
operador de câmara, grua e steadycam, fotógrafo.
fotofolio: http://carlosmelim.daportfolio.com/

the king

Ola boa noite preciso de uma ajuda tenho uma 600D e estou a pensar comprar uma lente porreira e não muito cara, ira ter mais uso a gravar Video, tenho namorado e esta a Sigma 10-20 o que acham? esta é a minha primeira intervenção aqui no fórum obrigado e parabens.

Rui Mendes

Também preciso de uma ajuda na escolha de uma lente todo terreno para a minha canon 5D mrkII. Eu tenho uma Sigma 28-70 f/2.8 EX, sem estabilizador.
Que lente me aconselham, pois não tenho verba para uma 24-105 f/4L da canon
Gostava de comprar uma lente com estabilizador.
Será que esta lente trabalha bem na minha canon 5D  (Canon  EF-S 17-85 f/4-5,6 IS USM)

LG

já tens a 18-55...

uma 55-200

há uma muito boa da canon, acho que é uma 24-70... mas custa perto de 1000€

João Vieira

A 17-85mm não funciona num corpo full frame.

Para esse corpo tem a 28-135mm IS, mas é uma lente pouco luminosa.

O mal das full frame é que é preciso gastar mesmo dinheiro.

24-70 mm 2.8 + 70-200mm 2.8 e fica com o kit +/- completo.

Rui Mendes

Chob

Pessoalmente tambem acho que a 24-108L é perfeita, pode-se comprar em segunda mão por 700€ mas é um investimento para o futuro que não desiludirá

Discordo tambem com o "só o kit com a 18-135 é que faz o trabalho", porque existem kit's canon que vêm com a 50mm f1.8 que é sharp o suficiente e produz grandes resultados, apenas tem de se usar mais a cabeça que as lentes

João Vieira

Nao me leves a mal mas uma lente f4 para uso do Video esta longe de ser perfeita!

José Costa

Boas.
Pelo que já tenho lido noutros tópicos, o Rui Mendes pretende fazer reportagens de casamentos completos com a DSLR. E com isso em mente, faço algumas observaçôes/comentários:

- Uma DSLR não é para todo o tipo de trabalhos nem é para todos que queiram fazer reportagens. (Estou a partir do principio de que é uma única pessoa e uma única DSLR para executar o trabalho.)
- Reportagens têm requesitos e limitaçôes próprias, que fazem com que nem todo o equipamento seja o adequado à função. Por muita vontade que se tenha em se aproveitar a qualidade de imagem/som.
- Investir num bruto corpo mas depois não ter dinheiro para lentes minimas e acessórios fundamentais, é um erro crasso.
- Querer fazer casamentos só com lentes escuras é suicidio.
- Querer fazer casamentos só com lentes luminosas, é problemático e condenado ão fracasso.
- Ter uma variedade de lentes e andar constantemente a trocar as mesmas durante o serviço, não é prático.
- Uma lente 50mm e de f1.8 ou menos é muito atraente. Mas não é possivel utilizar a mesma em reportagens, em espaços pequenos ou apertados, como o que se tem nas casas das pessoas e em igrejas.

Opinião é opinião e vale o que vale, pelo que não vejam a minha opinião como um ataque a alguém em particular, apenas uma linha de pensamento muito minha. Não estou a criticar ninguém pelas opçôes que faz/fez, não estou a criticar ninguém pelos conselhos/opiniôes que dá, e muito honestamente, nem estou interessado em saber se vocês acham se eu tenho razão ou não. Já li muito sobre o assunto, já vi muitos trabalhos, e mais importante, a experiência que tenho no terreno e o que sei de fotografia e de video permite-me fazer as afirmaçôes acima.

Se é possivel fazer reportagens de casamento com DSLR? É. E elas existem.
Mas primeiro vejam com que equipamento o fazem, quantas pessoas são, que tipo de reportagem é feita (se é a DSLR apenas para um ou outro clip ou se é a reportagem completa) e o tipo de participação que têm dos clientes. Porque pelo aquilo que tenho lido aqui no fórum, o que o Rui Mendes tem são os mesmos casamentos "convencionais" que a maioria de nós tem, se assim se pode dizer. E nesta base, uma só pessoa, uma só DSLR, é garantia de fracasso.

Rui Mendes, dar opiniôes sinceras nestes fóruns é livre acesso para se criar inimigos. E eu já por aqui tenho alguns. As pessoas fazem opçôes muitas vezes baseados em pressupostos errados. Partem de principios como "se é bom para os outros também é bom para mim". Longe de querer dizer se você fez a opção certa ou errada, o meu objectivo é alertar para o facto de que trabalhar com DSLR em reportagens de casamentos não é o mar de rosas que se vê nesses videos que se encontra na net. Nesses trabalhos, que eu gosto de ver e muitas vezes admiro, e muitos deles são casamentos, o que realmente me interessa não é o producto final, o que eu vejo no video, mas sim o que eu não vejo, a reportagem completa, o que está por detrás da câmera. E por detrás da câmera pode estar o "maior", mas que não faz milagres se não tiver equipamento adequado ão que pretende fazer e se não tiver condiçôes para executar o trabalho.

O marketing, os fabricantes, criam o sonho em muitos de que basta o "amor e uma cabana", que é como quem diz, uma DSLR e vontade, e o trabalho aparece feito como que por magia. Partem para a compra de uma DSLR, por ser relativamente barata e ter uma boa imagem, mas não têm o cuidado de avaliar o que mais é necessário. O pior é quando o sonhador acorda e se depara com a realidade dura da vida. E tem de correr atrás de soluçôes, que acabam por não passar de remendos.

Não leve a mal, é apenas a minha opinião acerca do assunto, nada de pessoal. Muito sinceramente, desejo que você consiga atingir os seus objectivos. E já agora, o problema que refere num outro tópico sobre as panoramicas e tilts, não o vai ultrapassar com uma lente com estabilizador. O problema não é a lente, o problema é a cadencia de imagens. EM SD PAL você tinha 25 imagens por segundo, mas que técnicamente era o mesmo que ter 50 imagens. Na sua DSLR, você tem 25 imagens que são técnicamente 25 imagens. O problema reside aí. Mas atenção, a gravação tem de ser a 50, não é a time-line do NLE.

Lá atrás, o User Carlos Melim deu uma opinião que eu considero muito válida e inteligente. Deviam ler com atenção o que ele escreveu e a quem era dirigida a resposta. Mas mais importante ainda, é o que está subscrito na mesma, que acredito que só com alguns conhecimentos técnicos se chegue lá. Mais ainda, deviam ler o que muitos reputados profissionais, que trabalham com as DSLR, escrevem nos muitos blogs que têm. Nestes blogs estão identificados as vantagens e as desvantagens de se trabalhar com as DSLR. São um manancial de informação, mas que a maioria só lê o que querem ver. Os problemas estão lá descritos, mas mesmo assim muitos são os que preferem só ver as imagens fantásticas, totalmente alheios às condiçôes e equipametos à disposição.

Relativamente aos outros Users, são tudo opçôes válidas. Mas que muitas vezes não são as melhores opçôes para todo o tipo de trabalho ou pessoa. Mas é apenas a minha opinião. Opiniôes diferentes, mas amigos à mesma. OK? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

Tens razão JOSÉ COSTA...e ainda acrescento o seguinte:

a minha canon xl2 ficou com a lente avariada e portanto resolvi mandar vir um adaptador para lente nikon que encaixa na canon xl2...tenho uma nikon 18-105 que já vem incluída no kit e não é mazita...pena ser pouco luminosa...a outra que tenho é uma sigma 70-300 , mas com controle manual de aberturas...tb funciona muito bem...claro que o autofocus, zoom e aberturas na canon vão à vida...o resto funciona tudo bem(db, controle de brancos, veloc de obturação, etc...)...faço o zoom manualmente e a focagem tb...

a canon xl2 tem óculo para visionar e facilita imenso...de resto é uma questão de jeito e técnica...claro que o autofocus dava imenso jeito, mas paciência...

na outra camera que tenho a sony nex5(aps-c) , com lentes de origem o autofocus mantém-se...só o perde qd uso lentes da nikon ou compatíveis , com respectivo adaptador para a sony nex 5...mas tem 2 probs:o aquecimento(que não acontece na canon xl2(que grava a 962 por 576, 25p)) e tb cada ficheiro tem a máxima duração de 29min e 59s(1080i-50i)...

para trabalhos "corridos" prefiro a canon xl2, fazendo upscalling para 1080p ou 720p, para trabalhos "com tempo" uso a sony nex5 com o gravador olympus ls5...

como a maior parte dos trabalhos que faço não são corridos, tirando conferências (aí se usar a sony nex 5 tenho de ter uma ventoínha por perto no verão, ou então usar uma segunda máquina para contrabalançar a outra enq arrefece) não tenho problemas em usar a sony nex5...

mas para casamentos e batizados provavelmente utilizaria uma camcorder com gravação em cartão(por ex a sony mc2000 ou sony vg20)...é a minha opinião , baseado na minha experiência...convém sempre levar uma 2ª máquina...boas.

Rui Mendes

Caro José Costa;
É claro que por vezes as opiniões dividem-se, isso não quer dizer que as opiniões que não são do nosso agrado, não sejam validas da mesma forma.
Eu já tenho mais de 20 anos de fotografia e vídeo, mas à velocidade que as coisas mudam, temos que estar sempre em constate actualização.

Como já disse em posts anteriores eu venho do SD (Betacam e Dvcam) e para mim o fullHD é quase com que começa a andar de bicicleta pela primeira vez, tenho que aprender tudo do inicio.
Eu trabalhei até Novembro ultimo, numa produtora como cameramen e editor, mas as coisas deram para o torto (a maldita crise) e fiquei sem trabalho.
Depois adquiri uma câmara com a intenção de fazer uns trabalhos, mas não me adaptei (não gostei da câmara), e um colega fez-me a proposta de trocar a câmara por uma 5D e acabei por fazer a troca. Só que sinceramente não contava com tantas duvidas.

Mas tudo o que tenho lido aqui e em alguns blogs e visto em alguns videos tem sido muito útil.
Por isso agradeço a todos a ajuda que me têm dado.

João Vieira

Por vezes custa-me ler certos post a dizer que não é possível isto ou aquilo!

É possível fazer um casamento completo com uma dslr.
Tanto é que os tenho editado e este ano vou gravar com dslr.
É possível gravar um casamento completo com 1 única dslr.

Não é preciso assim tanto equipamento quanto isso.

550/600/60/7/5D são as várias opções!
Objectivas ... Tamron 17-50 2.8 vc ou uma canon 17-55 2.8 is é mais que suficiente, no caso de APS-C.

Se achar que precisa de mais distancia focal ... arranja-se uma 135mm 2.8 M42 a baixo custo.

Um monopé, por exemplo: manfrotto 561bhdv-1

Um microfone e um iluminador led.

José Costa

Boas.
Rui Ressurreição:
Sem conhecer o seu trabalho em concreto, e sabendo que a XL2  tem um ponto forte muito bom (DV WS quase real e 25p, o que é uma muito mais valia num upscaling), faço apenas um leve comentário: continuar a investir em SD não é das melhores opçôes, a não ser quando o investimento é de pouca montra ou quando se pretende obter retrocompatibilidade com outros equipamentos que já se tem, como parece ter sido o seu caso. Pelo pouco que conheço, parece que fez uma boa opção, mas é preciso ter cuidado com os investimentos, pois o SD está a morrer.

Rui Mendes:
O video HD é uma mudança para todos os profissionais e não à como contornar isso. HD é o futuro, e novas técnicas e problemas obriga a ter que actualizar e aprender outros conceitos. Não é só você que passa por isso, todos nós passamos. Mas como costumo dizer, não existem equipamentos perfeitos, todos têm vantagens e inconvenientes. É preciso saber quais são uns e outros para depois fazermos as nossas opçôes em consciência.

João Vieira:
Creio que leu ou interpretou mal o que escrevi. De qualquer das formas, eu também consigo gravar um casamento completo com uma DSLR, e no entanto isso não significa que o (meu) producto final seja bom.
Fico contente por você o conseguir fazer. Na net também encontro muita gente que os faz, mas depois o resultado... agrada-me que não seja esse o seu caso.

Mas nestas coisas de uma só DSLR em casamentos, sou como o S. Pedro: ver para crer.
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

JOSÉ COSTA:
o único investimento que fiz ultimamente na canon xl2 , foi o adaptador que me custou menos de 100eur(veio da RÚSSIA)...o resto já tinha da nikon d90...claro que o sd está a morrer e mais um ano ou 2 e só serve para fazer upscalling ou lêr cassetes antigas, ou então como multipistas audio como é o caso da canon xl2...mas eu comprei a canon xl2 em 30 dez 2004, e vai a caminho do 8 anos...se durar até aos 9 anos , ótimo...depois só serve para o que disse ou então filmes tipo retro ou do género...boas.