Fluidez de imagem com DSLR

Iniciado por Rui Mendes, 16 / Mar / 2012, 11:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Parece-me ser esse o problema, os players de reprodução em pc, não produzem o mesmo numero de imagens que quando reproduzido num tv.

Algumas sugestões para tirar maior partido do resultado de visualização:

a) export para HDTV - h264 - HQ e coloque num leitor multimedia

ou b) Export para Blu-ray

Caso crie um DVD, verá as imagens sem saltos, mas não verá na sua máxima qualidade já que o dvd reproduz 720x576 contra os 1920x1080 possiveis nas sugestões anteriores.

Não se esqueça de colocar aqui os resultados finais.

Cumprimentos, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Citado: "os players de reprodução em pc, não produzem o mesmo numero de imagens que quando reproduzido num tv."

Lamento, mas esta informação não está correcta. Quanto muito, pode-se questionar monitor de PC vs. monitor de TV. Mas não é o software o problema (partindo do principio de que o processador consegue dar conta do recado).

Relativamente ao problema do Rui Mendes, como já referi num outro tópico, a lente com estabilizador não lhe vai resolver o problema. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Bom dia,

No seguimento deste tópico questionei-me sobre as indicações dadas. Assim, acabei por fazer algo que deveria fazer há muito, ou seja, liguei a saída de vídeo do meu PC a um LCD.

Veredicto:
a)    A imagem vista no LCD, não tem a mesma fluidez do que vista diretamente da camara.
b)   Também não tem a mesma fluidez, do que vista por um leitor de BD, ou por ficheiro HDTV HQ. O meu computador tem neste momento 3.4 G de processador e 16 GB de memória, por o que creio que é mais do que suficiente.
c)   A imagem vista no LCD, é manifestamente superior a vista pelo monitor de PC, ainda que o monitor seja Full-HD. Só por isto valeu-me a pena questionar-me sobre os processos usados. Assim, mais uma vez agradeço a José Costa, pelas indicações.

No entanto, fiquei agora com um dilema, se o problema não está nos players de reprodução, onde está a perda em relação aos outros métodos. Será por estar ligado por um cabo VGA?

Bernardo Fernandes

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Mar / 2012, 07:48
  Bom dia,

No seguimento deste tópico questionei-me sobre as indicações dadas. Assim, acabei por fazer algo que deveria fazer há muito, ou seja, liguei a saída de vídeo do meu PC a um LCD.

Veredicto:
a)    A imagem vista no LCD, não tem a mesma fluidez do que vista diretamente da camara.
b)   Também não tem a mesma fluidez, do que vista por um leitor de BD, ou por ficheiro HDTV HQ.
No entanto, fiquei agora com um dilema, se o problema não está nos players de reprodução, onde está a perda em relação aos outros métodos. Será por estar ligado por um cabo VGA?

Então percebi mal o problema. Quando disseram fluidez refereriam-se a quê exactamente? A breaks durante a visualização? Ou a ter uma imagem suave sem tremoliques? Se a imagem está excelente no lcd da camera mas vista no pc não, tem a ver apenas com o formato digital.

Filipe Araújo

boas,

no inicio do tópico (pagina 1) diz:

Quando faço traveling para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo, com a minha canon DSLR a imagem não é fluida.

Apontei um caminho, com a sugestão que o problema possa estar na forma de o ver enão na forma de captura.

Obrigado, Filipe Araújo.

Rui Mendes

Conforme pedido, deixo aqui um link onde podem ver o problema a que eu me refiro.
http://www.youtube.com/watch?v=Jc0772Vz0PM&context=C4ad264dADvjVQa1PpcFPEyyjb-X9PJVDKQCT-IsCy6SaTh72Lsx0=
Fico a aguardar a vossa opinião.

Licínio Castro

Palpita-me que o AVCHD, está a dar panos para manga.
Este tipo de situações está acontecer com alguns equipamentos e softwares, sendo difícil dizer a origem do problema.
Para mim (perdoem-me a ignorância), pode ser uma situação de incompatibilidade entre a camara e o software utilizado.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Filipe Araújo

Há uma forma de tirar a dúvida,

Tenho uma camara que filma AVCHD, mais concretamente a Sony HXR-NX5E, Rui Mendes, caso deseje, não me importo de enviar-lhe alguns ficheiros de video por "we transfer". Sei que esse ficheiros num LCD, estão ok.

Filipe Araújo.

Rui Mendes

Caro Filipe Araújo

A canon 5D não faz ficheiros "AVCHD" faz ficheiros "MOV".
Se não se importa então poderia enviar alguns ficheiros AVCHD, para eu testar, e ver a diferença para os ficheiros "MOV".

Obrigado pela ajuda.

Licínio Castro

Outra questão Rui: Está a gravar em 25p ou 50i?
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Rui Mendes

Filipe Araújo

ok,

envie-me o seu endereço de e-mail. Caso queira envie-me por mensagem pessoal.

Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Rui Mendes:
Estou confuso. A Canon 5D não grava em p e não em i? Em 25p? Creio que em i só a Canon C300. Relativamente ao seu problema, e após ter visto o video, mantenho a mesma opinião: uma objectiva com estabilizador não lhe vai resolver o problema. A instabilidade na imagem, porque estava a gravar "à mão", resolve. Mas nas panoramicas não lhe vai resolver nada.

Filipe Araújo:
Está a gravar na sua câmera em 25p ou em 50i? E como é que são as suas ligaçôes?
VGA converte de digital para analógico e depois a TV converte de analógico para digital. As perdas são enevitáveis.

Já gravou em 25p e depois em 50i, e ligou a câmera directamente à TV? E já gravou em 50p e fez a mesma experiência? Experimente. Boas.

P.S. Corrigindo o português: os videos da 5D são em p ou em i? Tenho ideia de que a 5D não grava em i, mas sim em p. Estarei errado?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Bom dia José Costa,

Quando visualizo diretamente da camara para o LCD, ou quando vejo o export do filme também no LCD a imagem está limpa e sem qualquer salto e recomenda-se.
A única fase, onde não vejo as imagens com a mesma fluidez é no PC, mais concretamente no première. O programa tem a opção de visualizar as imagens em dois monitores, o primeiro tem o ambiente do programa, no segundo, o preview. Em ambos, o play das imagens é feito como se a imagem "travasse" (ou seja, como se não tivesse as frame todas), em especial nos tilts e pan, mesmo quando rendido toda a timeline. Não é nada de grave, com pena minha, com o tempo habituo-me.
Esta foi a razão, porque ao ler o post optei por participar e tentar descansar Rui Mendes, já que no final do processo, no meu caso, fica tudo bem e recomenda-se.

Nos parâmetros do première tanto em "playback resolution" como "pause resolution" estão na opção full. Um dos monitores está ligado em VGA e o outro em HDMI, conforme as saídas das placas. Os monitores são ambos Samsung 1920x1080 :
http://www.samsung.com/us/computer/monitors/LS22X3HKFP/ZA
A minha placa é recomendada pela Adobe e neste momento tenho 16 Gb de memória.
As imagens são Gravadas em 1920x1080 50i FX.

Caso tenha alguma dica, fico-lhe grato. Seria para mim muito mais confortável e agradável visualizar as imagens com a cadência esperada.
Apesar de a minha máquina não ter sido barata, a meu ver estou a pagar o preço por não comprar uma estação de vídeo dedicada. No entanto e como lhe disse, com pena minha, com o tempo a gente habitua-se.

Muito obrigado por perguntar, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Você grava em 1920x1080 50i, como diz. Experimente gravar umas panoramicas em 25p e ligue a câmera à TV. Vai obter o mesmo problema que o Rui Mendes tem.

Já agora, que placa gráfica tem? Boas.