Camara Sony AX-2000

Iniciado por Diamantino simão, 20 / Mar / 2012, 18:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Boas
Hoje finalmente decedi-me investir numa nova camara. Há muito que penso mas visto a actualidade de crise, recuei !. Agora como tive vários trabalhos agendados decidi ir para a frente.
A minha escolha recai sobre a Sony HDR.AX-2000, a sua irmã Sony Z5 tem algumas diferenças mas não me parecem utilidades de primeira, como o GPS e mais algumas coisas.
Penso e precisava aqui de alguma informação informática sobre a compatilidade desta camara com o Avid Studio. Aparentemente creio haver compatibilidade, o Avid é compatível com 26 formatos, se é assim que se deve chamar! O que eu não sei é qual é o "codec" da AX- 2000, sei apenas que grava AVCHD e SD mas desconheço os "codecs". Se alguém me souber iluminar agradeço.

Se alguém tiver uma usada há venda em bom estado é provável fazer negócio. Havia uma á venda na "MeiosMédia" mas já foi vendida. Acordei tarde.
No próximo fim de semana vou melhor avaliar toda a maquinaria nas Caldas da Rainha, onde irei talvez segunda-feira.

Obrigado

Filipe Araújo

Olá, uma pequena rectificação, ela é a irmã mais nova da HXR-NX5E, onde as principais diferenças são a indicação GPS, o encaixe para um disco e mais importante, o micro externo. Chamo a a tenção para este ultimo, porque em situações limite de silencio, é possível que o som produzido pelo zoom fique registado. A meu ver, trata-se de uma boa máquina e do que li, quem a tem, geralmente está satisfeito, até porque ela ganhou um prémio EISA 2010-2011:

http://forums.sonyinsider.com/topic/25806-si-sony-wins-five-best-products-at-2010-2011-eisa-awards/

Tenho a HXR-NX5E e pessoalmente uso AVCHD 1920x1080 50 i FX. Para editar no premiere tive de instalar os codecs da K-lite.

Caso queira poso enviar-lhe uns ficheiros de video para testar, para isso envie-me o seu e-mail.

Cumprimentos, Filipe Araújo.

Diamantino simão

Ok Filipe.
Gostaria de experimentar assim fico mais seguro. Corrigi-o a respeito do micro da AX-2000 é que ela tem entradas XLR,  e eu tenho micros.

Para os ficheiros agradeço, por isso o mail:simaodiamantino@gmail.com

Obrigado

Filipe Araújo

Se calhar expliquei-me mal,

a NX5-E, vem de serie com o micro externo, já a AX-2000 não. Para mim essa é a principal diferença entre as 2 câmaras. Mas ao que percebi, você tem o problema resolvido, portanto acho que faz sentido a sua opção.

Votos de bons filmes, Filipe Araújo.

Alberto

Boas, de lembrar que quando editar em HD terá de ser feito numa máquina poderosa.

Filipe Araújo

Confirmo e bem lembrado,

acabei por gastar quase tanto no PC, como na câmara.

Terá de colocar dois pesos na balança, de um lado tempo, no outro dinheiro.

Filipe Araújo.

Chob

Citação de: Alberto em 20 / Mar / 2012, 23:30
Boas, de lembrar que quando editar em HD terá de ser feito numa máquina poderosa.

Já agora, em termos leigos, o que seria uma máquina poderosa? (sem contar com as da Apple)

Diamantino simão

Numa 1ª etapa ainda vou editar em SD, depois tenciono fazer um reforço no meu processador passando do quad core para o i7, aí o meu filho encarrega-se. Só necessito do Processador, placa mãe e memória Ram, penso ser suficiente, a não ser que eu esteja errado, vocês que já editam na alta plataforma devem saber melhor que eu que venho do Casablanca onde nunca conheçi dificuldades de renderização a sério, apenas uns instantes de espera.
No entanto todas as informações que me puderem dar a este nível eu agradeço.

Obrigado

Filipe Araújo

Boas,

o ideal seria ter uma estação de vídeo, coisa pode custar mais de 5000 €.

Contornando o processo, por o que aprendi, deve usar placas de vídeo otimizadas para o software que vai usar, caso edite no Première, vá a pagina da adobe para o confirmar.

Muita memória, 8 a 16 GB, é um bom ponto de partida.

Espaço de disco ... muito. Os ficheiros em bruto facilmente tem 30 Gb na entrada, mais tarde com renderings e exports, o trabalho total pode ultrapassar os 100 Gb.

Terá de se questionar se quer discos em raid 0 ou raid 1.
Terá de se questionar se quer leitor de Blu Ray.
Terá de se questionar se quer trabalhar com 1 ou 2 monitores.
Terá de se questionar se quer que o disco do sistema seja SSD ou não.
Caixa ventilada ... etc.

Conforme aprendi por estes lados, mais concretamente com José Costa, qualquer máquina edita vídeo, a questão principal é quanto tempo irá demorar?

No momento em que exportar para DVDs, ficheiros ou BD, rapidamente entenderá do que estou a falar, pior ainda se tiver de fazer os 3 caminhos para o mesmo processo.

Outra questão é a segurança (raid 1)
Outra questão é o target (gravador BD)
Outra questão é o conforto e control de trabalho (1 ou 2 monitores)

Não desejo assustar ninguém com o meu comentário, já algum tempo que estou a fazer a transição entre os dois sistemas. Se me perguntarem se é penoso, direi que sim, e custoso também.

Mas vale a pena? Pessoalmente acho que sim.

Filipe Araújo.

Diamantino simão

OK Filipe

Obrigado por todas estas informações, tomei nota e vou pensar no assunto.

Muito obrigado
   Tino Simão

Filipe Araújo

De nada,

neste momento a questão que se faz é esta, se a sua aposta de mercado for o preço, mantenha-se no SD, o cliente dificilmente pagar-lhe-a mais pelo HD, se a sua aposta for a longo prazo, e quer que os clientes desta época sejam a sua publicidade de amanhã, então o HD deve ser equacionado, o que creio ser importante nesta fase, é saber o que lhe espera caso aposte no HD/Full HD como a AX-2000 o permite.

Qualquer que seja a opção, boa sorte, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Citado: "Numa 1ª etapa ainda vou editar em SD...Só necessito do Processador, placa mãe e memória Ram...eu que venho do Casablanca"

Por vezes leio aqui coisas que me assustam. Não sei se sou eu que interpreto mal, se são as pessoas que fazem as coisas muito simples e julgam que são simples. De qualquer das formas, e sabendo que muitos se sentem incomodados com a forma como escrevo e do que escrevo, vou ser muito meigo:

Comprar uma câmera HD e continuar a editar em SD não faz sentido. Além de que não é assim tão simples. Não basta gravar em HD e opta-se por editar em SD. É necessário converter primeiro de HD para SD e isso toma tempo, muito tempo. Mas se calhar estou a dizer algo que todos já sabem. Mas se calhar alguém ainda não sabe.

Depois, não é só "Processador, placa mãe e memória Ram". Não fosse isto já um PC praticamente completo. Não sei qual o PC que tem, mas o mais provavel é que vai ter que comprar uma máquina nova, pois até muitas vezes os discos rigidos e gráfica não dão, tanto mais que tem Casablanca. Não sabendo o equipamento que tem, muitas vezes é muito mais vantajoso optar por comprar ou assemblar (montar) uma máquina nova do que fazer um upgrade.

No que a custos diz respeito, tem-se aquilo que se compra. Mas actualmente é possivel assemblar um PC por valores muito baixos, muito abaixo dos 5.000 euros mencionados pelo Filipe Araújo. Se se estiver disposto a assumir alguns compromissos técnicos, 1.000 euros fazem a festa e ainda chegam para os foguetes. E se se tiver algum PC relativamente recente, por vezes é ainda possivel  fazer um upgrade ou aproveitar certos componentes, baixando ainda mais o investimento. Só se tem de definir o que se pretende de facto e escolher os componentes certos para a função certa. Alguns colegas estão a editar HD em máquinas aconselhadas por mim e não se queixam. Uns com mais facilidade que outros, pois o dinheiro (ou a falta dele) não permite comprar um Ferrari pelo preço de um Fiat Punto. Mas o Punto também nos leva aonde queremos ir, correcto? Já agora, não estou a querer vender nada.

Por último, sou da opinião que as pessoas antes de darem passos em frente deviam primeiro se certificar de que aquele é o caminho certo a seguir. É que por vezes os caminhos têm muitas pedras e podemos com facilidade tropeçar e cair. Que é como quem diz, antes de comprar seja o que fôr, deviamos parar e pensar no que queremos fazer para depois comprar o que precisamos para o fazer. O mercado está cheio de soluçôes, e para se fazer o mesmo tanto se pode gastar muito ou pouco. Tudo depende do que se compra. E quando se se vai na conversa de vendedores, o cliente é sempre o prejudicado. Se algum vendedor leu isto, leu mal. Não leu o que leu.

Longe de mim querer dizer o que se deve ou não deve fazer. Só estou a tentar alertar para os problemas. É que por vezes vejo colegas a optar por isto ou por aquilo, e depois eles próprios reconhecem que foi um mau investimento. Gastaram o dinheiro e mesmo assim não ficaram servidos, fruto de primeiro comprarem e só depois pedirem conselhos. Ão bom estilo português. Nunca entendi o facto das pessoas terem medo de perguntar, de se aconselharem com colegas. Parece que têm medo de dar parte se serem fracos. Fracos não é perguntar, fracos é terem medo de o fazer. Mas é apenas a minha opinião.

Desejo-lhe as maiores felicidades com as opçôes mais certas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

José Costa,

o valor por mim falado, foi-me dado realmente para uma estação de video HP com chave na mão. não foi um palpite meu.
Claro está, que incluía a suite da Adobe para video: premiere, encoder, encore, iva, monitores, etc. e decerto que ficaria muito satisfeito.

Pena é, não poder gastar tanto.

Filipe Araújo.

Diamantino simão

Meus amigos eu compreendo-vos, a minha ideia desta camara é, uma vez que invisto é para agora e futuramente. Vocês já editam em HD, por acaso aqui na minha zona ainda ninguém me pediu um Blu-Ray o que é curioso, deixem-me dizer-vos que aqui também é a região onde um trabalho BBC é mais mal pago, eu tive que baixar preços para conseguir alguns trabalhos. Esteja um filme bem feito não se importam é só o preço que importa e digo mais há quem leve um fotógrafo e um camara só para mostrar aos convidados.
Tenho muita gente que me felicita pelos meus trabalhos, mas não estão dispostos a dar mais algum, só o preço importa.
Se eu não gostasse tanto deste tipo de trabalhos, acreditem que já tinha arrumado o material, mas é o vício, sem isto não me sinto bem!

Tino Simão

Alberto

Citado:
" Comprar uma câmera HD e continuar a editar em SD não faz sentido. Além de que não é assim tão simples. Não basta gravar em HD e opta-se por editar em SD. É necessário converter primeiro de HD para SD e isso toma tempo, muito tempo. Mas se calhar estou a dizer algo que todos já sabem. Mas se calhar alguém ainda não sabe."

Isso é verdade?? Convertem de HD para SD para depois editarem? Não estou a perceber a lógica disso?! Só se for uma máquina ultrapassada...