Comprei Sony HXR-mc2000e

Iniciado por Peixoto, 06 / Fevb / 2012, 17:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

Peixoto

Caríssimos, tal como disse comprei a câmara acima referida.
Como já tinha falado, trabalhava com uma Sony DSR 250 P.
Esta máquina nova tem uma imagem bastante melhor, melhor recorte, ao nível da luminosidade fica um pouco atrás mas que é compensado por um iluminador de leds.
Já experimentei, gostei, mas o pior foi ontem... depois de fazer várias experiências fui para o computador para descarregar e editar. Trabalho com Premiere e não encontrei nenhum preset para importar com qualidade porque ou importa com pouca qualidade ou com outro formato que tudo o que vai para a timeline é necessário fazer rendering.
Acho estranho porque se ligar à televisão ou visualizar no computador os ficheiros direto, apresenta toda a qualidade.
Será que me podem ajudar?

José Costa

Boas.
Se informar a versão do Premiere com a qual trabalha, talvez seja mais fácil para alguém o tentar ajudar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa tarde, acreditando que seja o premiere CS5,

e sem estar totalmente seguro, mas creio que o codec que deverá utilizar será este:

AVCHD – 1080i25 (50i)

Quanto ao primeiro impacto visual da baixa qualidade de imagem. È normal. Aconteceu-me o mesmo na transição de sistemas.
Uma forma de melhorar a visualização das imagens, e não sei se está a trabalhar com um, ou 2 monitores Full-HD, é ajustar os seguintes paramentros:
No canto superior direito do display, onde vê o resultado do seu vídeo, active os seguintes parâmetros: Playback resolution e pause resolution ponha em full.
Para activar o segundo monitor, vá ao último parâmetro, playback settings e active o monitor.
Encontrará melhorias na reprodução se render as imagens, passar de vermelho ou amarelo para verde. Para isso vá a barra de menus, Sequence e Render entire sequencie.
Ter muita memória também ajuda.

Quanto a qualidade da imagem, quando no final do trabalho exportar o filme, seja para um ficheiro ou para Blu-ray encontrará uma qualidade muito próxima a que vê com a sua câmara ligada a um LCD directamente com um cabo HDMI. Na edição, creio que, só com placas de edição construídas para o efeito.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

Paulo C. Jerónimo

Olá Peixoto,

Nesta fase, e com várias indefinições que o mercado atravessa, até que acho essa câmara algo interessante.
Estou inclusive a ponderar adquirir uma câmara dessas também.
Desculpa, quanto ao problema que espoões, mas Premiere, como os putos agora dizem: "Não é a minha praia". Pelo que nem consigo valer-te de muito.

Mas aproveitava :-) e gostava era de te pedir mais algumas opiniões sobre o que achas da câmara.
Tendo em conta o seu baixo custo, consideras que o investimento é ganho, ou seja, que merece  e justifica mesmo o "pouco" que custa?

PS: No meu caso a sua aplicação será em princípio e regra geral para  gravar com luz de apoio, controlada, 700 a 1000wats em interiores.

Mesmo em BBC, já não dispenso um colaborador na equipa só para a parte de Luz há bastante tempo. Portanto, nem nem é pela (grande) lacuna na menor sensibilidade com baixas condições de luz que me concentro. Já sei o que dai posso esperar.
Antes, é sobretudo a memória interna de 60Gb e, e a relação qualidade/preço, que me seduz.

Quero ensaia-la na próxima edição da feira das Caldas da Rainha (em Março?) para a decisão final. Uma das minhas principais suspeitas é se irei compatibilizar bem o facto de só terá um anel na lente, obrigando-me a escolher entre o uso de focus ou iris... Como é o seu comportamento em auto focus?

Se puderes, ou mais alguem conhecer a máquina, partilhem.
Obrigado.
PJ.

PS: e alternativas a esta câmara dentro de orçamentos parecidos?
Aceitam-se sujestões :-)

Peixoto

O programa que uso ou usava é o Premiere 5.0 e acho que residia aí o problema porque acabei de experimentar no Premiere 5.5 e já aparece o codec com que trabalha.
O que o Filipe Araújo citou acerca do display, onde se vê o resultado do vídeo, activei os parâmetros como indicou e resultou. Muito Obrigado.
Quanto ao vídeo na timeline penso que haverá mais qualquer coisa porque aparece a linha amarela e não a verde apesar de já não ser necessário fazer rendering. Porque será?
No caso que o Paulo Jerónimo não sei com o que trabalha mas no meu caso, trabalhava com uma Sony DSR 250P e digo-lhe que com este pequeno contacto de dois dias já deu para experimentar alguma coisa e notei muita diferença na qualidade de imagem, no casa do auto focus responde rápido e mesmo no meu maior medo que era a luz é um pouco mesnos "iluminada" que a anterior mas acima das minhas expetativas e, para tal, veio logo com um bom iluminador de leds.
Agora é só esperar arranjar trabalho para ela...
Vou compor as imagens tiradas ontem no primeiro contacto e coloco para verificarem.

LG

"Quanto ao vídeo na timeline penso que haverá mais qualquer coisa porque aparece a linha amarela e não a verde apesar de já não ser necessário fazer rendering. Porque será?"

quando tu arrastas o video para a timeline fica amarelo, mas se alterares por exemplo a opacidade fica vermelho, depois renderes passa tudo a verde tanto o que está amarelo como a vermelho...

acho que é normal o amarelo, será uma espécie de meio termo, e parece que é preciso render

;)

Filipe Araújo

Faça o seguinte teste:

coloque 2 ou 3 camadas de vídeos com diferentes dimensões "pips", reparará que continua a verde, de seguida faça play.

Agora vá a barra de menus, Sequencie, render entire work area, aguarde a que passe a verde e faça de novo play.

Coloque aqui os resultados, Filipe Araújo.

Peixoto

O amigo Filipe Araújo tem razão, porque ao fazer render toda work area passa tudo a verde, mas...
Há dispendio de tempo visto o reconhecimento não ser o ideal porque haveria de assumir verde na timeline não acha?
Bom, melhor que nada.

Fabricio

Boas, Pessoal, já tenho está camara desde a sua estréia mandei vir de fora, por razoes obvias o iva.
a camara:
não faz downconvert,
não tem saida firewire
não tem como fazer reculação manual pelo anel da iris e focus. é tudo por menu e não da jeito.
os arquivos que saem em avchd 2 em 2 gigas são cortados quando unidos da se um drop.
não tem regulação da cor, ou seja suas imagens sempre sairão avermelhadas.

Penso que compensa guardar o dinheiro e investir numa camara como deve ser. pois está apenas tem corpo de profissional.

Melhores cumprimentos
Fabricio de Carvalho

Rui Mendes

Caro Peixoto

Gostaria de saber se recomenda a Sony HXR-mc2000e ou como diz o Fabricio
CitaçãoPenso que compensa guardar o dinheiro e investir numa camara como deve ser. pois está apenas tem corpo de profissional.
Abraço e Obrigado.

João Vieira

Rui Mendes, peço lhe desculpa mas como profissional que é, pelo que "falou" aqui no forum acho uma perfeita estupidez e falta de profissionalismo pensar sequer em ponderar a HXR-mc2000e. Tão simples como ter um único Cmos 1/4 e ter todos os controlos automáticos.

Ou tem iris, ou foco no mesmo anel, o que deixa logo a desejar.

Não me leve a mal, nem a peito o que disse, mas é a pura verdade.

Essa câmara é um ferrari com um motor de 60cv! Vale o que vale para mostrar a quem não percebe puto da matéria.

Licínio Castro

Eu já tive uma HXR-MC2000 e posso dizer que aquilo têm as suas limitações, mas que têm uma boa imagem isso têm.
O que faz o profissional não é (apenas) o equipamento que utiliza mas sim o resultado que apresenta.
Quem não têm cão, caça com gato!
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Rui Mendes

Caro João Vieira

Aceito a sua opinião em relação à câmara em causa, como não conheço pedi opinião no fórum.
O que não posso é admitir que ponha o meu profissionalismo em causa pelo equipamento que possuo ou pretendo adquirir.
Pois já vi muito boa gente com (ferrari) e que não percebem puto do assunto.
Já tenho muitos anos disto para não ir pelas maquinas mas sim pelo trabalho que as pessoas fazem fazer com as mesmas.

Abraço e boas filmagens

hugo pinto

Eu tenho uma uma e pelo contrario nunca me deixou mal, desde que se tenha um bom iluminador, para colmatar as falhas comprei iluminadores externos  e a partir dai foi sempre a rolar, para tirar o vermelhos a e os verdes da da camara o mais aconselhável é fazer o controle manual de branco que está em menu  mas uma coisa é certa é uma câmara intuitiva mas quando se trabalha 100% com ela não se quer outra coisa

João Vieira

Citação de: Rui Mendes em 23 / Abr / 2012, 11:20
Caro João Vieira

Aceito a sua opinião em relação à câmara em causa, como não conheço pedi opinião no fórum.
O que não posso é admitir que ponha o meu profissionalismo em causa pelo equipamento que possuo ou pretendo adquirir.
Pois já vi muito boa gente com (ferrari) e que não percebem puto do assunto.
Já tenho muitos anos disto para não ir pelas maquinas mas sim pelo trabalho que as pessoas fazem fazer com as mesmas.

Abraço e boas filmagens

Caro Rui Mendes, não coloquei em causa o profissionalismo de ninguém.

Apenas disse que como profissional que é há tantos anos, como pode ponderar a compra de uma maquina que tem tudo automático.