Chegou a minha máquina...

Iniciado por Diamantino simão, 30 / Abr / 2012, 23:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Boas a todos

Finalmente chegou esta tarde a minha Sony AX-2000. estou impressionado com a qualidade da imagem em relação hás minhas velhinhas PD-170P.

Afinal acabei por comprar  na Fotoboom, a Redcoon não cumpriu os seus deveres  quanto há entrega, adiava dia após dia e chatiei-me, tef.,  anulei a encomenda e fiz muito bem, porque benificiei de uma bateria NP 970  e cartão de memória 32GB Classe 10 por apenas mais 27.00 € que na Redcoon. Não paguei os portes, o preço que paguei foi o indicado no site, mais nada, chegou tudo muito bem condicionado e direitinho. Agora respiro melhor tinha receio de pagar antes e que o material depois não chegasse. Assim deixo alguns de vós também mais tranquilos em caso que queiram comprar neste já conhecido "site". Há! e cumpriram os tempos de entrega fiz a encomenda na última quarta -feira á tarde e chegou hoje.

Agora vou passar hás experiências, já fiz umas imagens e testei o meu Avid em Full HD e pareceu-me que o meu processador aguenta vamos lá ver com filmes maiores o que ele me vai dizer, senão.. são mais umas lecas para um I7 2600K e mais alguma coisa!

Tino Simão

Filipe Araújo

Boas,

fico feliz por a sua mensagem. Também já fiz encomendas com valores avultados e adiantados e entendo perfeitamente o seu recém descanso.

Segue-se um período um pouco difícil de adaptação ao novo formato e com tudo que ele acarreta. Criando um paralelismo com um novo "bebé", passou o parto, aproximam-se as cólicas (noites mal dormidas), mas quando vir as imagens e elas sorrirem, verá que vale bem a pena.

Votos de muitos e bom videos, Filipe Araújo.

Diamantino simão

Olá Filipe.

Já efectuei alguns testes e realmente a imagem não tem nada a ver com a minha anterior, esta compra já a devia ter feito o ano passado, mas nem sempre podemos investir  naquele momento que mais deseja-mos, eu por exemplo tive o casamento do meu filho em Setembro e isto custa quase a pele do CU, com esse dinheiro teria comprado duas NX5 e sobrava dinheiro.

Aproveito para te perguntar visto que gravas na resolução máxima, eu fiz a gravação de alguns minutos em DVD na resolução 1920X1080 50i, mas verifiquei que gravando um DVD com esta resolução só me cabem 55 mint. de video no respectivo DVD. Agora será que preciso comprimir a imagem para poder ter mais tempo de imagem no DVD? mas como fazê-lo? no Avid não encontro nada disso, será que tenho que gastar mais uns trocos num soft?

Outra coisa que notei, quando faço um movimento de câmara lateral mais rápido na gravação nota-se que a imagem não é bem fluída, penso que isto tem a ver na montagem mas ao certo ainda não sei, agora é experiências por todo o lado até bater tudo certo. Se me derem algumas dicas talvez seja mais rápido.

Obrigado, Tino Simão

Filipe Araújo

Boas,

indo por partes, há aqui algumas coisas que devem ser corrigidas:

"Aproveito para te perguntar visto que gravas na resolução máxima, eu fiz a gravação de alguns minutos em DVD na resolução 1920X1080 50i, mas verifiquei que gravando um DVD"

a primeira se faz um dvd, faz-lho a 720x576 e não Full-HD, creio que teve uma conversão.

Se gostou da qualidade assim, imagine sem essa compressão.

"...mas verifiquei que gravando um DVD com esta resolução só me cabem 55 mint. de video no respectivo DVD."

Caso edite em Full-HD no premiere e por o Encore criar um DVD, este deve-lhe garantir 1h15m sem problemas, no Avid desconheço os ajustes.

" Agora será que preciso comprimir a imagem para poder ter mais tempo de imagem no DVD? mas como fazê-lo?"

Com esta camara, e para tirar partido das suas características, deverá ajustar os parâmetros da sua camara a 1920x1080 50i e de preferência a FX. Na edição, ajuste agora os projetos em Full-HD, neste caso 1920x1080 a 50i. No final do processo deverá exportar para ficheiro hdv ou HDTV H264 HQ, isto caso não queira entregar em blu-ray. Caso queira dvd, pode comprimir, ou caso edite em première, com o adobe link no encore, pode ajustar a opção. Há quem filme com essas camaras em SD 720x576, não sofrendo alterações na edição. Isso representa um desperdício total das prestações da camara e é um processo irreversível.

" ...mas como fazê-lo? no Avid não encontro nada disso, será que tenho que gastar mais uns trocos num soft?"

Não conheço o programa. A exemplo dos outros, creio que deverá ter soluções que os ajustes de mercado exigiram.

" Outra coisa que notei, quando faço um movimento de câmara lateral mais rápido na gravação nota-se que a imagem não é bem fluída, penso que isto tem a ver na montagem mas ao certo ainda não sei, agora é experiências por todo o lado até bater tudo certo. "

Aqui poderá haver algumas possíveis situações:

a)- Ou filmou com o shuter abaixo dos 50 (velocidade da camara).

b)- Ou a sua opinião é baseada na visualização do monitor durante a edição e não num lcd final.

c) as imagens não estavam rendidas antes de exportar, neste caso e no première e possível que crie saltos.

" agora é experiências por todo o lado até bater tudo certo."

A meu ver o salto do SD para o Full-HD é considerável, no geral muita coisa, aconselho-o a ler o manual da camara, participar em alguma formação ou perder algum tempo com colegas que já lá estejam algum tempo. Creio que assim reduzirá a curva da adaptação.
Esta fase não é fácil, mas quando a ultrapassar verá que valeu a pena.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

Alberto

Citação de: Diamantino simão em 01 / Mai / 2012, 15:48

Outra coisa que notei, quando faço um movimento de câmara lateral mais rápido na gravação nota-se que a imagem não é bem fluída,
Boas,
pelo descrito parece-me um sintoma de rolling shutter (movimento de câmara lateral mais rápido) é um mal com que se tem que viver. Até as RED CINEMA sofrem disso. Penso que seja disso que esteja a falar.

Diamantino simão

Boas

Ou filmou com o shuter abaixo dos 50 (velocidade da camara).

Filmei praticamente tudo em automático, a primeira vez. Hoje trabalhei em manual e estou agora a exportar para o yutube para ver o que dá.
Mas o que queria dizer ao Filipe, como filmei em auto. a velocidade de obturação não desce dos 50. O que eu penso disto é que quando filmei e editei com a camara antiga DVcam já me fazia isto no AVid, mas se edito no Casablanca não o faz, a imagem é mais fluída em todos os movimentos, creio ser mesmo o problema que o amigo Alberto diz no tópico seguinte, e eu não estou habituado a ver este defeito. Há uma publicidade actualmente na TV que tem também esse problema. Portanto deduzo ser um prbl. dos NLE.

Tino Simão

Filipe Araújo

Boas,

creio que isto ajuda:

http://cinefotografia.ning.com/profiles/blogs/rolling-shutter

recomendo a visualização dos vídeos também.

Filipe Araújo.

Manuel Correia

Boas,
è mesmo assim, 1080i/50fps, Trabalho c/ nx5, ex1 da sony, penso que o termo técnico é pan, o fundo fica, parafaseando alguém gelatinoso, prefiro chamar-lhe fantasma.
A nx5 porta-se melhor que a ex1, no entanto posso acrecentar que ex1 a 720/50p atenua quase a 100% + a qualidade é excelente diria mesmo muito exc...gravei um Trabalho em Blr... c/ qld 5***...

Diamantino simão

Boas
Eu tenho programado 1920x1080/ 25/50i, é assim que está designado na janela do meu Avid Studio, e foi assim que gravei com a camara, o que eu quero depois é passar para DVD mas ter capacidade para mais de uma hora de imagens gravadas. No meu Casablanca gravava no máx. 1 e 40 mit. mas tinha que comprimir o som, aqui no Avid não vejo cá nada. Amanhã vou a um outro forum da Avid ( Francês) e vou por a questão.

Tino

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Diamantino simão em 01 / Mai / 2012, 23:43
...passar para DVD mas ter capacidade para mais de uma hora de imagens gravadas...

Como faço transcrições de K7's de vídeo e quase todas têm mais de 1h, uso o Pinnacle Studio 14 HD, ele resolve o problema que falas. Só precisas de arrastar o vídeo exportado para a timeline criar os menus (muito fácil) e depois criar filme (DVD), ele faz o cálculo automaticamente tenhas 1h ou mais e preenche todo o DVD dando-te a percentagem da qualidade final. :-({|=
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Diamantino simão

Boas
Excelente.. eu tenho o Pinnacle 14 que acabei por utilizar muito pouco e em seguida é que fui para o Avid.
Assim desta maneira vou experimentar assim que possa, agora estou cheio de trabalho.

Muito obrigado ao Rodrigo e ao Filipe Araújo.

Tino Simao

Rui Mendes

Caro Diamantino Simão
No Avid também é possível gravar um DVD com 2 horas.
Para isso quando estiver para gravar o DVD terá que ir a personalizar e escolher a opção para ajustar o tempo do filme ao DVD ou então terá que baixar o valor de taxa de transferência de bits "Bitrate".
Abraço, Rui Mendes

Diamantino simão

Olá

Já fiz isso tudo, só que quando o faço tenho a imagem do disco com a capacidade do tempo de filme exemplo 10 minutos, e a outra parte do disco representa a parte livre, no meu caso resta 48 mint., resumindo cabe apenas 58 mint. no DVD, verifiquei  o personalizado, o ajustar ao disco, o automático enfim.. tudo e a informação é sempre a mesma, é que nem altera e devia!

As imagens do meu (projeto exp. da máquina) estão em 1920x1080 50i, já alterei para 1440x1080x50i e o resultado é o mesmo, a capacidade não muda, ou então é errada, o que eu receio é se faço um projeto  com mais de uma hora editado não me vai caber num DVD.
Num filme de casamento dum modo geral ultrapasso esse tempo, depende da animação dos convidados.

Tino

Alberto

A resolução em que filma em nada interfere a capacidade do dvd, isso é um problema de codificação do programa, o tempo do filme que se pode gravar está relacionado com a taxa de bits e nada mais a não ser que o projecto não esteja programado para formato dvd, a exportação deverá ser feita com a resolução 720x576.

Diamantino simão

Pois eu pensava isso e vi que não e o amigo Alberto acabou de me o confirmar.

assim que tiver mais tempo vou fazer novas exp.

Obrigado a todos os me ajudaram

Tino