Microfone para Sony HVR-HD1000E

Iniciado por nautillus, 27 / Set / 2012, 18:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Viva,

A minha escola está a a arrancar com um projeto de web tv e comprou uma camera Sony HVR-HD1000E. No entanto, o som fica com muito eco quando se grava no estúdio improvisado que lá temos e também capta demasiado som ambiente quando usada para entrevistas em ambientes mais barulhentos. Estou a tentar convencer o chefe a comprar um microfone, mas não faço ideia de qual. Convinha que fosso o mais barato possível. Sabem como é...
Obrigado.

Filipe Araújo

Boas,

eu próprio tenho vindo a equacionar a compra de um novo micro.

Procuro algo um pouco polivalente para responder algumas necessidades, seja para DSLR, seja como micro externo independente.

A pesquisa que tenho feito recaí sobre estes modelos:

Zoom Handyrecorder H1 - Gravador Áudio

http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=315_607_608&products_id=3360

Este modelo, além de acessível, permite trabalhar de forma independente ou com um adaptador numa dslr. A nível de registo não é o melhor.

Zoom Handyrecorder H4n - Gravador Áudio

http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=315_607_608&products_id=3359

Este é o mais caro dos 3, mas também parece-me ser o melhor, apesar de ser possivel encaixar numa DSLR, com adaptações improvisadas, creio que se destina para trabalhar sobre uma mesa, mão , etc.

Rode Videomic Pro - Microfone

http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=315_607_608&products_id=5045

Este parece-me ser o melhor para uso sobre uma DSLR.

Deixo aqui também a discussão, pode ser que alguém o tenha e aumente o conteúdo da post.

No entanto existem para outros fins: perche (aprendi aqui com José Costa), de lapela, etc.

Filipe Araújo.

nautillus

Obrigado pela opinião.

No entanto, duvido muito que a escola chegue a esses preços. Não haverá nada de jeito abaixo dos 100 euros?

Como o dinheiro é curto a compra terá de ser o mais polivalente possível em termos de uso. Será usado, por exemplo, na mão para fazer entrevistas, ou numa girafa improvisada para gravações de "apresentadores".

nautillus

Ninguém pode avançar com outra proposta de compra até 100 euros? É que para alêm disso não vai haver dinheiro.

Obrigado.

Filipe Araújo

Este custa 99€:

http://niobo.pt/shop/zoom-handyrecorder-h1-gravador-%C3%81udio-p-3360.html

A questão que se coloca é a satisfação do mesmo.

Filipe Araújo.

nautillus

Entre o h1 e o Rode, o primeiro parece-me ser mais versátil. Pode ser usado, por exemplo como micro de mão, com girafa, ou pousado numa mesa. O Rode parece poder ser usado apenas montado na camera. Estou correto?

Filipe Araújo

Não tenho um, nem outro, mas parece-me que sim.

Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Tem sempre a opção de comprar um minidisc usado. Encontra-os cá em Portugal pelo módico preço de cerca de 30/40 euros. A qualidade do som é muito boa e bastante práticos. Apenas mais uma opção. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus

A opção de usado não se pode colocar, uma vez que a escola apenas pode comprar artigos com fatura em seu nome.

Quanto às 3 escolhas apontadas pelo amigo Filipe, a mais cara , nem pensar e duvido sequer que o chefe considere a opção do Rode (156 euros), pelo que restará o H1. Isto, claro se não aparecer mais nenhum conselho.

Com o H1 concretamente, tem de se ligar o dito à camera, ou funciona independente? Nesse caso como fazer depois a sincronia? Se puderem dar umas dicas, ou indicar onde estudar, agradeço.

José Costa

Usado também tem fatura, sabia?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus

Fala em loja de artigos usados, decerto. Pensei automáticamente em particulares. Em termos de informática compro quase tudo usado, por exemplo. Mas aqui para a escola o usado não se coloca, o chefe só quer novo, o que limita as hipóteses, em termos financeiros. Não é apenas a questão da fatura.

Filipe Araújo

Boas,

Com o H1 concretamente, tem de se ligar o dito à camera, ou funciona independente?

Memória de gravação: microSD card (16MB - 2GB), microSDHC card (4GB - 32GB)

Nesse caso como fazer depois a sincronia?

Pode usar uma claquete, que faz um estalo sonoro, e na edição ve esse pico. Há quem bate uma vez as palmas da mão, e veja isso também na edição.

Filipe Araújo.

nautillus

Compreendo.Esse sistema não me parece pratico para as finalidades que referi. Há situações em reportagem onde se exige silêncio, nas quais o bater palmas não se pode praticar.
Presumo que o H1 não faça gravação para a memoria da camera...
Mais alguma escolha?

José Costa

Boas.
O que precisa é disto e mais barato não há.

nautillus

Caro José costa,

Perdoe a ignorância, mas não entendi a sua dica. Tanto quanto posso entender o H1 não grava para a memória da camera. Ou compreendi mal o que li?