Medindo a Luz... do Sol

Iniciado por AC, 02 / Jul / 2013, 15:52

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

"Uma coisa que um Lighting Designer faz com alguma frequência é "medir a luz", normalmente luz artificial, mas tambem, a dita natural, ou luz do Sol.

Com este quase hábito de medir a luz, ..."

Para além de cultura geral, a coisa poderá ser mais do interesse de quem se interessa por questões de meteorologia, especialmente as relacionadas com a medição da Radiação Solar.

Para consulta deste artigo, clique aqui.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Carlos Ribeiro

Olá AC!
Gostei de ler o artigo, embora haja lá umas escalas que não me dizem nada, (mmas irei tratar de saber).
É bom ter mais conhecimentos a este nível, e este artigo cintribuiu para aumentar o meu desempenho cognitivo.
Obrigado pela partilha e espero pela 2° parte.
Abraço
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

AC

Obrigado Carlos Ribeiro

A segunda parte do artigo irá focar-se mais na construção do sensor de Radiação Solar, tentando no entanto acompanhar com alguma informação teórica.

Não entendi muito bem a que "escalas" se refere, mas creio que tem a ver com os Watt / metro2.
O artigo tem um titulo, que diria quase publicitário, aludindo a medição da luz, quando na verdade o assunto é sobre a medição de energia radiada pelo sol, se bem que grande parte dessa energia está na faixa de frequências que designamos vulgarmente por luz. Foi uma forma de ligar o assunto com a minha actividade.

Cumps
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Carlos Ribeiro

Olá, Caneira!

Quanto às escalas era mesmo isso que me respondeu.
Não domino, de todo, esse assunto.
Como disse é algo interessante a conhecer. Todo o conhecimento é pouco e, como dizia a minha professoa do 1º ano e todos com quem eu coabitava, "O saber não ocupa lugar".
Amanhã vou mostrar isso a um amigo e tenho a certeza que o artigo lhe vai interessar.

Abraço.
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!