Que c abrão de merda!

Iniciado por José Costa, 16 / Jul / 2013, 18:11

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Por vezes dou por mim a fazer alguma pesquisa aqui no fórum e acabo por ler alguns posts. Alguns deles são meus, e verifico que não raras vezes, dou respostas duras demais, faço criticas pesadas, cinico em outras, ... "Que c abrão de merda!", penso.

A esta distância do tempo, reconheço que poderia talvez responder de uma outra forma, mais leve, mas as respostas estão dadas. E aceito as consequências.

Já alguns Users me fizeram ver o seu desagrado, quer no próprio post, quer por e-mail. Mesmo a administração do fórum já por várias vezes que fez ver o quão desagradavel consigo ser por vezes. Mas para contrabalançar, tenho também tido algumas agradáveis surpresas. Já houve quem tenha "esgravatado" o fórum para encontrar um contacto telefónico meu, para me ligar e ficar a dar duas de conversa amena comigo. Por norma gosto de manter as coisas separadas, o que é do fórum gosto de debater apenas no fórum, mas não posso de deixar de sentir um certo "contentamento" por verificar que apesar de tudo, alguns Users, apesar de nunca participarem, se dão ão "trabalho" de me telefonar, de trocarem ideias comigo, de me apoiarem nos meus posts. Mas também já tive o oposto. Não se consegue agradar a todos.

Nos últimos anos tenho seguido um outro "c abrão" como eu, num fórum de armazenamento. Consegue por vezes ser ainda mais desagradavel do que a minha pessoa, os novatos normalmente acabam ficando chateados com o sujeito. Criticas pesadas, quase a roçar o insulto, pouca ou nenhuma diplomacia. Creio que consegue ser pior que o José Costa. Apesar de tudo, é um membro bastante participativo, sempre disponivel para ajudar, bastante conhecedor do meio. Não tenho vergonha nenhuma em afirmar que tenho aprendido bastante com os posts dele.

Fora o facto dos novatos não "irem com a sua cara", os membros mais antigos teêm-no em grande estima. É um fórum que não é composto de simples Users, de apenas amadores nestas coisas do video. Não, é um fórum em que grandes empresas estão representadas, empresas de armazenamento e video, em que partilham conhecimentos e tanto quanto possivel, tentam ajudar quem por lá aparece. Não é sempre, mas também não é nunca. Compartilham experiências, conhecimentos, escrevem artigos técnicos sobre determinados assuntos, ... muito diferente do que por aqui se vê, em que ninguém participa, empresas grandes (ou pequenas) nem vê-las, e em que todos parecem ter medo de partilhar o que sabem, não vá a concorrência roubar os segredos. Como se houvesse segredos nestas coisas do video.

Muitos milhares de Kms nos separam, "um c abrão" do outro, mas talvez um dia isso não seja impedimento para uma troca de ideias e de ideais, face to face. Enquanto tal não acontece, por cá continuo a ler os seus posts, sempre na expectativa de aprender mais algumas coisas.

E isto me leva a pensar: "Será que algum User estrangeiro lê o que por aqui se escreve e será que alguém tira algum proveito do que por cá eu escrevo?"

Gostaria de pensar que sim.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

algum tempo atrás, num programa que aprecio,  eixo-do-mal, um dos comentadores referindo-se a uma personalidade (creio que mourinho) disse: "Eu gosto de arrogantes", achei a frase estranha até porque enobrecia um defeito. Alguma reflexão levou-me a concordar com ele.
Por norma um arrogante é prático, percebe do que fala e por norma vai directo ao assunto. Se for assim, eu também gosto.

José Costa é um ca#&#&/ ão assim. Portanto eu gosto.

Aproveito o momento para agradecer-lhe umas dicas, a que eu chamo, frases chaves. Numa critica passada alertou-me para 2 situações em um trabalho meu:

1) - uso de zooms, e justificou-me a evita-lo como: "consomem tempo".

2) - primeiro take, plano aberto (exemplo casa noivo), está a presentado o espaço onde se desenrola a acção.

Tenho praticado "como aluno atento" e funciona, mostro mais em menos e isso chama-se evolução.

Agradeço-lhe as dicas e espero que partilhe mais.

Já agora ... o seu amigo do armazenamento não se chama DR. House, só pelo feitio.

Obrigado pelas dicas e posts,
Filipe Araújo.

AC

José Costa, tudo o que escreveu é bem verdade... tal como é verdade que já tivemos alguns "desentendimentos"  por causa dessa sua forma directa e contundente de abordar certas respostas... não que ela a mim me choque ou desagrade (bem pelo contrário) mas porque me tentava colocar na posição dos "novatos" no fórum. Na verdade acho que nem valeu a pena, o verdadeiro problema dos fóruns em Portugal não são os "novatos" ou "seniores", o problema é a nossa forma "portuguesa" de estar, mas adiante...

Já disse isto mais do que uma vez, a até ao próprio, o problema deste fórum, não é o José Costa, o problema deste fórum (e de quase todos por cá) é a falta de uns tantos "José Costas", mas o pessoal não gosta de se envolver em debates... não é nada comigo, deixa andar...

CitaçãoFora o facto dos novatos não "irem com a sua cara", os membros mais antigos teêm-no em grande estima. É um fórum que não é composto de simples Users, de apenas amadores nestas coisas do video. Não, é um fórum em que grandes empresas estão representadas, empresas de armazenamento e video, em que partilham conhecimentos e tanto quanto possivel, tentam ajudar quem por lá aparece. Não é sempre, mas também não é nunca. Compartilham experiências, conhecimentos, escrevem artigos técnicos sobre determinados assuntos, ... muito diferente do que por aqui se vê, em que ninguém participa, empresas grandes (ou pequenas) nem vê-las, e em que todos parecem ter medo de partilhar o que sabem, não vá a concorrência roubar os segredos. Como se houvesse segredos nestas coisas do video.

Por cá é assim, e não é só neste fórum. Tenho várias experiências pessoais que o confirmam, começo mesmo a pensar que em Portugal talvez só se aprenda a ler e não a escrever... :lol: :lol: :lol:

Um exemplo: Tenho uma participação relativamente activa em dois fóruns na área da meteorologia, um nacional e outro internacional, praticamente publico as mesmas coisas num e noutro, possivelmente com mais profundidade até no fórum nacional, e o resultado é o seguinte, praticamente nenhum feedback no nacional e imenso feedback e comentários no internacional, com a consequente e posterior partilha de mais conhecimento e informação por email.
Algo que podemos verificar com relativa facilidade em qualquer discussão ou assunto em fóruns nacionais: Um topico com 10, 15 comentários já é muito bom, a maioria tem 2 ou 3, lá fora podemos ver topicos com 800, 900 e mais comentários.

Como administrador deste site, talvez nem seja "politicamente correcto" dizer o que vou dizer de seguida: Não adianta publicar em Portugal! Apesar do meu Inglês não ser o melhor, prefiro gastar mais tempo a publicar em Inglês, de onde obtenho muito mais retorno do que a fazê-lo por cá.
Quando falo de retorno, não é lucro, antes pelo contrário, pois o que publico é mais de mim para a comunidade que o contrário... só que é agradável ouvir o eco do que fazemos!

O José Costa referiu tambem uma outra questão importante, as empresas. Lá fora as empresas de qualquer ramo estão sempre presentes em qualquer forum que seja relalcionado com o seu "core business", e por cá? Já aqui vimos alguma? Já nem falo de apoiar este espaço, falo de estarem presentes, anunciar as novidades dos produtos que representam, divulgar os seus "road shows", etc, etc... nada x nada. Ainda estão no tempo das newsletters... depois um dia fecham, o pessoal compra no estrangeiro, onde consegue dialogar directamente com as pessoas, sem ter de ir ao seus "palácios", leia-se loja fisica.

A nossa principal crise não é só financeira... eu diria que a nossa crise geral decorre antes da nossa forma de estar na vida, que persistimos em não mudar. E assim vamos assitindo a tudo como se tudo apenas aos outros dissesse respeito... nunca nada é conosco!

Creio que não me engano muito se disser que o que passa na cabeça da grande maioria, ou ler um ou outro topico, é isto:
- Até sei a resposta ao problema dele, mas vou gastar tempo a responder a esse "parvo"... ele que se desenrasque, alguém há-de responder, e se ninguem responder que se f*da, o problema nem é meu.

Para terminar, pessoalmente fica o meu agradecimento aos que todos sabemos quem são, que ao longo destes anos, com a sua atitude activa, têm contribuindo para que este fórum ainda exista.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Gosto deste fórum porque é Português de Portugal, gosto deste fórum porque sempre que tive algum problema houve 2 ou 3 pessoas que ao responderem resolveram a minha questão e gosto deste fórum porque dá gosto ler tópicos/respostas de 2 ou 3 user's, este tópico é disso um exemplo  =D> =D> =D> =D> =D>
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Carlos Ribeiro

Boas!

Não sou de fazer grandes respostas. Sou muito pelo curto, claro e conciso.
Por vezes é necessário mais palavras para expor algo e há users que usam tão poucas que nem dá para os ajudar, pois não se consegue perceber o que os atormenta.

José Costa continue a ser quem é.

É verdade que por aqui poucos são os que ajudam e muitas vezes os que são ajudados, nem um ficou resolvido ou obrigado são capazes de deixar. Pois pode haver outros que tenham problemas similares e não precisam de fazer a mesma pergunta, pois já têm a solução.

Abraço
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!