ipTV, web TV, TV Mobile

Iniciado por AC, 07 / Abr / 2007, 02:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Mais tarde ou mais cedo teriamos de ter uma área dedicada a esta temática. Se é cedo demais, logo se verá!
Pessoas com experiência em algum deste temas, que queiram moderar e dinamizar a área, há alguem?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.

Não creio que seja cedo demais, apenas actual. A TV Mobile vem ao encontro da necessidade que o ser humano tem de mobilidade. O ser humano não gosta de estar preso num determinado local, gosta de se deslocar para onde quer e quando quer. E gosta de levar consigo alguns objectos. Èssa é a razão do sucesso dos vários sistemas de comunicação e "divertimento" que têm surgido ao longo dos tempos. O rádio transistores encostádo ao ouvido humano, o Walkman da Sony com a sua musica transportável e selecionada e o iPod da MAC e seus concorrentes são disso exemplo. O telemovel, no inicio maior que uma caixa de sapatos mas que actualmente tem o tamanho de uma caixa de fosforos, veio aglomerar tudo isso num só equipamento, além das imprescindiveis comunicaçôes.

A TV Mobile não é nada de novo, já no passado foi tentada a sua implantação com os famosos relógios de pulso, mas que nunca obteve grande sucesso. O seu diminuto tamanho e problemas na recepção do sinal video ditaram o seu fracasso. O que o telemóvel vem agora acrescentar é a possibilidade do serviço On demand, mas mais importante ainda, o de colocar tudo (rádio, música, comunicaçôes, video, máq. fotográfica e video) tudo num só equipamento, leve, fácil de manusear e, principalmente, acessivel ao grande público. E sem, em principio, sem os problemas de recepção.

À quem defenda que a televisão tal como a conhecemos hoje vai deixar de existir. Que o futuro da TV pasa pelo telemóvel. Talvez não seja tanto assim, mas haverá mudanças concerteza.

Quanto á webTV e ipTV, a primeira tendo como alvo as massas e a segunda o mercádo empresarial, se bem que ultimamente haja uma tentativa de a aplicar ao mercádo home, é algo que já existe á bastante tempo. Mas sejamos honestos: provavelmente não obterá o mesmo sucesso que a TV Mobile. Mas tudo vai depender dos serviços implantados pelas operadoras telefónicas . È que o cliente destes serviços não quer ficar dependente dos programas que a operadora coloca ao seu serviço. Quer ele próprio escolher o que vê e quando vê. Essa  é uma das razôes do sucesso do Youtube e seus similares. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rui Ribeiro

... boas A. Caneira!

Tenho gosto em ver a aposta do PTVideo neste segmento do AudioVisual.

Proponho que, se possível, passar o Post de Web TV que se encontra em Pordução Nacional para esta nova area.

RR

Paulo C. Jerónimo

Viva!

Eis um tema que me agradaria de ver por aqui discutido.

Penso ser está a altura realmente certa, pois se uns formatos começam a consolidar-se mais lentamente (ipTV / TVMobile), derivado aos objectivos à que se propoem e de quem quer agarrar este mercado, já a webTV, começa a generalizar-se (no caso de canais de índole regional), ou diria mesmo a banalizar-se (no caso do video partilhado online).

Certo colega referia-me recentemente que vivemos num tempo em que o audiovisual se esta a substituir a escrita, como forma de expressão. O cidadão comum cada vez mais se começa a expressar atraves da fotografia, video, ou música, muito derivado as potencialidades facimente disponibilizadas pelas novas tecnologias.

E isto realmente dá muito que pensar, portanto, a mim parece-me que nem  é cedo nem é tarde, é a altura certa para "debulharmos" este assunto.

Cumptos,
Paulo César.

Paulo C. Jerónimo

Viva!

Como entretanto este área tematica não descola e secalhar tenho que me render que  apesar de me parecer a altura certa, enquanto tema não têm grande adesão por enquanto, por aqui.
deixo o link de alguamas web tv´s online que se fazem por cá, esperando que mais alguem divulgue o conhecimento de outras.

cumptos,
P.C.

www.tvnet.pt
www.zonatv.org
www.oeste.tv
www.falcaodominho.pt
www.tvbeja.com
www.xiratv.com

José Costa

Boas.

Pega lá mais algumas:

http://www.jornalnordeste.com/jornal/webtv.asp   Terras de Bragança
http://www.tubi.ubi.pt/                                          televisão universitária da beira interior
http://www.beiratv.pt/                                           televisão regional da Beira Interior
http://www.famalicao.tv/                                      Concelho de Vila Nova de Famalicão

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rui Ribeiro

... aproveito para deixar a minha, versa sobre Caminho de Ferro. Como a CP não me responde para obter uma autorização de imgem em video, encontra-se a meio gaz.

http://mcnuno.no.sapo.pt

RR

Armando Dias

...e já agora, ficará bem neste tópico a webtv temática:
www.expofacic.tv

Fernando Dias

boas...
Eu trabalho num projecto ou melhor em dois projectos de web tv's, á cerca de 1 ano. Tem sido bastante interessante e apelativo, não acredito que as web tv's venham a perder o seu espaço aliás como prova é a existência de cerca de 30 web tv's no nosso país e tendência é para aumentar esse número.
Infelizmente a linha de Internet do nosso país não deixa melhorar muito porque Internet qualidade e vídeo tudo junto é complicado, mas mesmo assim acho que tem futuro...vamos esperar para ver.

AC

Será que alguem se anima de fazer uma lista das emissões online de TV em Portugal?

Estive hoje a ver um software para visualizar emissões TV online e na lista tem umas tantas em Portugal, só que os endereços estão codificados.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Paulo

Fernando Dias.

Estamos por montar uma IP TV (aqui no RJ/BR). Poderíamos trocar informações sobre o tema?

Grato

Paulo-RJ

Armando Dias

No que respeita a webtvs, nós portugueses estamos ainda muito desligados desse sector proporcionado pelas novas tecnologias, é mesmo confrangedor o desinteresse de grande parte das nossas autarquias em relação ao aproveitamento do potencial das webTvs. A esta conclusão chegou um estudo publicado pelo ISMT (Inst. Sup. M. Torga) em Coimbra, com o qual concordo plenamente, pois trabalhando no meio, apercebo-me dessa indiferença; mas hão-de acordar, pois o futuro já começou há muito.
Deixo aqui mais uns sites de WebTvs temáticas nas quais colaborámos e gostaríamos de dar a conhecer à comunidade audiovisual:

www.dixiecantanhede.tv
www.feiradascolheitas.com

cumprimentos:
A. Dias

Victor Lemos

Muito bom ver que a difusão de conteudos audiovisuais através dos novos media ja está a gerar discussão entre os profissionais da área e demais interessados.

Fugindo um pouco ao que se falou anteriormente, gostaria de saber a opinião dos colegas no que respeita a produção de conteudos para novos media.
Aqueles que estão a produzir nesse sentido, quais as maiores limitações quando se filma  para estas novas formas de difusão?

cumprimentos

carloscr

Ola  a todos acessem http://tvadb.webtvbr.com, esta eu montei toda, ...

a. Caneira: Editada por motivos já ditos em outro post.

tiago

tomem a tvaac ...

http://www.tv.aac.uc.pt

regra geral todos os exemplos dados que vi, não vi bons reporters, e a tv aac apesar de trabalhar muito, acerta pouco =/