Conversor grande angular na JVC GY-HD111E

Iniciado por Rodrigo Pinheiro, 10 / Abr / 2008, 19:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo C. Jerónimo

Ora bem,

estamos a falar de alhos ou bugalhos?

Taxas aduaneiras é uma coisa, IVA é outra.

Estive a Simular a compra desse adaptador que o Rodrigo fala no site mencionado, e em situação alguma me isentam o iva. Achei curioso inclusive a opção de seleccionar se o artigo é para "businnes" ou "Personal", Tem o que se lhe diga, como é logico, fica ao critério de quem opta...

Domingos, esses 10.000€ ficaram isentos de iva?
Parece-me que a questão anda por aqui.

Paulo C. Jerónimo

Sobre a questão offtopic do regime tributário melhor adaptado as necessidades, abri novo tópico (aqui).

Também acho que é um assunto que vale a pena ponderar com os demais.

Domingos Ralha

Boas

Estas empresas possuem mecanismos para verificar o teu NIF (segundo sei), não pagas "à cabeça" esse imposto. Se apresentares essa factura como uma despesa da empresa, passas a ser o consumidor final, logo tens de pagar IVA. No entanto apenas pagas no mês conforme o teu regime (possivelmente trimestral).

Cumps

DR

Domingos Ralha

Boas

Como o prometido é devido, aqui vai o para um video de teste do conversor grande angular Fujinon.
As imagens foram recolhidas com a JVC GY-HD200 sempre com a mesmo abertura do obturador e com o zoom em 'Wide'.

A mim parece-me que não existe perca de qualidade, luz ou outro elemento significativo.

Deixem a vossa opinião.

Cumprimentos

DR

Paulo C. Jerónimo

Bem, assim de repente, parece-me que justifica o preço.
E a lente? sabem-me dizer quanto pode rondar?

Domingos Ralha

A lente grande angular canon para esta máquina (JVC 1/3") custa cá em Portugal cerca de 8.000€!! É obvio que o resultado não é o mesmo mas estou contentíssimo com os resultados.

Ainda não pude experimentar em exteriores, pois ainda não chegaram as baterias, espero em breve publicar mais algum video. Depois informo.

Cumps

DR

Pedro Rocha

Não é querer ser má língua, mas não vejo grande diferença na distancia focal normal e depois com a grande angular!! Nota-se que a área de cobertura é ligeiramente maior mas nada que justifique a compra por aumento de ângulo tão reduzido, para além do peso extra na frente da camera.

Só se a imagem que vi no link não demonstra bem as suas vantagens.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Domingos Ralha

Boas

Como disse anteriormente, ainda não testei correctamente o conversor... As imagens do video realmente não apresentam grandes diferenças em relação à distância focal. Neste teste pretendia ver as diferenças ao nível da luz e da côr.

O aumento do campo de visão é semelhante à lente grande angular da canon. O conversor tem um factor de 0,8x e, se não estou em erro, entre a lente canon e a fujinon ronda 0,95x.

O peso ronda as 350gr pelo que não acho de todo significativo (um à parte; já gravei com JVC d-9 digital-s e posso garantir que é mais do dobro do peso deste conjunto!!!).

Resumindo, analisando todos os aspectos (características técnicas e perços), outras possíveis soluções (lente grande angular) e o uso que se pretende dar ao material, considero uma boa compra.

Cumprimentos

DR

José Costa

Boas.
Qualquer compra é uma boa compra, quando se fica satisfeito com o producto (mesmo que ele não sirva para nada). Mas se a compra foi uma boa decisão, aos olhos dos outros, é que é uma outra questão. E as opiniôes podem divergir.

Não me vou pronunciar sobre a opção da compra, apenas desejar que tenhas muitos e bons momentos na companhia do conversor.

Quanto ao conversor, já me pronuncio. E para mim, o ganho em campo de visão não compensa o preço que o conversor tem. Só mesmo em casos muito especiais é que a sua utilização fará sentido.

O peso que o Pedro Rocha refere, e muito bem, não é em relação ao conjunto, mas sim ao peso extra na frente da câmera, o que faz com que o centro de gravidade da mesma se altere, fazendo com que acha mais peso á frente sobrecarregando o braço, em vez de recair sobre o ombro.

Quanto á perca de qualidade, podes ter a certeza que a á. Pode ser minima, mas existe. E apesar de as imagens serem de baixa resolução (as do youtube), deu-me a entender que em alguns pontos essa diferença de qualidade se nota (parem a imagem e observem com atenção). Mas pode ser apenas da compressão ou da diferença do angulo de visão.

Para finalizar, entendo que uma objectiva olho-de-peixe seria uma melhor opção (em comparação ão conversor de que estamos a falar), pois as imagens que tal proporcionaria permitiria um tipo de trabalho diferente. Mas como referi anteriormente, depende do tipo de trabalho a que se destina. E este "tipo de trabalho" não se refere ão serviço que se está a fazer, mas sim ão "estilo" que se pretende fazer.

De qualquer das formas, boas imagens.
Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Frank

Afinal, sempre compraram o adaptador?
E que tal?
Eu uso na JVC GYHD o adaptador desde que comprei a camara e nunca o tiro.
A distorção que pode dar é se o objecto estiver mesmo muito próximo da objectiva, no limite de focagem.
Não há mais problema nenhum e se houver algumas perdas, não são verificadas a "olho nu".

É um acessório muito útil e necessário nesta objectiva.
O meu adaptador, foi oferecido na compra (na altura custava 500€), mas não comprei em Portugal, que assim não tive que adiantar o IVA ao estado.

Por esta mesma razão, quando quero material, faço uns 150 km, paga a gasolina, o almoço e o passeio e ainda fica a sobrar muito dinheiro.

Já agora; se o material que se compra no espaço europeu, não for para revenda, qualquer empresa nacional não paga o Iva.
Os particulares, pagam, assim como empresas que compram material para revenda.