JVC GZ-HD6 e a edição de video

Iniciado por deAlmeida, 27 / Set / 2008, 18:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

deAlmeida

Olá, este é o meu primeiro tópico e é logo com um problema.

Eu sou estudante de Comunicação Social no ramo de Produção de Conteúdos para Novos Media e resolvi comprar uma camera de filmar para ir treinando a filmagem e a edição.
Eu comprei uma JVC GZ-HD6 muito por causa do preço, entrada de audio (que é mais raro que o que eu pensava) e a lente Fujinon.

Mas estou a ter uns problemas com o formato em que a camera grava já que parece não ser suportado pelo Premiere e para além disso não consigo ligar a camera ao pc através do cabo FireWire.

Alguém me pode dar umas dicas para resolver estes problemas?

Obrigado

Marco Iba

Saudações Caríssimo João de Almeida ... e bem vindo ao Fórum!

De facto não conheço esta Cam ... mas pela pesquisa que fiz ( superficialmente ) ... parece um bom equipamento ( obviamente para os fins amadores propostos ).

Bem, num primeiro momento ( pelo que li ) esta Cam grava em Mpeg2 HD para Disco Rígido ( com opções de ligação HDMI, Firewire e ainda USB ). O premiere lê obviamente o Mpeg.

Contudo posso ter-me enganado no formato ... afinal grava em Mpeg2 não é mesmo?

Com relação à falha na conecção via Fire ao PC, podem haver diversas explicações, dentre elas: cabo Fire com avaria ... Premiere não estar instalado correctamente ... falhas lógicas/físicas no sistema ... etc!.

De qualquer forma, esta situação é sempre uma "caixinha de surpresas". Pode ser desde a configuração do projecto escolhido no Premiere até um defeito físico na Camcorder.

Num primeiro momento não deve ser "nada de outro mundo". Faça alguns testes ... não tenha "receios". A Universidade "ajuda" muito ... mas a curiosidade às vezes vale mais que um "Mestrado"!

Abraços, Boa Sorte e Sucesso!

deAlmeida

Obrigado pela resposta tão pronta!

A camera grava num formato cuja extensão é .tod

Só depois de converter num software da JVC é que passa a mpeg2, ou seja, não grava directamente em mpeg2...

Marco Iba

Pois ... "formatos malucos"! ... mas ainda bem que os consegue converter para Mpeg, assim, consegue utilizar practicamente todos os softwares disponíveis no mercado para fins de edição.

Com relação a ligação ao PC, infelizmente é como disse: uma "caixinha de surpresas"!

Experimente reconhecer a Cam em outro software "qualquer" para saber se de facto o "problema" é com o Premiere. As versões "trial" não "carregam" todos os drivers disponíveis para o Programa. Pode ser esta a justificativa para a falha na conecção!

Veja esta situação e diga algo!

Abraços e Sucesso!

Marco Iba

... se preferir ... dê uma "vistadela" de olhos neste software ... trabalha com a extensão "tod" nativo.

www.loucosporsoftwares.blogspot.com/2008/09/corel-videostudio-pro-x2-v120980.html

Abraços e Sucesso!

deAlmeida

Muito obrigado Marcos!

Quem sabe se no futuro a Adobe não pega também neste formato... É esperar para ver... Até lá podia ser que saísse um add-on que suportasse .tod no Premiere

Marco Iba

...bem: o Adobe Premiere Elements 7 suporta o .tod ( e não só )... é uma questão de escolha!

www.adobe.com/br/products/premiereel/

Abraços e Sucesso!

deAlmeida

Parece que encontrei uma boa solução. Utilizei um programa que funciona bem rapidamente na conversão de ficheiros .tod para .mpeg, chama-se MPEG_Streamclip_1.2

Se alguém tiver o mesmo problema que eu dêem uma olhada aqui:

http://forum.videohelp.com/topic333566.html

Abraço

deAlmeida

E parece que o Sony Vegas Pro 8 também funciona bem com ficheiros do tipo TOD.

Já testei e parece-me bem.