captura difícil em HDV

Iniciado por rod@, 29 / Jul / 2007, 14:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

rod@

Olá malta!!

Já sou um frequentador de algum tempo deste forum, apesar de pouco participar, tenho aprendido bastante com as vossas dúvidas, que acabam muitas vezes por ser as minhas.
Mas desta vez trago umas dúvidas que penso ainda não ter sido colocadas.

Comecei a fazer edição em premiere pro 2.0 no principio deste ano, trabalhando em DV, fui experimentando e sem grandes problemas aprendi a editar, mais recentemente comecei a trabalhar em HDV mais propriamente (720 25p), aí começaram a surgir os problemas, logo na captura.
o meu pc tem as seguintes caracteristicas:

-CPU pentium D dual core 3.4ghz
  -Memória RAM 2GB DDR2 800mhz
  -disco rígido 2x250gb em RAID 0 eSATA(500gb)

quando tento fazer a captura, em primeiro lugar o premiere não faz a detecção de cenas automaticamente em HDV (ou faz e eu não sei???) tendo feito "manualmente" clips de aproximadamente 5 min.
outra dúvida é logo quando crio o projecto devo escolher " Adobe HD-SDI 720p " ou " HDV 720p " ??

tentei em HDV 720p, e os problemas persistem como certos clips ficarem em 25fps (o que seria o normal) e outros clips ficarem a 50fps, por sua vez fico com a imagem descincronisada do som e acelarada... com estes problemas todos pergunto, o que estou a fazer mal? se alguém me poder ajudar!

obrigado a todos

PS- já agora a minha câmara é uma : JVC HD201 (faz HDV em 720p)

Rodrigo Vaz  :wink:

Ben Martin

Olá,

Sim o Premiere Pro 2 captura em HDV mas tem alguns problemas.
Por exemplo esse, não detectar atomáticamente as cenas (Takes).
Outro é que durante a captura não mostra o que está a ser capturado... em vez disso aparece uma msg mt simpática "Capturing..." sobre um blackscreen... sim senhor, muito util... o que vale é ter o display da camera para me orientar!

Eu por acaso tb estou com um problema... mas o meu é devido mesmo à falta de conhecimento.
Devido a todos os problemas acima descritos acabei por capturar uma tape completa... grande burro!
Como resultado, agora tenho uma giga-file MPEG com montes de takes que vou ter que isolar individualmente.

Só que para isolar os takes importantes vou ter que os exportar/gravar cada um deles individualmente para disco (HD) e não sei que formato usar de forma a manter a mesma qualidade original do MPEG HDV 1080i 25fps.
Penso que o melhor formato será M2T mas com que parametros?????
Aquilo (M2T) dá para configurar até fazer levantar o space-shutlle... ora bolas... alguem pode ajudar nesta duvida?

Tózé Franco

No site da adobe tens um preset que podes descarregar e instalar no premiere especifico para capturar imagens com a JVC HD Pro.
Já agora fizeste a filmaste em 25p ou 50p?

Tózé Franco

carlos melim

boas...já ando por aqui à alguns tempos, mas este é o meu primeiro post...
Trabalho numa produtora na Madeira que é correspondente da sic, tvi e sporttv aqui, mas fazemos outro tipo de tabalhos, institucionais, casamentos..etc...e para tal usamos adobe premiere pro 2.0 e as z1 da sony e essa questao levantada numa nos aconteceu cá.

Penso que é importante saber se estas a usar alguma placa para fazer captura ou nao.
Nos aqui usamos a mtrox rtx2 que já importa em altadefiniçao e sendo assim tens N opçoes para a captura das tuas filmagens em hdv.

Se quiseres editar em hdv podes empre criar um projecto matrox HD 720p 25fps hdv, se vais trabalhar para televisao normal podes simplesmente criar um projecto Matrox SD Pal a 25fps.

Nao me parece haver muitas duvidas...em relaçao ao nao ter preview na captura tb nunca me aconteceu nada do genero, penso que deve haver algo na instalaçao das vossas placas de video, s é que as usam.

Em relaçao à diferente quantidade de frames capturada, referida pelo robridgo vaz, kd crias o projecto podes dizer a quantos frames queres fazer a captura, será que nao criaste projectos uns a 25fps e outros a 50fps? Nunca aconteceu nada d parecido por ca.

se eu puder ajudar em algo...disponham
operador de câmara, grua e steadycam, fotógrafo.
fotofolio: http://carlosmelim.daportfolio.com/

António Cristo

boas. Tozé como é que chegaste a este download do site da adobe.
Eu vi o link que colocaste tudo bem.... mas não consigo chegar a ele via site da adobe em
http://www.adobe.com/support/downloads

existem outros download? para alem desta camera?

Isso de postar aqui sem dizer se existe placa dedicada ou seja a placa que está a capturar o vídeo deixa tudo em ??????

Acho que estas queixas é para quem não tem placa dedicada tipo Matrox (digo isto pois uso a Matrox para capturar e etc...) Não esquecer que a Matrox tem o acessório áudio Capture Drift Detection (isto para a história do sincronismo audio+vídeo)
EM HD tem de ser em clips senão fica ficheiros muito grandes e difíceis de manobrar

Inté

francisco matias

Oi Pessoal, Boa Tarde a todos

Pelo que tenho lido apenas algumas placas de video funcionam em condições mediante as aplicações para a edição em relação ao HDV. (por causa de problemas na captura)

e se for como o DV em firewire poderás ter imensos problemas desde massa a interferências malucas como eu tinha no meu anterior trabalho onde o material era do piorio e tiveram o desplante de misturar software da pinneacle com cenas da adobe o k atrufiava o pc todo e nem comandava a câmara ou leitor! Função Publica sim senhor!!!

e como pouco sei a ver se alguém por aqui me dá uma ajudinha:

quero adquirir para o meu trabalho uma Câmara Sony HVR-Z1 HDV e tenho uma ilha de edição com o Adobe premiere Pro 1.5 e uma placa Matrox RTX100 Extreme Collection (trazia o software todinho), pelo que tenho lido acho que estes equipamentos são compativeis para edição e o que eu queria saber é se esta câmara será boa para trabalhar ou se existe uma coisa mais barata (tipo MiniDv ou de disco rigido) que seja também boa e cujos consumiveis sejam mais acessiveis. por enquanto tenho uma sony  HDD (de bolso) que grava em MPEG mas ainda estou à espera para experimentar isto com esta placa e com o premiere. o meu problema mesmo é estar habituado a trabalhar com DVCAM e as câmaras já têm ligações pa micros externos e mais algumas coisitas que as de grande consumo não têm, apenas as Profissionais! e como os consumiveis por vezes até são carotes neste país com IVA a 21% queria saber se alguem por aí tem uma camara de disco rigido que tenha testado com premiere pro e que tenha ligação XLR para uma perche por exemplo.

para os doidos e amantes do video os votos de bons trabalhos.

Tózé Franco

Citação de: António Cristo em 20 / Ago / 2007, 23:08
boas. Tozé como é que chegaste a este download do site da adobe.
Eu vi o link que colocaste tudo bem.... mas não consigo chegar a ele via site da adobe em
http://www.adobe.com/support/downloads

existem outros download? para alem desta camera?

Isso de postar aqui sem dizer se existe placa dedicada ou seja a placa que está a capturar o vídeo deixa tudo em ??????

Acho que estas queixas é para quem não tem placa dedicada tipo Matrox (digo isto pois uso a Matrox para capturar e etc...) Não esquecer que a Matrox tem o acessório áudio Capture Drift Detection (isto para a história do sincronismo audio+vídeo)
EM HD tem de ser em clips senão fica ficheiros muito grandes e difíceis de manobrar

Inté

Boas. O link é : http://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?product=98&platform=Windows
Acho que além da JVC só há o preset para a CANON.
Não é necessária qq placa de captura, basta utilizar a entrada firewire do PC. Se a camara tiver DVin pode ser usada para monitorização do video editado.

Para quem não sabe, existe um codec mto bom para montar HDV no premiere e no finalcut, que é o ASPECT HD, pode ser encontrado em www.cineform.com  ... é carote mas possibilita editar com efeitos e correcções de
cor em tempo real.

Pedro Rocha

Olá a todos...

para quem não usa o Sony Vegas, e que tal se experimentassem este aplicativo gratuito...

HDV Split

Tem todos os passos necessários para uma captura sem problemas, mas depois o próprio Premiere é o problema por precisar de placas de aceleração do tipo Matrox (julgo que seja a única) para obter algum rendimento com ficheiros M2T.

Boa sorte!!!
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Carlos Miranda

Olá Pedro.
Se começasses a editar agora e sem querer que tomes partidos por alguns do softwares, qual dos dois escolherias?
Adobe ou Sony Vegas?
Tenho-me apercebido que o Adobe é mais exigente em termos de hardware, além de ser mais pesado, ou é impressão minha?
Cumprimentos.

Canon XL1

Pedro Rocha

Se começasse agora!!!! humm... Pois, provavelmente optaria pelo Premiere, como fiz no início. Mas na altura em termos de edição era dos mais acessíveis e fáceis de usar (não conhecia o Vegas), apesar dos bugs e do consumo abusivo de recursos do sistema.

Hoje, com a divulgação que o Vegas tem, experimentava-o primeiro. Não quero tirar partido nem influenciar-te mas só usando o software e sem hardware especifico ou pacotes Creative Suite o Vegas é uma aplicação superior e mais barata. Falo superior no sentido de bugs, utilização de recursos de sistema, não necessita de plug-ins para fazer determinadas funções ou efeitos, podes usar o Vegas como misturador ou gravador multipistas e abrir a aplicação as vezes que quiseres (depende da memória e processador), quero isto dizer que podes ter vários trabalhos abertos (diferentes) e copiar coisas de uns para outros ou independente.

Em termos económicos para além de custar pouco mais de 500€, se fores um Produtor/Realizador independente podes usar a tua licença nas estações de trabalho ou portáteis que quiseres sem teres de pagar mais por isso, desde que não "utilizes o programa ao mesmo tempo". Eu tenho legalmente a mesma cópia no portátil e na estação de trabalho, posso explicar como se faz a quem tiver um numero de série original, mas isso fica para outro tópico...

Mas tirando isto que escrevi, um bom conhecedor de qualquer programa faz sempre um bom trabalho. Quando se começa ou se troca é uma escolha sempre difícil, julgo que ninguém troca para pior. Tens te sobretudo escolher em função do teu método de trabalho e experimenta-los segundo esse método.

MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

mquinta

Boas pessoal!
Aproveito para colocar a minha dúvida neste post, tambem relativa à captura de HD em Premiere.

Tenho uma canon HV-30, gravei em um casamento em HD. Cheguei agora ao momento de capturar e acontece-me uma coisa curiosa.. ao abrir a janela de captura (iniciando um projecto HDV), todos os botões de controlo ficam disponiveis (refiro-me ao botão de play, stop, forward, etc) menos o REC, ou seja, o botão para começar a captura.
Porque será que me passa isto??
Se crio um projecto DV capturo perfeitamente.

Outra, curiosa, questão.
Comentaram-me que gravar HD em cassetes HDV ou mini-DV é igual! Ou seja, que o único que distingue as cassetes HDV e mini-DV são a qualidade do seu material, e que tanto umas como outras permitem gravar HD.
Algum comentário??