Iniciante preciso ajuda

Iniciado por glvideo, 21 / Nov / 2007, 13:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

glvideo

Bom dia,

Sou novo aqui no forum e sou um futuro reporter "BBC" pelo que já li.
Gostaria de saber que equipamentos preciso, como câmera, computador, etc..
Já vi alguns modelos de cameras semi-profisionais mas não sei qual a mais adequada, a JVC GZ HD7 servirá para o efeito?
E quanto ao PC para edição, o que é preciso?

Cumprimentos,
Nuno Leandro

glvideo

Já agora aproveito para dizer que trabalho numa empresa durante a semana e por isso os meus trabalhos terão que ser ao fim de semana ou de noite.
Sabem também dizer-me que cursos de formação para operador de camera e pós-produção video existem e onde principalmente à noite ou fim de semana?

Marco Iba

Saudações Caríssimo Nuno ... e bem vindo a este maravilhoso espaço!

As coisas não são tão simples como podem parecer!

Uma combinação de coisas é preciso para ingressar neste mercado, que sem dúvida, não deixa a desejar à qualquer outro à nível de concorrência. Contudo ainda não se cobra muita qualidade ou conteúdo ( como pode verificar em outros Post's aqui mesmo do Fórum ).

Para começar não precisa mais que vontade, determinação e algum talento, visto o grande número de empresas que contratam serviços freelancer para cobertura BBC.

Agora, hipótese de não se submeter à esta prática, necessários se fazem equipamentos ( Filmadora, iluminação - fixa e móvel - ilha de edição - Vtr - softwares - gravadores ... enfim ... uma gama de equipamentos que seria incorreto de minha parte sugerir, visto que minhas preferências podem não ser as suas ).

Equipamentos, Lisboa é rica em empresas que os vendam e até mesmo aluguem. ( aqui mesmo no Site existem link's para empresas do gênero ).

Com relação ao trabalho nos finais de semana ... admiro esta sua força de vontade ... mas cuidado ... se quer trilhar por estes caminhos e não se perder durante a caminhada ... opções são necessárias. Não se pode apresentar ( ou pelo menos é a regra ) produto de qualidade dedicando-se "pouco" à esta atividade. Não a condeno ... porém ... é um dos diversos fatores que faz com que o Profissional BBC continue a ser "mal" visto dentre os demais.

Com certeza outros Colegas aqui do Fórum estarão a auxiliar-te sempre que preciso!
De minha parte estarei à disposição ... mas para que não restem dúvidas ... a cobertura BBC é uma das variações do audiovisual mais "atraentes" que existe. Contudo, tem de ser tratada como tal ... ou queres passar a vida a ser visto como "o puto que faz biscatos para mim"?

Abraços e Sucesso!

Gil

Citação de: Nuno Leandro em 21 / Nov / 2007, 13:07
Sabem também dizer-me que cursos de formação para operador de camera e pós-produção video existem e onde principalmente à noite ou fim de semana?

Boas. bem vindo!

podes sempre tirar uma formação. mas o melhor curso é a prática e a experiência!
um conselho, sê curioso...
aprende com os outros, vê alguns programas de TV. são espetaculares para se tirar ideias e desenvolver técnicas.

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Frederico Miguel

Boas
Perdoeme, se calhar vou fugir muito ao tema, mas apetesse-me imenso contar esta historia...
Para comecar devo dizer q sou a pessoa mais leiga e menos instruida deste forum...
Então é assim, eu em Junho acabei o meu 9º ano, e chegou a hora de escolher "o meu pequeno grande futuro" entao comecei a pensar. Ora bem, eu quero ser Realizador (TV, podem dizer que estou a sonhar) e posso ir para uma area que me dê as disciplinas de que precise para uma licenciatura, ou algo do género, mas pensei melhor e cheguei á conclusao de que podia estar a fazer o Secundário e mais qualquer coisa gira, ou seja: candidateime a um Curso Tecnico Profissional de Video numa Escola algo conceituada (OU NÃO!). Lá fui eu, candidateime, fiz os testes escritos, fui á entrevista e foi uma miséria. Porquê? Porque esta entrevista foi feita por um "Sr Psicólogo" e outra senhora que teve a bela ideia de nao se apresentar, porque esta entrevista correu mal, porque levava comigo algum trabalho que nao me deram opurtunidade de mostrar, porque .... , uma mao cheia de coisas, mas principalmente porque nao entrei.
Quando tive esta agradávél surpresa olhei para mim (expressao engracada) e pensei: -raio de gente!

Porquê? (again...) porque quem me conhece sabe o gosto que tenho pelo video, o gosto que tenho pela fotografia, enfim, até ha por ai quem se lembre de que eu em "puto" fazia cameras de filmar com caixas de cereais e rolos de papel higienico... Enfim, fiquei muito triste (posso dizer que vi a vida a andar para trás, sim, eu vi-a) pelo facto de um psicólogo nao detectar qualquer tipo de paixao pelo video em mim...

Mas "prontos" a vida continua e lá entrei para uma escola "normal" mas, ainda durante as ferias """conheci""" um rapaz freelancer que estava a trabalhar numa producao em q fiz figuracao (é este o melhor modo que encontrei de me sentir perto de cameras, de cabos, microfones, realizadores, e por ai em diante) e por curiosidade perguntei-lhe que formacao/em que escola é que ele tinha estudado para estar ali a "enrolar cabos",e ele respondeu-me: -Na Escola da Vida. (Grande LOL) poizé, ele saio da "Escola Normal" no 8º ano (penso eu) e depois comecou a editar BBC's, e lá está ele. Confesso que nao está a fazer o que eu quero para a minha vida, mas seja como for, acho que esta história dá uma ideia da ideia que eu tenho dessas "grandes escolas" de audiovisuais que por ai há...

Abraco, Fred!

PS: Perdao se fui duro de mais, pelo portugues, por fugir ao tema...

Gil

amigo Frederico, eu candidatei-me a operador de camera do Guimarães TV. também com o curso, escola da vida ;) LOL
não entrei e hoje sei o porquê. e ainda bem...
Áudio - Cubase5

Frederico Miguel

lol, já somos dois. Dizes ainda bem..., é engracado porque agora, depois da neura ter passado eu tambem digo isso sobre nao ter entrado para o curso...

Gil

LOLOL a gente anda na mesma :)

abraço JotaPe
Áudio - Cubase5

Vitor Duarte

Viva

Tb comecei nos eventos à um ano.
E posso dizer que depois de ter visto muitos videos de amigos que frequentaram cursos e que neste momento são pessoas que estão muito além consegui fazer mais ou menos uns filme identicos.
Mas para isso é preciso ter "muito gosto" no que fazemos, muito tempo para o fazer e qualidade na gravação.

Se a qualidade de imagem for boa, se for gravada com profissionalismo, se editar-mos com boa musica ( musica certa nas ocasiões certas ) se colocarmos alguns efeitos pelo meio ( saber onde os colocar) se não for monótono entre outros o filme fica excelente.

certamente aqui no forum os mais experientes concordem comigo.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Gil

Citação de: Vitor Duarte em 22 / Nov / 2007, 00:44
Viva

Tb comecei nos eventos à um ano.
E posso dizer que depois de ter visto muitos videos de amigos que frequentaram cursos e que neste momento são pessoas que estão muito além consegui fazer mais ou menos uns filme identicos.
Mas para isso é preciso ter "muito gosto" no que fazemos, muito tempo para o fazer e qualidade na gravação.

Se a qualidade de imagem for boa, se for gravada com profissionalismo, se editar-mos com boa musica ( musica certa nas ocasiões certas ) se colocarmos alguns efeitos pelo meio ( saber onde os colocar) se não for monótono entre outros o filme fica excelente.

certamente aqui no forum os mais experientes concordem comigo.

partilho a mesma opinião :)

abraço JP
Áudio - Cubase5

p_coelho

Boa tarde a todos,

Penso que este seja o tópico ideal para iniciar-me no Fórum!
Este vai ser um dos meus primeiros tópicos, pelo facto de "identificar-me" com alguns de vocês e por ser também um iniciante neste ramo, que tanto admiro.
Em primeiro lugar quero dizer ao nosso amigo Frederico Miguel para não desistir da sua enorme vontade de ser realizador. Força!
Quero também aproveitar para deixar aqui a minha opinião quanto à "escola da vida". Neste momento estou a frequentar o Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais e estou no último ano, no entanto não me sinto preparado para entrar no mercado do trabalho, pois sinto que me falta algo... Esse "algo" é escola cinematográfica (ou "escola da vida"), que a meu ver é tão importante ou mais que formação académica, pois é aí que aprendemos tudo, visto na escola darem apenas as bases. Tive um professor que ilustra muito bem essa situação, pois ele dizia que não nos ia ali ensinar nada, apenas partilhar ideias connosco e é isso que acontece na escola. Quando chegamos ao mercado do trabalho e nos deparamos com situações novas, aí sim estamos a aprender!
Neste momento estou a começar a fazer uns "trabalhos" pessoais para aprofundar os meus conhecimentos e experiências. Encontro-me disponível para trocar o meu MSN como jovens que se encontrem na mesma situação e até mesmo pessoas mais experientes para aprender com elas!

Penso já ter-me alongado muito, por isso despeço-me.

Cumprimentos,

Paulo Coelho

AC

Bem Vindo Paulo Coelho

Esperamos continuar a te ver por aqui, a compartilhar ideias e experiências e se possível a fazer amigos também.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

p_coelho

Obrigado A. Caneira!
Terei mais experiências para descobrir por aqui do que experiências para partilhar... Afinal sou novato nisto.  :-D

Rui Manuel Brites Duarte

Boas, nao posso deixar de comentar este tópico  =D>

Falaram em escola da vida, e eu sou da mesma opinião, eu estou na area do video a uns 4 aninhos.
A minha viagem começou quando entrei para um curso profissional de multimédia, e sempre me afeiçoei muito as cameras de video  :-D , tive dois formadores a dar-me aulas, um trabalhava na tvi, outro ainda trabalha na sic, la tive a minha formação, saí do curso, e começei a ajudar esse formador que trabalha na sic em casamentos, reportagens, etc etc etc
E sempre lhe disse, que nao queria nada em troca, a unica coisa que queria era aprender, porque quando sai da escola com o curso, sai com as ideias bases, agora com este senhor e que estou a aprender a trabahar, estar no terreno, com pressão, e é assim que se aprende a trabalhar, a dita escola da vida  =D>

mquinta

A escola da vida é importante! Não o nego.
Mas somente com a escola da vida 90% de voces não vai fazer nada mais que BBC's..
E tenho verificado que neste mundo, se queremos ir mais além, das duas uma, ou temos a sorte de conhecer alguém do ramo que confia em nós (seja por saber da nossa capacidade ou por amizade) ou temos um bom CV. E um bom CV consegue-se com estudos (superiores ou técnicos), projectos em quais tenhamos participado e um DVD com os nossos trabalhos pessoais (onde já poderá entrar um BBC para exemplo). Mas amigos, os estudos, a chata da teoria é importante. Aconselho que não deixem passar as oportunidades de estudar, até porque hoje em dia é perfeitamente possível conciliar estudos e profissão. E se a vossa profissão for os BBC's enquanto estudam, uma vez que terminem os cursos, não há quem vos pare.

Até porque há um outro detalhe importante, nas escolas/universidades/projectos, é onde se conhece gente e se criam contactos.

De todas as formas, nada é cor-de-rosa.. eu que o diga.