Exportar para HD para DVD

Iniciado por saw, 05 / Jul / 2008, 13:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

saw

Boas...
Tenho um problema no meu projecto editado premiere cs3, no qual estou a ficar desesperado pk  já era para o ter entregado ao cliente

O problema é o seguinte:
Gravei imagens em HD 16:9 e criei o projecto no premiere em HD PAl widescreen 1440x1080i 25fps. Comecei a capturar e editar tudo normalmente (em HD), aplicando alguns efeitos por exemplo o time warp (câmara lenta) o que depois de algumas horas a render o clip com efeito rodava normalmente.

Depois de concluir a edição ficou com cerca de 55m, vou exportar directamente para DVD e configurando o projecto de forma a comprimir e caber num dvd utilizando os seguintes configurações:
Export
Encore
Pal progressive widescreen High Quality e OK.

O projecto fica com um tamanho de 2097,22MB portanto um DVD tem capacidade de armazenar toda a informação.

Já fiz toda esta operação algumas vezes e resultou sem qualquer problema, mas desta vez não sei o que se passa, diz que "o erro é desconhecido", outras vezes dá-me outro erro, "actuar com precaução pk falta memória" (tenho 2GB) e manda-me o programa a baixo.

Mas o mais complexo é que ao fim de 5h de estar a renderizar (preparar para gravar no DVD) é quando aparece o erro o que causa muita frustração, pk não posso utilizar o pc durante esse período, tendo em conta que já fiz varias vezes esta e outras operações e todas elas dão o erro ao fim de 5h

O tempo estimado de renderização é cerca de 5h:40m, o erro aparece nas 5h e tal, logo deduzo que possa ser alguma coisa que tenho na parte final do projecto, onde apliquei cerca de 1minuto de Time warp e 1 minuto de créditos onde nos créditos apliquei imagens jpeg.
Tarei razão?
Já experimentei a apagar as imagens para ver se o erro passava, mas não passou.

A única forma que consegui gravar para DVD foi criando vários clips e exporta-los em:
Movie - file type; Quick Time;
Em vídeo
Compressor; DV PAL
Frame size; 720 x 576
25fps
Pixel Aspect Ratio ; D1/DV PAL widescreen 16:9 (1.422)

E depois criei um novo projecto PAL (720x560; 16:9), importei os clips e exportei para DVD e ai já correu bem, mas perdeu-se muita qualidade na imagem.

Que fiz mal, ou que faltou fazer? Que formato tenho de exportar para não perder quanlidade?

Alguém me pode ajudar? Tenho alguma urgência, como disse no inicio, já era para ter entregado o DVD ao cliente

Obrigado

Pedro Rocha

A ajuda já vem tarde, mas porque não experimentou tirar os efeitos de Time-Warp e o JPEG para ver se era a fonte do problema. Quando acontecem estas coisas temos de arranjar soluções alternativas.

Já agora qual foi a solução encontrada, visto que esta mensagem já é de 5 de Julho.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

saw

Viva...
Deixe-me desde já agradecer ter-se mostrado disponível para me ajudar pk para dar uma "mãozinha" nunca é tarde

Realmente nestas situações temos de experimentar tudo o que é possível para resolver os problemas. Os JPEG, como tinha indicado no inicio, cheguei a tira-los mas o erro permaneceu, agora o Time-warp não cheguei a tirar pk onde apliquei esse efeito, a montagem sem ele não fazia sentido, por isso não cheguei a tira-lo.

Solução...

Quando exportei, estava a exportar directamente para o encore, em settings; tinha configurado em Preset; Pal Progressive Widescreen High Quality; que no meu ver achava que era a melhor configuração para gravar o projecto na melhore qualidade, onde já tinha experimentado gravar outros projectos, mais simples, do tipo Cut/Paste, sem qualquer problema.

Para o conseguir gravar tive de alterar em Preset para Pal Widescreen Medium Quality e ai sim gravou finalmente e não se notou uma grande perda de qualidade.

Será que esta é a melhor configuração para gravar para um DVD projectos  HDV 16:9 ou haverá outra solução melhor?

Cumprimentos

José Costa

Boas.
Não posso ser de grande ajuda, visto a gravação em HD e sua posterior conversão para SD não fazer parte das minhas aptidôes. Mas dos Posts colocádos deu para verificar algumas "incongruências":

1 - O Time Warp não é câmera lenta. Câmera lenta é chamada de Slow Motion e consiste em uma velocidade abaixo da normal, normalmente durante todo o clip. O Time Warp consiste numa aceleração ou desaceleração do video durante um periodo de tempo, uma variação da sua velocidade ao longo do tempo. Traduzindo, o video começa com uma velocidade acima da normal e gradualmente vai desacelarando até terminar na velocidade desejada, que pode ser a velocidade normal ou Slow Motion. Ou vice-versa.

2 - Cerca de 2100 MB para 55m de video parece-me ser muito pouco para uma compressão High Quality. Não terás por acaso feito confusão e o ficheiro ser muito maior que isso? Até porque, se depois exportás-te o mesmo projecto mudando de High Quality para Medium Quality, e correu tudo bem, tudo leva a crer que o problema era a falta de espaço no DVD para acomodar o projecto. Digo eu, não sei. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Citação de: saw em 06 / Ago / 2008, 23:29
Será que esta é a melhor configuração para gravar para um DVD projectos  HDV 16:9 ou haverá outra solução melhor?

Tendo em conta que foram gravados em HDV 16:9, convinha preservar o máximo de qualidade, porque não crias tu próprio um preset no Adobe? Não tenho o programa mas deve dar para fazer, foi o que eu fiz no meu Vegas, como não gostava dos presets incluídos criei eu os meus.

Para gravares DVD com boa qualidade introduz os seguintes dados:
Selecciona VBR e não CBR.
Max. bitrate - 9000Kbps
Aver. bitrate - 7000Kbps
Min. bitrate - 5000Kbps

Mas em alternativa usa um DVD bitrate calculator para tirares o máximo partido do espaço em disco.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

saw

Amigo José costa

Eu realmente já tinha notado algo de estranho no efeito Time Warp, do tipo, a imagem não seguia toda ao mesmo ritmo, como referiste anteriormente, mas como era uma ligeira diferença, pensei que era impressão minha, quando notava o movimento estranho.
Mas já agora, no Premiere onde posso encontrar o Slow Motion? Já percorri todos os efeitos e não o achei.

Quanto à exportação, o raciocínio acho lógico, mas quando estou a configurar a exportação em Settings; Preset aparece na parte de baixo da janela, junto ao icon OK o tamanho estimado do ficheiro e realmente era 2100 MB, agora se esse valor é real já não sei.

Amigo Pedro

Realmente, já estive a fazer uns testes com estes valores e já notei alguma diferença positiva. Mas ainda tenho algumas duvidas... Já li, não se a onde, que a maioria dos leitores de DVDs não conseguem ler os dvds quando configuramos os Bitrate Max acima dos 8000 Kbps, tens algum conhecimento disso?

E para completar o preset devo escolher o VBR, 2 Pass ou VBR, 1 Pass? Qual a diferença entre eles?

Para que serve o GOP Settings? Tenho o M Frames (opção de 2 ao 8 ) e o N Frames (opção 9;12;15), qual é a melhor configuração? Isto no type DVD Single Layer  (720x576) porque para manter os 1440x1080 do HDV tenho de configurar para o type Bul-ray Disc SingleLayer MPEG-2  e ai no separador  GOP Settings os valoresde M Frames é de 2 e 3 e o N Frame para além dos 9;12;15 está também 18;21;24. Será que um DVD suporta uma configuração Bul-ray Disc SingleLayer MPEG-2 , desde tenha os Bitrate devidamente configurados? Tenho de fazer esse teste...

O link é uma ajuda óptima

Obrigado por se mostrarem disponíveis

Cumprimentos

Rodrigo Pinheiro

Mas já agora, no Premiere onde posso encontrar o Slow Motion? Já percorri todos os efeitos e não o achei.

Existe várias maneiras de o fazer, um adelas é clicares com a tecla do lado direito em cima do clip que queres fazer "Slow Motion", aparece um quadro com vários settings e um diz speed, clicas agora com a tecla do lado esquerdo em speed, aparece outro quadro, aí podes aumentar a percentagem ou aumentar o tempo do clip. Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

saw

Realmente há coisas simples e nós temos tendência em complica-las. ](*,)
Sempre pensei que para criar num clip um movimento lento tinha de aplicar um efeito, no entanto era só mexer na velocidade do clip... Obrigado... foi uma preciosa ajuda =D>

saw

Boas...

Passado agora algum tempo, já deu para fazer mais uns trabalhinhos e brincar um bocado com o premirere, no entanto estou novamente aqui ao meu tópico porque descobri o problema que eu tinha levantado no inicio do tópico (erro ao renderizar).

Pois esse erro deve-se à falta de espaço no disco rígido onde guardamos a exportação antes de entrar para o encore e finalizar no dvd.

Verifiquei isso quando estava a fazer o memo processo que indico em cima, e o erro voltou a aparecer, foi quando me lembrei que o disco devia estar cheio, repeti o mesmo processo alterando-lhe só o seu destino e correu tudo bem.

Portanto quem trabalha em HDV e guarda os brutos no mesmo disco que tem o projecto, lembrem-se que na altura de exportar o projecto para o encore para finalizar o dvd tem de existir espaço suficiente no disco rígido (ex: 1h de video; minino 7Gb de espaço no disco rigido; +/-).

O amigo José Costa esteve lá perto, mas o problema não era, falta de espaço no DVD, mas sim, no disco rígido.

Cumprimentos e boas produções...

flevita

Saw já agora se clicares na letra X do teclado, a ferramenta que fica activada é a do extend. Basta alongares o clip para a velocidade desejada. Não é tão precisa como a opção speed, porque com ele podes dar a velocidade exacta mas é só mais uma forma de variares a velocidade.
Abraço

HMC 151-E - CS4

saw