Chroma key no premiere cs 3

Iniciado por enoc, 11 / Out / 2008, 19:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

enoc

Boa tarde a todos, meu problema desta vez é a dificuldade de fazer chroma key no premiere cs3 com a qualidade que tenho visto em alguns trabalhos, inclusive no site da própria Adobe.
Os que faço tende a ficar com uma aurea ao redor do corpo da cor do fundo, além de ficar comendo  e tremendo a imagem, isso memo depois de exportada. Como sou perfeccionista não me contento com algo que não seja perfeito, por isso tentei baixar tudo que encontrei sobre o assunto mas nada me diz como tirar essa aurea sem comer a imagem e como fazer com que a imagem pare de tremer ou seja como é que faço para ter um crhoma key de boa qualidade no premiere, nos outros programas observo o mesmo problema, não é exclusividade do Premiere. Já tentei com todos os filtros keing do cs3, Croma, color, blue screen..., nehum deles me deu resultado satisfatório, também mudei os plano de fundo e a iluminação de todo geito e nada de ficar perfeito, tenho quase certeza que alguma coisa que deixei de realizar no premiere. 

enoc

Sem querer abusar, se alguém tiver um tutorial sobre o assunto por favor me envie, já baxei vários, mas quem sabe mais um não ajudaria.

Marco Iba

Saudações Caríssimo!

Bem, a utilização do efeito Chroma no Premiere ( e não só ) não tem segredos. Contudo, é preciso primeiro saber quais as circunstâncias em que está sendo utilizado e, se as condições "mínimas" para sua utiização estão sendo criadas.

Descreva-nos exatamente qual a configuração da trilha de vídeo em que está aplicando o Chroma ... se é uma entrevista ... um objeto ... vinhetas 3D ... etc. Como já lido por cá, quanto mais informações repassar mais simples se tornarão as respostas às suas dúvidas.

Abraços e Sucesso!

enoc

Marcos Boa tarde, eu uso o croma key para diversas finalidades desde entrevistas a comerciais. Realmente em todos os tutoriais que vi aparentemente não há segredos, só que na prática não é bem assim, observei que a áurea que fica ao redor dos objetos e a tremedeira na imagem, tipo batendo cor mas sem mudar as cores, ainda pra ser mais preciso como uma luz stroboscópica, que aparece em meu monitor desaparece completamente quando o programa vai ao ar na emissora, quando assistido em uma tv comum (525 linhas de resolução), dando a impressão que está perfeita a imagem, não sei se quem assistir o programa em uma tela de plasma ou lcd vai ver o defeito que vejo no meu monitor.
Outra chateação é realmente a iluminação do plano de fundo, deixo tudo certo mas quando vou filmar alguém com uma tomada diferente da que havia previamente colocado a captação de luz da câmera muda completamente, o que era claro escurece, devido ao fechamento do obturador da câmera para compensar a entrada a mais de luz, pois quando fecho em alguém a câmera passa a receber mais luz refletida escurecendo assim o fundo, alem disso até o óculos de um apresentador resolveu refletir a luz do plano de fundo.
  Na realidade, como sei que cada ambiente é uma história, sei que qualquer conselho quanto a iluminação será difícil de ser avaliada sem estar no local, o que peço é simples:
  Qual o melhor pluguin para se fazer keying no cs3, o color ou o chroma? tenho tido uma melhor perfórmace com o color, mas ele por ser muito preciso na cor, me obriga a usar vários deles, um para cada variação de cor no plano de fundo, já o chroma remove de uma vez só todo o fundo, mas fica com oscilações comendo a imagem mesmo quando transmitida pela emissóra. E para finalisar, como uso estes efeitos, do jeito que todo tutorial mostra e que até uma criaça faz ou existe algum segredo, um ajuste fino que ningém mensiona, noto por exemplo  que no caso do choma key existe alguns ajustes que aparentemente não resolve nada.
  Espero ter dado todas as informações necessárias.

Marco Iba

Saudações Caríssimo!

Bem, se a aplicação do efeito Chroma Key ( Premiere ) não tem segredos ... o mesmo não se pode dizer sobre o conjunto de fatores que influenciam diretamente nos resultados alcançados quando de sua utilização.

Cada caso é um caso e mesmo após anos consecutivos a utilizar o mesmo estúdio, mesmas luzes, câmera ... etc ..., basta "aparecer" um sujeito com a uma cor de pele diferente daquela a que estamos "habituados" e pronto ... problemas diversas podem surgir.

Percebi segundo seus relatos que o "problema" pode estar ( e estará ) relacionado com a da iluminação por você utilizada.

Em situações de estúdio para chroma, a iluminação deve ser a mais homogênea possível ... para evitar que ao mudarmos de enquadramento e/ou ângulo, ocorram mudanças "drásticas" de intensidade e/ou "sombra" ( e sabemos que as "sombras" em se tratando de chroma não são realmente bem vindas ). Claro, qualquer palpite sobre "como configurar suas luzes de estúdio" - sabendo-se que obviamente não conheço o ambiente - seria mera especulação ... sem sentido até.

Com relação as vibrações, talvez consigamos explicá-las recorrendo as "negativas" condições de iluminação geradas. O Premiere CS3 é como o motor de um automóvel de corrida - preparado para oferecer o que há de melhor em se tratando de performance. Isto digo porque, antes da versão 2.0, havia uma maior tolerância ao Canal Alpha ( brancos ) ... nas trilhas de vídeo. Em outras palavras: não "vibrava" mesmo em uma trilha "chapada" ( "excesso de luz" ). Àpartir do 2.0 ( ainda mais no CS3 ), esta situação mudou ... e jã não se "toleram" trilhas "chapadas". Para satisfazer a sua curiosodade, agarre em uma imagem "chapada" ( em movimento ) ... e dê-lha alguma opacidade ( -10% por exemplo ). Perceberá que a vibração praticamente desaparece ... ou é sucumbida pela subtração do Alpha.

Durante o Chroma esta situação também se verifica. Via de regra utilizamos o "verde" como "elemento de subtração para o Chroma" - certo? ( ou uma das cores básicas do sistema RGB - Red, Green, Blue). Lembremos que estas são construídas tendo o Branco ( ou Alpha ) como motriz. Então ... se houver excesso ( "chapar" ) vai vibrar ( e esta vibração verificar-se-á durante a aplicação de qualquer efeito ... Slow ... flare ... chroma ... etc! Em situações pontuais onde estas imagens são realmente necessárias e são impossíveis de serem refeitas ... trabalha-se a "opacidade" e/ou curvas de tons ( dentre outras possibilidades ).

Ainda, segundo vejo, e como cada caso é um caso, não existe efeito nenhum dentro do banco keying melhor ou pior para realizar o Chroma Key. Cada um tem sua finalidade. Ainda, os "ajustes finos" são uma excelente ferramente para "aparar arestas"! Também ... não aconselho "acumular" efeitos com os mesmos objetivos - Chroma, luma, Blue screen key ... etc. Além de não alcançar os resultados esperados, degrada a imagem. Inclusive, podem gerar "conflitos" entre eles e a trilha de vídeo.

Bem, falar de chroma key é sempre subjetivo. É como disse: "na teoria é uma coisa ... na prática é outra".
Espero ter ajudado.
Deixo um link sobre o assunto. Talvez algumas de suas dúvidas possam também serem esclarecidas!

http://www.fazendovideo.com.br/vtart_039.asp

Abraços e Sucesso!

enoc

Marcos, muitíssimo obrigado pela ajuda pode parecer que não mas me ajudou muito mesmo, como dizemos aqui no Brasil, mirei em um e acertei em outro, suas explicações me ajudou não só no Chroma mas também, em outras áreas do premiere, também vou olhar com muita atenção o link que me deixou. Só reforçando a mudança de ton de luz se deve ao fato de minha câmera fazer o ajuste de abertura automáticamente, com isso quando fecho em alguém ela "lê" mais luz e fecha o obturador.

Sem querer abusar da sapiência do amigo, é possivel gravar dvd direto do premiere sem precisar de outro soft? se sim como faço isso?

mquinta

Citação de: Enoc Viana em 13 / Out / 2008, 20:42

Sem querer abusar da sapiência do amigo, é possivel gravar dvd direto do premiere sem precisar de outro soft? se sim como faço isso?

Desde o menu file, em "EXPORT", tens a opção de exportar directamente a DVD.

enoc

Ja havia procurado lá, mas não encontrei, por gentileza, qual são os passos para tal?

mquinta

Citação de: Enoc Viana em 25 / Out / 2008, 16:13
Ja havia procurado lá, mas não encontrei, por gentileza, qual são os passos para tal?

Olha, estranhamente.. e o digo de forma até um pouco preocupada.. abri agora o premiere para te dizer exactamente onde está o export to dvd - que por sinal está em "Menu File --> Export --> Exporto to DVD..." e sempre com a timeline seleccionada - quando se dá o caso de essa opção também me ter desaparecido...
Está Movie, Frames, Audio, Export to tape.. Export to encore.. Export to EDL.. Adobe clip notes e Adobe media encoder...
Todos menos o Export to DVD..

Não sei..  tal nunca me tinha passado, ou nunca me tinha dado conta antes. Não sei se será alguma opção que não temos selecionada, não comprendo..
Espero que alguém neste forum se aperceba desta, para mim, estranha anomalia que nos está a acontecer!

mquinta

Ok, estive a procurar e é assim..

Ao que me parece (e suponho que tu como eu deixaste o premiere 2.0 para o CS3 à pouco tempo), esta opção de export to dvd.. agora encontra-se em export to encore.. Aí terás a opção de exportar para Direct burn without  menus ou author with menus.

A outra opção é exportar para mpeg2 utilizando o media encoder;)

Se estou errado alguém que avise!
Mas penso que é isto

enoc

Bom dizer que estou a pouco tempo no cs3 não seria verdade, sempre exportei em avi para depois fazer o menu no DVD archtect, só que ele demora cerca de 1:30 h para finalisar o processo, como agora tenho que entrgar o programa dentro de um determinado tempo, quanto menos tempo gastar melhor, por isso a pergunta, é possível gerar dvd direto do cs3 como fazia no premiere 2.0? sem nenhum outro soft, pois se for pra uasr o dvd encore da adobe ficaria na mesma.

mquinta

Eu fiquei com a impressão de que se fizeres "export to encore.." e logo, na janela que se te abre, escolheres a opção a Direct burn without  menus o premiere deverá fazer-te copia directa.
Experimenta pelo menos..!

Mesmo que no processo tenha que abrir o encore.. pode ser mais rápido!
Pois suponho que este seja o processo que vem substituir a opção no 2.0 de "export to dvd"

enoc

Só que pra isso teria que instalar o encore novamente.
Vou tentar, e ver no que dá, o que me deixa frustrado com os fabricantes de soft é que eles ao inves de melhorar e simplificar as coisas mexem sem o menor pudor em partes que todos estão acostumados, e pra complicar ainda mais não disponibilisão as informações, e quando o fazem, fazem de maneira arcaica e em várias linguas, até em paquistanês, menos em português, será que eles não sabém que é a 3ª lingua mais falada no mundo?