MP3, WAV ou AIFF?

Iniciado por Mário Rui, 04 / Jun / 2009, 02:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Estou a editar um trabalho no qual necessito colocar determinados sons, por ex. uma gaivota. Procurei o som no Soundsnap e ele dá-me 3 possibilidades de "formatos": Mp3, Wav e Aiff. Qual devo utilizar para conseguir melhor qualidade?

Obrigado.

Pedro Rocha

Mário Rui,

Descarrega o WAV ou o AIFF, pois são ambos sem compressão. Há só que observar se o programa que usamos os reproduz. O WAV é o mais conhecido formato de ficheiro audio sem compressão, qualquer leitor de media player o reproduz.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
È só para acrescentar que o AIFF é um formato da plataforma MAC e o WAV da plataforma PC. O MP3 usa um algoritmo lossy compression que reduz o tamanho do ficheiro audio até 90%, uma razão de compressão de 10:1, com perdas portanto. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

Sei que já te tinha respondido pelo Skype, mas como pode haver mais gente com a mesma dúvida, respondo aqui também.

WAV e AIFF é basicamente a mesma coisa. No mundo dos PCs é mais vulgar usar WAV e nos Mac usar AIFF.
Mas há programas que exigem formatos específicos. O FCP exige AIFF (tb lê WAV, mas terá de fazer uma conversão).

Isto é uma resposta simplificada, para não entrarmos em samplerates e bitrates, pois aí a conversa pode mudar muito e até o mp3 pode ser superior.

lrolo

Citação de: Jose Costa em 04 / Jun / 2009, 04:07
Boas.
È só para acrescentar que o AIFF é um formato da plataforma MAC e o WAV da plataforma PC.

HEHE!!! tiraste-me as palavras dos dedos

Mário Rui

Obrigado a todos pelas informações. A gaivota já vai no ar!