Pinnacle Studio 12: ajuda

Iniciado por Maximnrg, 20 / Ago / 2009, 15:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

Maximnrg

Boas,

Estou a usar o Pinnacle Studio Ultimate 12 mas estou com dificuldade nas configurações finais. Capturei o video da minha Sony TRV-14E sem problemas e editei-o também sem grandes problemas (apesar de alguns breaks/crashes do Studio).
O meu problema é mesmo na criação do filme pois com tanta configuração não sei o que será melhor. Gravei o DVd em Double Layer e em alta definição. Mas o filme aparece num pequeno quadrado no ecrã da minha televisão, ou seja, em vez de ser 16:9 nem 4:3 era... Usei compressão Mpeg4. Alguém me ajuda por favor? Quais as melhores definições finais para o filme? Na parte criar filme o que faço?

José Costa

Boas.
Não que eu saiba sobre o Pinnacle, mas...
- A sua câmera não é um modelo Mini DV e aspect ratio 4:3 ?
- Por "Gravei o DVd em Double Layer e em alta definição", esta alta definição significa HD (ão invés do SD da câmera) ou significa "qualidade de exportação máxima"?
- Se quer dizer HD, o Pinnacle Studio faz o Upscale do sinal SD para o HD?
- E o ponto mais importante: gravou para ler em que equipamento e com que finalidade? Para ler num leitor de DVD convencional e para visionar numa TV como um DVD normal? Se assim é, não pode converter para Mpeg-4 mas sim para Mpeg-2, o padrão do DVD. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Licínio Castro

Bom dia,
em primeiro lugar deves utilizar a unica actualização disponivel para o Studio 12 ou seja a 12.1.

Na configuração final não inventes, escolhe criar disco e nas opções escolhes criar disco -opção DVD ( não HD DVD) e qualidade automática nem há mais por onde optar.

Esta versão é a mais estável da vida do Studio.

Boa sorte 8).

Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Maximnrg

Citação de: Jose Costa em 21 / Ago / 2009, 04:29

- A sua câmera não é um modelo Mini DV e aspect ratio 4:3 ?
- Por "Gravei o DVd em Double Layer e em alta definição", esta alta definição significa HD (ão invés do SD da câmera) ou significa "qualidade de exportação máxima"?
- Se quer dizer HD, o Pinnacle Studio faz o Upscale do sinal SD para o HD?
- E o ponto mais importante: gravou para ler em que equipamento e com que finalidade? Para ler num leitor de DVD convencional e para visionar numa TV como um DVD normal? Se assim é, não pode converter para Mpeg-4 mas sim para Mpeg-2, o padrão do DVD. Boas.

1. A minha câmara é um modelo mini DV e o seu aspect ratio é seleccionável entre 16:9 e 4:3 (selecciono 4:3 ao filmar porque senão no visor a imagem fica muito esticada e pouco visível)

2. Ao fazer o filme escolhi as opções
-Tipo de disco: DVD
-Qualidade do video: óptima qualidade
-Configurações: Criar arquivo: MPEG-4
                       Ajuste prévio: Alta Definição (1280 x 720)
E criei disco (num DVD DL de 8.5 GB)

3. Não faço a mínima ideia se ele faz o upscale ou não (no produto final não fez pois a única coisa que se vê é um video num quadrado mais ou menos pequeno no centro do ecrã em vez de ocupar a televisão toda, televisão essa um LCD Samsung HD Ready)

4. Gravei para ler efectivamente num DVD convencional no referido LCD Samsung HD Ready

Desculpem a ignorância mas é a primeira vez que me deparo com estas questões.
De qualquer forma já compreendi que terei de gravar em MPEG-2 mas as definições do mesmo deverão ser:
-Compatível com DVD (720 x 480)
-HD 720p (1280 x 720)
-HDV2 1080i (1440 x 1080)
-HD 1080i (1920 x 1080)
-Personalizado

A minha questão não é só qual devo utilizar por agora mas qual me permitirá no presente visualizar o DVD em boas condições no equipamento que tenho agora mas também num equipamento de futuro...

Obrigado pela ajuda e aguardo resposta.

Licínio Castro

Ainda não entendi como é apartir de SD (definição normal) escolhes gravar em alta definição...assim tem de dar grelo.

Faz a seleção que indiquei (DVD) e já agora, aconselho que a captura seja feita em qualidade total DV e não em MPEG.

Actualmente utilizo o STUDIO 12.1 para criar DVD´s e garanto que nunca tive nenhum problema. \:D/
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

José Costa

Boas.
Maximnrg (que raio de nome  :lol: ), está encontrada a razão do seu problema. O DV tem um tamanho de 720 x 576 (em se tratando do PAL, sistema português). Se faz uma gravação para um DVD e "diz" ão software para gravar com um tamanho de 1280 x 720, 1440 x 1080 ou 1920 x 1080, o que o software vai fazer é pegar na sua imagem DV de 720 x 576 e encaixar dentro da imagem maior que ele vai gravar no DVD. O resultado é a imagem DV surgir numa "janela" muito mais pequena que o tamanho da imagem do televisor. Surge a imagem DV rodeáda por uma área preta, que significa ausência de sinal video para a poder ocupar.

Para poder visionar a sua imagem DV em toda a área do Televisor, seria necessário que o software fizesse um upscale á sua imagem DV aquando da compressão ou edição, algo parecido com uma ampliação que se faz com o papel numa fotocopiadora. Existe software que faz esse processo, desconheço se o Pinnacle é um deles. De qualquer das formas, a qualidade da imagem diminui um pouco, porque se está a fazer uma ampliação da mesma. E isto sem contar com a alteração do aspect ratio da mesma, que passa de 4:3 para 16:9.

Para resolver o seu problema, aconselho a seguir a indicação do Licinio Castro, pois sendo ele utilizador do software com certeza o conhecerá melhor. No entanto, uma observação: se as opçôes que lhe surgem para gravação do DVD são apenas as que você menciona, não aconselho a escolha da opção "Compatível com DVD (720 x 480)", pois a imagem que vai obter será distorcida.

720 x 480 é o padrão do DVD mas para o mercádo americano (NTSC). Deverá optar antes pela opção "Personalizado" e ai escolher o tamanho de 720 x 576. Como não conheço o software, não sei que outras opçôes lhe irão surgir dentro desse menú.

Quanto ão futuro... ele está em constante evolução. No passado o Betamax e VHS, presentemente o DVD, dizem alguns que no futuro será o Blu-ray, se bem que eu não acredite muito nisso, mas o futuro o dirá. Portanto, não á como prever o formato que existirá no futuro. Possivelmente será a 3D e por holograma. A melhor forma que tem de preservar as suas imagens para um futuro será gravar neste momento em DVD e guardar os originais o melhor possivel, ou então, guardar os ficheiros que digitalizou. E aqui faço (ou dou) um conselho: não caia na asneira de apagar as gravaçôes que tem. A tecnologia está sempre a evoluir e os seus gostos também. Hoje o DVD que gravar pode estar fenomenal, mas daqui a 5 anos poderá pensar um pouco diferente. Aquele efeito em tal sitio afinal não fica assim tão bem. Se tiver as gravaçôes originais ou a digitalização delas, integrais, poderá facilmente alterar sem perder a qualidade existente. Se não tiver as gravaçôes, tem de se contentar com o que tem. Se tiver em conta que o DVD é um formato que elimina informação do sinal original, e que a tecnologia não pára, possivelmente no futuro terá ão seu dispôr um formato que aproveita na integra a informação contida nas suas gravaçôes, ão invês de só aproveitar parte dela (a da informação) como acontece actualmente. Obterá sempre uma melhor qualidade passando as suas gravaçôes originais para o formato do futuro, do que passando do DVD para o tal formato do futuro que não se sabe qual é. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Maximnrg

Boas,
Desde já muito obrigado por todas as excelentes explicações que até um nabo como eu percebi  :-({|=.
Já percebi que o erro que cometi foi na captura e não na gravação de video. Isto porque capturei em MPEG em vez de DVI. Utilizei novos parâmetros na gravação e deu grelo novamente.
Estou a fazer a captura de novo, desta feita em DVI para depois então gravar como deve ser.
Mais uma coisa: se há tão pouca gente a utilizar Pinnacle Studio então qual o programa melhor? e melhor em quê?

Cumps

Offtopic: Maximnrg é um nick como qualquer outro, surgiu de um artista de uma banda chamado Maxim e da minha energia (Maximenergia=Maximnrg).

José Costa

Boas.
Algumas observaçôes:
- "Maximnrg é um nick como qualquer outro"
Efectivamente assim é, eu é que gosto de tratar as pessoas pelo seu próprio nome. Com a minha observação não tive como intenção criticar ou ofender. Mas creio que entendeu isso.

- "Já percebi que o erro que cometi foi na captura e não na gravação de video"
Pelo que escreve nos posts anteriores, o erro foi ão contrário: foi na conversão do video para a gravação. Não via a imagem em tamanho normal no monitor do Pinnacle?

- "Estou a fazer a captura de novo, desta feita em DVI"
Não é DVI, mas sim DV. DVI é um tipo de ligação utilizado em informática, DV é um formato de video.

Boas.

Carla

Boa tarde,

Eu uso o Pinnacle Ultimate e uso no formato de captura para uma camera equivalente à sua, a opçao DV qualidade total e no Criar Filme, selecciono DVD Óptima qualidade.