Actualizar software ou hardware

Iniciado por Filipe Araújo, 08 / Mar / 2010, 15:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Boa tarde, o meu nome é Filipe sou fotografo na área dos BBC e sou novo aqui no fórum, e as minhas dúvidas assentam no seguinte:

Acerca de 4 anos atrás, numa cíclica actualização profissional investi numa Sony 250 p, uma estação de edição HP com Adobe Premiere Pro com uma placa Matrox RTX 100 e finalização em DVD no Sonic DVD IT e a qualidade final do meu trabalho agradava-me imenso.

Com a invenção e massificação dos LCD sinto que tudo mudou. Isto porque quando visiono o filme num LCD através do leitor de DVD o grão, principalmente em arrastamentos, deixa-me bastante desiludido.

As questões que faço são as seguintes:

Estarei a fazer algo mal?

Será que cheguei a um ponto sem retorno, onde o único caminho é investir numa câmara hd?

Aguardo por um computador Imac de 24" usado e com a suite CS4 da Adobe, acreditam que a solução passará por aí? Ou terei de ter um outro computador com uma placa de vídeo dedicada a exemplo da Matrox que tenho?

Se sim, qual a extensão de vídeo que terei de exportar para evitar perda de qualidade?

Acreditam ser possível entregar em DVD ou só será possível em Blue-ray?

Caso tenha de entregar a um cliente o ficheiro num media center quais os parâmetros e extensões a usar?

Outra questão (sei que estou a abusar), consideram que a câmara da Canon XHA1 é uma boa opção para vídeos BBC ou consideram outras melhores opções?

Admito que são imensas questões, já tentei por outros caminhos, mas sinto que só perdi tempo, incluindo com colegas de profissão, onde apenas me dão respostas evasivas ou porque querem guardar segredo ou porque tem a mesma ignorância que eu, mas não a querem admitir.
Se há coisa que me orgulho é nunca ter escondido a um colega com o que trabalho ou como o faço. Acredito que ganhamos mais a partilhar do que a esconder.
Existe excesso de informação mas pouca coerência, e nas lojas de especialidade quando se faz uma questão técnica, sinto que sou um cordeiro a entrar na toca de um lobo e a lhe dar o argumento perfeito para que possam abusar de mim. Estou cansado de comprar coisas que não preciso ou de pagar demais por produtos que são muito mais do que aquilo que preciso.

Assim lembrei-me de recorrer a este fórum. Senti respostas bem argumentadas e com bastante imparcialidade e honestamente é só isso que procuro como tento responder a que me questiona sobre o que quer que seja. Acredito que este meu problema é o problema de uma boa parte de fotógrafos deste país, perante as alterações de mercado e que as respostas a estas questões tanto darão para mim como para outros como eu.

Assim resta-me aguardar e agradecer caso alguém que ultrapassou estes mesmos obstáculos possa partilhar seus resultados. Um bem-haja a um espaço como este. Filipe. 

Pedro Rocha

Filipe, desde já bem vindo!!

É verdade que muita coisa mudou desde à 4 anos atrás, mas tem de fazer uma séria análise antes de se atirar de cabeça para qualquer compra. Podemos começar com alguma perguntas:

- Já rentabilizou o equipamento?
- A actualização vai neste momento trazer algum beneficio extra?
- Os seus clientes pedem essa actualização?

Posso dizer que devo ter sido dos primeiros a fazer casamentos em HD com uma Sony Z1E, e na altura ainda não havia grande procura (isto em 2006), mas precisava de actualizar o equipamento e pensei, porque não? Não os entregava em HD, porque não havia um eficiente suporte de distribuição como existe hoje em dia com o Blu-ray, mas gravava em HD, havendo grandes vantagens na edição e na qualidade final do trabalho (mesmo em DVD).

Por isso tem de fazer estas perguntas a si próprio, mas posso responder brevemente a algumas questões colocadas.

CitaçãoEstarei a fazer algo mal?
Não, é natural porque um LCD HD tem resoluções de 1280x720 e 1920x1080, o PAL DV só possui 720x576, o resto dos pixeis e linhas têm de ser preenchidos com alguma coisa, RUIDO, o tal grão que não era visível num televisor CRT convencional. Alguns LCD conseguem fazer bom upscaling, mas não há milagres.

CitaçãoSerá que cheguei a um ponto sem retorno, onde o único caminho é investir numa câmara hd?
Mais cedo ou mais tarde vai ter de ser, isso só o Filipe pode avaliar com base nas questões que escrevi. O processo é o mesmo quando se evolui do S-VHS/Hi8 para o DV, na altura lembro-me que foi uma autêntica revolução na qualidade.

CitaçãoAguardo por um computador Imac de 24" usado e com a suite CS4 da Adobe, acreditam que a solução passará por aí? Ou terei de ter um outro computador com uma placa de vídeo dedicada a exemplo da Matrox que tenho?
O software não tem uma directa influência na qualidade final, a diferença entre os software edição varia no método de trabalho e ferramentas disponíveis para fazer isto ou aquilo de maneira mais rápida e eficaz. Produzir um trabalho completo em DV no Premiere Pro ou CS4 não existe diferença na qualidade, já em HD a conversa é outra.

CitaçãoAcreditam ser possível entregar em DVD ou só será possível em Blue-ray?
Apesar de alguns software de authoring permitirem gravar estrutura Blu-ray em DVD este está limitado aos 8,5GB do DVD dual-layer, basicamente só conseguiria gravar perto de 30m em video HD a 25Mbps (bitrate do blu-ray em MPEG-2). E gravar video SD PAL em Blu-ray não vai melhorar a qualidade em nada.

CitaçãoCaso tenha de entregar a um cliente o ficheiro num media center quais os parâmetros e extensões a usar?
Pode entregar no mais popular MPEG-4/h.264 a 16Mbps para o formato 1080/50i. Até já o Windows 7 consegue reproduzir ficheiros MPEG-4 com suavidade.
Citação
Outra questão (sei que estou a abusar), consideram que a câmara da Canon XHA1 é uma boa opção para vídeos BBC ou consideram outras melhores opções?
Sim, apesar de haver outras soluções no mercado. A camcorder referida só trabalha em cassete mini-DV, eu acho que nesta altura apostaria numa solução híbrida (cassete + memória) ou só memória.

Filipe, analise as questões que coloquei e volte cá para mais um dedo de conversa...  :wink:
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Filipe Araújo

Muito obrigado Sr. Pedro Rocha,

Respostas directas, claras, com conteúdo e experiencia própria.
(Um regalo para os olhos)

Se me permite abusar sobre as questões que me convidou a fazer,

- Já rentabilizou o equipamento?

Creio que o meu exemplo é um exemplo com características nacionais, ou seja, quem me procura acima de tudo é como serviço de fotografia e que desejam também o filme do casamento. Caso eu não tenha uma solução para o vídeo corro o risco de perder o trabalho da fotografia. Se somar-mos o investimento em câmara, computadores, tripés, cassetes, gastos com pessoal, etc ....
Não tive grande lucro mas admito que não tive prejuízo.
O facto de assegurar o vídeo bem como o seu controle de qualidade tornou-se numa mais valia na fotografia.
Quando coloco a fotografia como prioridade, não significa que descuido o vídeo, na verdade só na edição invisto entre uma semana e dez dia na sua concepção por cada trabalho e tento a edição actual supere sempre a anterior.

- A actualização vai neste momento trazer algum beneficio extra?

Acredito que sim, quando saltei do VHS para DVD não só assegurei a minha actividade no ramo bem como tive um incremento de trabalho.
Além de me aumentar o orgulho profissional.
Não posso descuidar do facto da massificação dos LCD e que é um problema que não tinha no passado e que acho que é incontornável.

- Os seus clientes pedem essa actualização?

Ainda não pediram, mas acredito que será uma questão de rotina dentro em breve.
Quando houve a revolução dos álbuns analógicos para os digitais e que implicou a compra de novas máquinas, lentes, computadores, formação, etc.
No início parecia um mal necessário mas cedo se tornou uma janela de oportunidades. Hoje olho para trás e acredito que segui o caminho certo e hoje sinto que tenho de seguir de novo o mesmo caminho.

Se me for possível deixava-lhe mais algumas questões.

Comprei no ano passado uma câmara Canon HV-20, trata-se de uma câmara para o segmento domestico e que faz o Full-hd, no momento em que liguei a câmara pela primeira vez a um LCD e por um cabo HDMI fiquei maravilhado. A qualidade da imagem daquela câmara de 750 € batia a minha Sony 250 p de 7 500 €.
Foi aí que percebi que o mundo tinha mudado (mundo do vídeo).
Digo isto por o seguinte, esta câmara grava em cassete de mini-dv, acredita que as novas câmaras que gravam em ficheiro tem a mesma qualidade. Digo isto também porque na altura assisti ao visionamento de uma câmara que gravava em disco e que nas suas imagens era visível e em muito o grão principalmente em arrastamentos.
Pode-me recomendar uma câmara profissional (Preferia que a escolha recaísse sobre Canon ou Sony e que o seu valor rondasse os 4 000€)?

Por norma os filmes de casamentos que entrego rondam 1 hora e 10 minutos, sugeriu-me que:

Pode entregar no mais popular MPEG-4/h.264 a 16Mbps para o formato 1080/50i.

Isto deverá ser entregue em disco de DVD, para reprodutores casseiros de dvd ou deverá ser entregue em Disco de Media Center?
Digo isto porque nunca consegui visionar um filme meu num DMC,
Actualmente tenho um Iomega, será disso?

Sobre o Imac, acha uma boa opção para edição? Preocupa-me o facto de não incluir gravador de Blue-ray.

Sinto que estou a abusar do seu tempo, ainda que não responda a estas questões desde já deixo o meu mais sincero agradecimento pelas respostas anteriores. O meu muito obrigado. Filipe.

Gustavo da Luz

Olá Filipe.

Não estás a fazer nada de errado, apenas o LCD está a mostrar a qualidade inferior da 250p, atenção, depende do LCD, se vires imagens SD broadcast nem notas diferença, aliás, por vezes parece melhor do que uma HDV.
Agora nos programas, ha diferenças entre Premiere e FinalCut, não só em métodos de trabalho mas também na maneira como eles codificam os vídeos. Mac é uma boa opção para editar e blue-ray externo complementa o imac. :)

Filipe Araújo

Boa tarde Cineguz, grato pela ajuda e por o seu tempo.

Aproveito para lhe perguntar acha que o IMAC de 24" é uma boa opção?

Quando fala sobre broadcast sd, é uma forma de edição?

Acredita que se eu deixar o Adobe premiere para Final Cut, terei melhor nitidez final?

Mais uma vez grato pelo seu tempo.

Gustavo da Luz

Mac é sempre boa opção... :) comecei pelos PC, mas quando mudei para MAC PRO 8 core, nunca mais foi a mesma coisa... :-D

Se compararmos uma câmara SD doméstica com uma SD estúdio(broadcast), a imagem não tem nada haver, mesmo ambas serem SD.  :wink:

Eu uso FinalCutPro HD mas penso que o CS4 não será má opção.

:)

Filipe Araújo

Muito obrigado, por responder ás minhas dúvidas. Grato Filipe.

José Costa

Boas.
Subscrevo a resposta dada pelo Pedro Rocha e agradou-me o facto de ele ter começado pelas 3 perguntas que considero mais importantes para quem trabalha neste meio.

Algumas observaçôes/opiniôes:

MAC vs PC - Passivel de paixôes, mas um não é superior nem inferior ão outro. Já foi, mas não é mais. SO diferentes, softwares diferentes, hardware diferente. Em função do que quer fazer e com o que quer fazer, deve escolher a plataforma que entende-se ser a melhor para o trabalho. As pessoas devem pôr o marketing de lado e olhar mais para as caracteristicas dos equipamentos e softwares.

iMac - O iMac considero ser um computador bastante limitado na expansibilidade. Discos, gráfica, processador, monitores, ... É quase como um portátil, mas de grandes dimensôes. Se preza o futuro, e se quer mesmo um Mac, julgo ser um Mac Pro bastante mais apropriado. Mas de qualquer das formas, e pelo que disse da sua actividade, acredito que fica muito bem servido com um PC, com os componentes certos, mas um PC. Não desses PCs que se vendem nos continentes.

Nitidez - A nitidez da imagem nada tem a ver com o software, seja ele Mac ou PC. Depende apenas da câmera e do codec utilizado. Alguns softwares é que podem depois permitir alguns ajustes melhores para a "correção" do video. Mudar de Premiere para Final Cut não lhe vai melhorar a qualidade de imagem por si só.

HD vs SD - O salto dado do VHS para o DVD não tem comparação com o actual SD para HD. Já escrevi muito por aqui sobre o que penso da passagem do SD para o HD. A passagem será enibitavel, mas ainda considero cedo demais. As pessoas não têm Blu-ray, não pedem Blu-ray, e não sabem ver TV. A transmissão televisiva é 4:3 mas vêm em 16:9 apesar dos LCDs permitirem comutar para 4:3 (barras laterais), Além do mais, estam-se borrifando para a qualidade. È triste, mas é um facto. Querem é ver o boneco. Mas fazendo uma pesquisa por aqui, vai encontrar muitos tópicos em que está lá expressa a minha opinião sobre este assunto.

HDMI - Na grande maioria das câmeras, mesmo nas de consumo, ligar por HDMI permite obter uma imagem sem compressão, o que não se verifica depois de gravado em cassete ou cartão. A gravação faz "actuar" a compressão, a ligação directa da câmera ão LCD não. É por isso que em alguns estúdios e productoras utilizam a ligação por HDMI, em câmeras de consumo que não têm saida HD-SDI.

Para finalizar, e apenas a minha opinião baseáda em 15 anos de actividade, HD é muito bom, muito bonito, uma boa opção, mas para quem vai começar do zero, não para quem já tem equipamento em SD. HD muito bom para quem pode cobrar um valor justo ão cliente, não para quem vai sobrevivendo neste meio, como parece ser o seu caso (e não veja nisto nenhum segundo sentido. A grande maioria dos que actuam neste mercado não vive, mas sobrevive derivado a uma série de factores. É a lei da selva que impera neste momento). As pessoas não querem pagar o justo, não têm leitores de Blu-ray. Gravar em HD e converter para SD não é tão visivel (na qualidade de imagem) como do tempo do S-VHS e HI-8 para DV. O investimento em câmera, PC, softwares é elevado, o tempo de conversão HD para SD também é superior... e vai ter sempre que entregar em SD (DVD) ão cliente. Ou isso ou começa a oferecer um leitor Blu-ray ãos clientes ou trabalha para nichos de mercado, possuidores de Blu-ray, PS3 ou mediacenters. É sempre uma opção.

Só mais uma coisa: antes de tomar uma decisão em concreto, e se tiver possibilidade para tal, grave uma panoramica e um tilt em HD, converta para SD e grave num DVD e depois visione num LCD. Compare depois com o que já tem feito em SD e depois tire as suas conclusôes. Talvez tenha alguma surpresa. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa tarde sr. Jose Costa, fico-lhe muito grato por me ter ajudado em algumas questões.

Sem querer abusar, poderia explicar melhor sobre:

Só mais uma coisa: antes de tomar uma decisão em concreto, e se tiver possibilidade para tal, grave uma panoramica e um tilt em HD, converta para SD e grave num DVD e depois visione num LCD. Compare depois com o que já tem feito em SD e depois tire as suas conclusôes. Talvez tenha alguma surpresa. Boas.

Segundo percebi deverei fazer isto:

Filmar um arrastamento e um take estático com uma camara HD (tenho uma camara canon HV20 Full-HD que grava em miniDV suponho que sirva).

De seguida editar num programa que suporte video HD (Premiere CS3) e depois exporta-lo para um formato SD (576-720) e grava-lo num DVD.

Creio ser este o procedimento que me aconselha.

Muito obrigado pelo seu tempo. Filipe.

José Costa

Boas.
Não, o que deve fazer, ou o que eu quis dizer foi:
Com uma câmera HD, pode ser a sua Canon, grave uma panorâmica (movimento na horizontal, da direita para a esquerda ou vice-versa) e um tilt (uma "panoramica", mas um movimento vertical, de cima para baixo ou vice-versa), converta ou exporte para DVD (MPEG-2) e visione num LCD. Na mesma altura aproveite para fazer o mesmo com a sua Sony 250, SD portanto, e grave também um DVD. Pode gravar os quatro clips no mesmo DVD. Compare as diferenças. Não me refiro á qualidade de imagem, pois sendo câmeras diferentes seria uma comparação desigual, mas refiro-me ão "arrastamento". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa noite sr. Jose Costa, mais uma vez grato pelo seu tempo e experiencia.

Seguirei sua sugestão. Mais uma vez obrigado.

José Costa

Boas.
Respeito é bonito e eu gosto, mas pode retirar o Sr. que não levo a mal.  :lol: Até porque não sou assim tão velho. Boas.

Filipe Araújo

Bom dia a todos,

nos meus passeios pela internet tenho-me deparado cada vez mais com videos, promocionais ou não, de BBC realizados por maquinas fotograficas na sua maioria Canon, alguns dos trabalhos que vi a exemplo do site Vimeo são simplesmente magnificos e feitos por quem aparente percebe imenso sobre o assunto.

As perguntas que coloco são as seguintes:

È possível filmar 3h de video, que é o valor aproximado que filmo em meus casamentos, com uma máquina fotografia a exemplo das canon 5d e 7d, ou será que estes clipes são apartes onde o uso de maquina fotografica é uma mais valia pelos seus parametros?

Cada take é um ficheiro, criando assim centenas ao longo de um dia?

Será que o mundo do vídeo esta a mudar e a Canon está a marcar a diferença. Eu tenho um Nikon d-90 e os videos que produz mesmo com lentes 2.8 em nada se aproximam dos feitas pela Canon. Será que a Canon a dotar as camaras com o knowhow que tem frente á nikon no que diz respeito ao feito fará uma revolução do caminho do video até então?

Atentamente: Filipe Araújo.

Nuno S. Ferreira

Comprei recentemente uma outra câmara de vídeo e tive exactamente a mesma dúvida que está a ter, relativamente às VDSLR, no entanto acabei por optar, pela mesma que referiu num post anterior a Canon XH A1s. A qualidade das VDSLR é sem dúvida deslumbrante, principalmente em condições de baixa luz, e foi isso que me criou imensas dívidas, no entanto, há algumas situações que tem de ter em conta, pelo menos mas máquinas que referiu (5D e 7D).
1- O som - tem de arranjar uma forma de captar o som já que os micros das câmaras de nada servem, e posteriormente sincronizar com o vídeo em pós produção.
2- O tempo de gravação - Se não me engano o máximo que consegue gravar de cada vez são 12 minutos (4gb). Penso que pode gravar mais do que um ficheiro (clip) no mesmo cartão, mas cada um tem um máximo de 12 minutos.
3- A focagem é toda manual, e quando se trabalha com profundidades de campo reduzidas como 2.8 não é nada fácil manter os assuntos em foco, principalmente quando estão em movimento, mas isso com a experiência vai lá.
4-O ecrã da máquina é fixo, não dá para ajustar como as câmaras de vídeo, o que para alguns planos não é nada prático.
5- A autonomia da bateria, que em modo de gravação, pelo que tenho lido, deve rondar 1 hora.
6- Rolling Shuter - Se bem que isso também exista em algumas câmaras de vídeo, a que mencionou anteriormente (Canon XH A1s) não "sofre" desse problema.
7- Filmar com estas máquinas à mão sem qualquer tipo de suporte é para esquecer.

Entre outras coisas.
Ou seja. À compra da máquina e lentes, há acessórios que são quase essenciais e que vai aumentar substancialmente o investimento.
Mas o que referi não considero como desvantagens, contudo, para mim, após analisar todos os prós e contras, achei que neste momento, a melhor opção passava por uma máquina de vídeo dedicada. No entanto, continuo a reconhecer que a qualidade da imagem dessas máquinas é simplesmente deslumbrante.

Cabe-lhe a si analisar todas as situações e ver a que melhor se adapta para o que pretende.
Pode ser que o Luís Rolo diga alguma coisa, já que ele tem utilizado essas máquinas exactamente para o mesmo tipo de trabalhos.

Entretanto pode dar uma vista de olhos neste tópico, pois apesar do título não referir isso, o assunto das VDSLR foi abordado na altura em que tive as mesmas dúvidas  http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,2543.0/

Filipe Araújo

Boa tarde, Sr. Nuno S. Ferreira,

Antes de mais grato pela sua ajuda e pelo bom conteúdo da sua resposta.

A razão que antecede esta minha pergunta prende-se com o facto de neste momento fazer uma analise consciente ás minhas respostas de mercado no ramo dos BBC. E onde me questiono sobre se não deverei me actualizar e por onde seguir.

Parte desse caminho passa pelo investimento em uma câmara de vídeo, pondo de parte a minha Sony 250 P e partir para o HD.

As minhas inclinações recaem sobre:

Sony – HVR-Z5 - por 4 799 € (Devido ao preço teria de se justificar)

http://www.pixmania.com/pt/pt/1777283/art/sony/camara-de-video-digital-p.html

Sony HDR-FX1000 por 3 051 €

http://www.pixmania.com/pt/pt/1910419/art/sony/camara-de-video-minidv-de.html

Canon XHA1S por 3499€

http://www.pixmania.com/pt/pt/2661075/art/canon/camara-de-video-alta-defi.html

Na medida que tem uma das minhas opções qual o seu veredicto sobre a câmara.

Um colega meu e também operador de câmara tinha uma, e a única coisa de que se queixava era do comportamento com a  ausência de luz.

Assim pergunto-lhe a sua opinião e se fosse hoje para um orçamento entre 3000 a 4000€ o que aconselha.

Já agora e se não for de mais: caso a sua area seja BBC, como entrega os seus trabalhos em DVD ou Blue Ray?

Grato pela sua resposta anterior. Filipe.