Discos rigidos para video HD

Iniciado por José Costa, 09 / Mar / 2010, 06:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Viva,

Tem toda a razão, amigo Costa. Falhou-me essa questão, mas também não é necessário bater-me tanto! LOL

O WD tem apenas 16Mb de cache contra 32Mb do F3, pelo que presumi (erradamente, talvez...) que por esse motivo o primeiro é mais lento. É também o meu disco mais antigo (relevante, ou não...).

Mais uma vez, obrigado pela sua preciosa ajuda.

José Costa

Boas.
Não foi com essa intenção, eu é que não tenho muito jeito para diplomacia escrita.

Quanto à cache 16 vs. 32, não é a cache que determina o desempenho do disco. Uma cache maior permite que o acesso aos dados seja mais rápido, mas só com ficheiros pequenos. Por exemplo, a escrita/leitura de pequenos DOC é beneficiada com uma cache de disco maior, mas com fotografias, videos e outro tipo de ficheiros grandes, o tamanho da cache é irrelevante. Cache maior é mais operação de marketing por parte dos fabricantes, porque na prática não tem assim tanta importância. A não ser que tenha outra informação que confirme o disco ser efectivamente muito mais lento, o conselho mantem-se. Só se lidar na maioria das vezes com ficheiros pequenos é que uma cache maior será preferivel. Como não é o seu caso...

Uma observação: o disco Samsung 1TB F3 é um disco bom e relativamente rápido, e até é provável que seja um pouco mais rápido que o WD 250 SataII. Poderia utilizá-lo (o Samsung 1TB F3) para o SO e programas, mas aí acabaria por ter uma perda de desempenho, pois o SO e programas tem sempre prioridade na gravação/leitura dos dados, em relação a tudo o resto. Na prática significa que, e segundo a ordem de discos que aconselhei, o SO e programas pode estar a ler/gravar no WD 250 SataII e ao mesmo tempo pode ler/gravar no Samsung 1TB F3. Se utilizar o Samsung 1TB F3 para o SO e programas, teria de abdicar do espaço em disco para obter o mesmo efeito, e suponho que você não está disposto a tal, correcto? Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus

Absolutamente esclarecido!

Muito obrigado por me ajudar a compreender a dinâmica da "coisa".

Um abraço.