Formação de Video - Ajuda

Iniciado por vdanboy, 09 / Mar / 2010, 16:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

vdanboy

ora viva,

É o meu primeiro tópico e, como tal, antes de mais, queria cumprimentar os administradores do fórum, e todos os participantes nesta comunidade de aficionados por esta actividade tão ingratamente tratada, mas tão fascinante!!

A razão pela qual  resolvi "postar" deve-se ao facto de ter sido contratado para ministrar uma formação de vídeo e preciso de ajuda. É a primeira vez que vou dar formação de vídeo e sinto-me um bocadinho "perdido" na elaboração dos planos de sessão.

A formação tem a duração de 25 horas, e pretende dar uma ideia geral da concepção do vídeo, desde a captura das imagens, à autoria de dvd, passando, claro está, pela edição.

O público alvo são os funcionários de uma loja de fotografia, que já têm algumas noções práticas de vídeo, mas que lhes falta a fundamentação teórica. Por exemplo, sabem que têm que "bater os brancos", mas não sabem o que é um "balanceamento de brancos" e para que serve.

Para já, estou a planear a operação de câmara e pretendo abordar conceitos como:
- fundamentos do vídeo dv;
- fundamentos de vídeo HDV;
- profundidade de campo;
- abertura de diaframa;
- temperatura de cor / balanceamento de brancos;
- gravação em contra - luz;
- escala de planos;
- movimentos de câmara

De momento, não me estou a lembrar de nada mais nada revelante. Serve, portanto, este email para pedir mais sugestões sobre o que posso abordar relativamente à operação de câmara para além do referido em cima.

Precisava, igualmente, de material bibliográfico, ou referencias web para construir o manual de sessão, e para recordar conhecimentos esquecidos. Será que me poderá dar sugestões...?

Mais uma vez peço imensas desculpas pelo "atrevimento", mas tenho tido muitas dificuldades na construção do programa formativo, e encontrei no professor

Sem mais, e até breve,

Vítor

ps.: eu já tinha tentado postar esta mensagem, mas não a encontro, como tal, peço desculpas se fui repetitivo, mas ainda sinto algumas dificuldades em perceber a organização do fórum.

José Costa

Boas.
Citado: "sugestões sobre o que posso abordar relativamente à operação de câmara"

- Composição e enquadramento
- Campo e contra-campo
- Planos de corte
- Planos sequência, picados e contrapicados
- Concordância entre os planos
- Iluminação
- Técnicas de captura de som
- Timing
- ............

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

vdanboy

Ora viva, caro José Costa,

queria agradecer-lhe a atenção que deu ao meu tópico, e a sua resposta muito pertinente e útil que, de certo, me irá ajudar na planificação das sessões.

Já  agora, relativamente ao contra-luz, que a entidade que me contratou me pediu especial atenção para abordar, quais são as melhores técnicas para combater os resultados desagradáveis, Nomeadamente na entrada das igrejas...? 

Pessoalmente, costumo fazer uma série de cortes dramáticos, de forma a dar a ideia de entrada dos noivos, evitando virar a câmara contra a luz. No entanto, os noivos nem sempre compreendem o porque das interrupções para os vários takes, o que torna a técnica desagradável no momento.

Noutras situações, também costumo fazer contra-picados desviando a câmara da fonte de luz, diminuindo esse efeito, mas nem sempre dá. Para além de haver noivos com traços fisionómicos desagradáveis (nariz grandes, barrigas proeminentes, etc) que se acentuam neste tipo de planos.

Gravar lateralmente também é uma opção válida, mas a nível de composição o plano perde algum interesse, e ainda por cima, os convidados têm tendência a por-se à frente.     

Já vi trabalhos onde só começam a filmar os noivos a partir do meio da igreja, mas aí há a reclamação dos noivos: "e então a entrada"?!

Há também a hipótese de aumentarmos a abertura do diafragma, "estoirando com o exterior", no entanto as câmaras que a entidade usa (sony dvcam dsr 200) não têm grande resposta para essa situação, ou então na experiência que já tive com ela não aproveitei todas as suas potencialidades...(?)

Sem haver a hipótese da colocação de projectores, qual é a técnica que habitualmente usam, e que aconselham a usar...? Conhecem mais técnicas para além das que enumerei?

Iria, também, reforçar o pedido para quem conhecer bibliografia ou referências web relacionados com os principios básicos do vídeo que fizesse de me indicar.

Muito obrigado pela atenção,

Vítor

José Costa

Boas.
Como costumo dizer, impossiveis ainda se fazem mas milagres não!
O video não tem latitude suficiente para expôr correctamente os noivos na entrada na igreja com uma forte luz natural por trás. O ideal seria noivos e fundo devidamente expôstos. A solução seria um projector de 5 KW... mas como é impraticável neste tipo de reportagens...

Á que fazer uma opção. Pessoalmente prefiro expôr correctamente os noivos. Como surge um "halo" por trás dos mesmos, pode-se fechar um ponto nos diafragmas e ir corrigindo com a aproximação dos mesmos ão altar. A entrada do noivo pode ser feita lateralmente, pois por norma os convidados ainda estão todos na rua e a igreja vazia. A entrada da noiva é mais problemática e obrigatória. Colocar o noivo num canto no enquadramento, focado, e com a noiva ão fundo da entrada ligeiramente desfocada ajuda a disfarçar a sobre exposição do fundo. Com a aproximação dela ão altar, desfoca-se o noivo e foca-se a noiva (amorcê).

Creio ter entendido o que quis dizer por "cortes dramáticos". E se entendi correctamente, este "estilo" momentâneo corre sérios riscos de não ser entendido pela maioria das pessoas, como aliás refere. A mensagem que estamos a querer transmitir pode não ser entendida pelas pessoas. Pelo que á que ajudar. Um exemplo: se começar um filme pelo preto e branco, algumas pessoas podem pensar que á algo de errádo com a imagem. Mais á frente até podem entender que é assim mesmo, que foi uma opção artistica do editor, mas mesmo assim podem ficar um pouco confusas, porque é que não existe côr. Mas se acrescentar no inicio das imagens o barulho de um projector de cinema, que pode substituir uns segundos depois pela música pretendida, então ninguém terá dúvidas de qual a mensagem, o porquê do preto e branco.

Quanto a literatura, existe muita mas básicamente em inglês e não propriamente para "iniciados", como os funcionários da loja. Creio que pretendia em português. Assim, veja estes sites:

Televisão
Iluminação

Não é grande coisa, mas é o que neste momento tenho á mão. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

vdanboy

Ora viva,

Muito obrigado pelas sugestões. Gostei particularmente das mudanças de foco. Coisas tão simples, mas em que nunca tínhamos pensado. Por isso, por muitos manuais que possamos ler, nada melhor que a troca de experiências entre pessoas.

Relativamente aos links, são bastante interessantes para o objectivo que pretendo. De qualquer forma, se souberem mais em Inglês, Francês, ou Espanhol também podem enviar, visto que tenho algumas facilidades nas referidas línguas. Não só para a formação, mas também para a minha evolução pessoal. Afinal, o conhecimento é a melhor riqueza dos nossos tempos.

Bem hajam,
Vítor