Tempos de conversão

Iniciado por José Costa, 18 / Mar / 2010, 19:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Derivado a algumas pesquisas e estudos que me encontro a fazer, gostaria de pedir a ajuda dos membros deste fórum. Gostaria que me respondessem a algumas perguntas, sendo as mesmas destinadas a todos quantos já editaram em HD e depois gravaram em Blu-ray ou DVD. Na net abundam muitos reviews a processadores, mas não respondem directamente ão que quero saber. Assim, cá vão as perguntas:

1 - Processador utilizado
2 - Quantidade de RAM
3 - Tipo de formato video (HDV, AVCHD, ProRES, etc)
4 - Duração total do video
5 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para Blu-ray
6 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para DVD

Obs. o tempo de rendering dos ficheiros por força da utilização de efeitos e outros não deve entrar na equação. Ou seja, imaginem que fazem um export do video (para o mesmo formato de captura) e depois procedem á conversão para Blu-ray e DVD. Só quero saber do tempo de conversão, pois como sabem, quantos mais efeitos, correçôes de côr e outros o video tiver, mais tempo vai demorar a fazer o rendering.

Gostaria que as respostas fossem o mais sinceras possiveis, pois senão não servem para nada. Obrigádo desde já. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Vou ser sincero... O método de trabalho que estás a descrever não é o que uso, porque é perca de tempo. Eu rendo o ficheiro M2V (Blu-ray) para authoring directamente da timeline sem ter de render os efeitos e transições primeiro para por exemplo o formato HDV, esses são rendidos quando faço a exportação para Blu-ray ou DVD, perderia qualidade pois iria ter duas gerações, não é grave mas para quê ter duas gerações se posso só ter uma e mais rápido. Mas também vai depender do tipo projecto, se for um video com muitos efeitos pesados e composição, ai sim justifica render um master HDV e render para Blu-ray e DVD a partir desse master porque teria de render esses efeitos duas vezes.
Mas vou fazer das duas maneiras e presumo que seja um projecto sem menus. O rendering do audio é dispensado nestes testes.

Neste exemplo vou render os ficheiros directamente da timeline, video sem qualquer tipo de efeitos ou transições, o M2V do Blu-ray é codificado a 25Mbps CBR e o MPG do DVD a 9/7/2Kbps VBR dual-pass.

1 - Processador utilizado - Intel i7 860 2,80GHz
2 - Quantidade de RAM - 4GB
3 - Tipo de formato video - HDV 1080/25i
4 - Duração total do video - 7m00s
5 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para Blu-ray - 2m19s
6 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para DVD - 4m14s

Portanto para um video de 7m o tempo de exportação total para ambos directamente da timeline dá 6m33s

Agora vou render o para um ficheiro Master HDV 1080/25i e depois para os formatos M2V (Blu-ray) e MPG (DVD)
1 - Processador utilizado - Intel i7 860 2,80GHz
2 - Quantidade de RAM - 4GB
3 - Tipo de formato video - HDV 1080/25i
4 - Duração total do video - 7m00s
5 - Tempo necessário para render um Master HDV - 1m53s
6 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para Blu-ray - 2m27s
7 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para DVD - 4m17s

Neste caso rendi o projecto para um ficheiro Master HDV e depois para os respectivos Blu-ray e DVD, e para os mesmos 7m de video o tempo total deu 8m37s. Para além dos renderings terem durado mais tempo ainda tivemos que render previamente o Master HDV, que compensa no caso de usarmos muitos efeitos e composição, mas para corte e cola, não.

Espero que seja este tipo de teste que pretendias, depois faço com ficheiros h.264 a 24Mbps de uma NXCAM. Teste realizado no Sony Vegas Pro 9.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Obrigado por responderes, Pedro Rocha. Tinha como intenção as minhas perguntas não significarem "trabalho" para os Users, mas já vi que não é muito viável o procedimento que optei. De maneira que vou reformular o método. Quanto tempo é necessário para converter uma hora de video HD para Blu-ray e DVD, sendo que o video não tem qualquer "efeito" ou tratamento, sem menús, nada. Conforme é capturado é convertido. Queria o tempo real (o tempo que demora mesmo a converter) e não o tempo indicado pelo software. Mas se não fôr possivel, pode ser mesmo o do software. Fica então assim as perguntas:

1 - Processador utilizado
2 - Quantidade de RAM
3 - Tipo de formato video existente na Timeline ou captura (HDV, AVCHD, ProRES, etc)
4 - Tempo real ou o tempo indicado pelo software
5 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para Blu-ray
6 - Tempo necessário para converter (authoring) o video para DVD

Agradeço novamente todas as possiveis respostas. E Pedro Rocha, quando puderes então fazer com os AVCHD... e já agora, com os HDV para 1 hora. Obrigádo novamente. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Boas.
No portal deste fórum pode-se ler, e cito: "Um estudo recente, sem qualquer credibilidade, concluiu que o PortugalVideo tem os membros mais tímidos e "feios" de toda a Internet."

Será que se devia alterar para "Um estudo recente, sem qualquer credibilidade, concluiu que o PortugalVideo tem os membros mais tímidos, "feios" e não participativos de toda a Internet."?

Ninguém grava num "formato" qualquer de HD e depois converte para Blu-ray e/ou DVD? Boas.

José Costa

Boas.
Tomo a liberdade de aqui citar uma frase de um User deste fórum, JC Duarte:
"o que se passa na web: a esmagadora maioria dos seus utilizadores parte do princípio que esta serve apenas para seu próprio benefício, sem se preocupar em, para além de consumir os conteúdos disponibilizados, contribuir com algum tipo de conteúdo ou mesmo retribuir o que recebe."

Pessoal, só pedi um minuto do vosso tempo. Não vos pedi em casamento.

- Aonde estão os amadores, iniciados e entusiastas do video, que aqui vêm pedir ajuda, dão como desculpa para não contribuirem o facto de  pouco ou nada saberem, mas que no entanto têm Canons HV40 e similares, gravam em HD e convertem assumidamente para DVD? Têm aqui uma oportunidade de ajudar quem ajuda pede, ajuda essa que está ão vosso alcance e... nada?

- Aonde estão os profissionais, que também aqui vêm colocar as suas dúvidas, que também assumidamente gravam em HD e convertem para DVD, que acabam sempre por ser ajudádos por algum User nas suas dúvidas... também nada?

- Aonde está a tal comunidade audiovisual, só no logotipo do fórum?

São atitudes como estas que fazem com que, quem eventualmente contribua neste fórum, se sinta desmotivado e indisponivel para ajudar quem não gosta de ajudar.

O que é que cada um de vocês, em condiçôes de ajudar, ganhou em não responder? Um minuto do vosso tempo? Acabaram de perder dois minutos só para lerem esta mensagem.

Pensem nisto, na próxima vez que colocarem as vossas dúvidas. Boas.

Paulo David Serra Fernandes

Bom dia, sr. José Costa

Reconheço que a sua indignação e frustração sejam legítimas. Bem que gostaria de o poder ajudar, todavia ainda não gravo em HD em virtude de não ter equipamento para tal.

Por outro lado, compartilho da sua opinião e censuro aqueles que embora o pudessem ajudar não o fazem porque adotam o espírito vigente deste mundo do "primeiro eu" e do "o que é que recebo em troca" e do "venha a mim e os outros que se lixem", mas depois esperam receber ajuda - cambada de hipócritas!!!

Paulo David

Licínio Castro

Ao contrário do que acontece em foruns dos nossos vizinhos espanhois, a nossa participação é realmente muito pobre e infelizmente esta maneira de estar não nos leva a lado nenhum.
Já é altura de deixarmos o laxismo e o comodismo de lado, começar a escrever e a promover a entre ajuda, senão corremos o risco de um dia nos encontrarmos orgulhosamente sós.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Pedro Rocha

Costa,

Desculpa não ter respondido logo, mas tenho andado um pouco afasto por motivos pessoais. Mas estou de volta e logo logo vou continuar os testes para complementar as tuas pesquisas.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem