Render Farm em video

Iniciado por José Costa, 29 / Mai / 2010, 04:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Gostaria de saber se por aqui algum User utiliza uma Render Farm em video. Se sim, com que NLE a utilizam? Gostaria de trocar informaçôes sobre o assunto com utilizadores e pessoas conhecedoras do assunto em causa. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AntonioRamos

Olá José,

Já usei render farms com o Adobe After Effects... Actualmente os meus projectos não requerem grande processamento e não as utilizo, mas podemos sempre trocar umas impressões...

O AE tem um "bug", ele não permite o envio de ficheiros superiores a 2Gb para as máquinas calcularem as frames, pelo menos até ao CS4 não permitia....

Abraços,

António Ramos

José Costa

Boas.
É necessário instalar algo nas máquinas destinadas á render farm ou basta ligar á rede? Eu utilizo com o Premiere, mas não de forma "nativa", pois o Premiere não tem suporte para tal. De qualquer das formas, consigo assim reduzir o tempo de processamento para metade, apenas com mais um PC. No AE, o tempo ganho é proporcional ão número de máquinas agregadas á render farm, ou seja, com a inclusão de um PC o tempo de processamento é reduzido para metade? Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AntonioRamos

Citação de: Jose Costa em 01 / Jun / 2010, 00:11
É necessário instalar algo nas máquinas destinadas á render farm ou basta ligar á rede? E

No caso do AE, é necessário instalar o AE nas render farm's e correr o "Adobe After Effects Render Engine". Depois do projecto concluído é necessário fazer o "collect files" do projecto para essas mesmas máquinas.

Eu utilizo com o Premiere, mas não de forma "nativa", pois o Premiere não tem suporte para tal. De qualquer das formas, consigo assim reduzir o tempo de processamento para metade, apenas com mais um PC.

Como fazes com o Premiere?? Andei a uns tempos a pesquisar e não consegui achar nenhuma solução... Se me pudesses elucidar agradecia...

No AE, o tempo ganho é proporcional ao número de máquinas agregadas á render farm, ou seja, com a inclusão de um PC o tempo de processamento é reduzido para metade?

Eu não diria que seria reduzido para metade, depende sempre da velocidade das render farm's, da rede e dos projectos... Por exemplo, num render que no teu pc iria demorar 10 min a render, não favorecia o uso da render farm... Porque?? Porque no caso do AE, cada frame calculada nas render farm's tem que voltar para a tua maquina e depois ainda terias que fazer o .AVI ou o .MPG4 com essas mesmas frames... Todo este processo seria mais moroso do que se fizesses logo tudo na tua máquina...

Espero teu ajudado...

António Ramos

José Costa

Boas.
Depreendo então que são necessárias licenças extras por cada PC na Render Farm, dois PCs, duas licenças, correcto? Boas.

AntonioRamos

Citação de: Jose Costa em 01 / Jun / 2010, 15:55
Boas.
Depreendo então que são necessárias licenças extras por cada PC na Render Farm, dois PCs, duas licenças, correcto? Boas.

Não... Para o Render Engine não é necessário licença extra... Não sei ao certo é qual a opção que tens que escolher quando instalares (se trial ou com serial)...

Abraços

José Costa

Boas.

Citádo: "Como fazes com o Premiere??"

De uma forma ão estilo português: desenrasco!
Uma vez que o Premiere não tem suporte para uma Render Farm, tenho instaládo o Premiere em dois PCs, a mesma versão com os mesmos plug-ins. O armazenamento é centralizado, com recurso a uma SAN. Terminado o projecto, é feito o render e o export para MPEG-2 de metade do projecto, num PC. No outro PC, é aberto o mesmo projecto e feito o render e o export para MPEG-2 da outra metade do projecto. Como o armazenamento é centralizado, ambos os resultados de ambos os PCs são gravados no mesmo disco e pasta. Depois é só gravar o DVD.

Com este processo, o tempo de render e export é reduzido para metade. Se fôr utilizado 3 PCs, o tempo é reduzido por três. Apesar de eu utilizar uma SAN, o mesmo processo, com algumas alteraçôes, também é possivel de ser utilizado com um NAS.

O inconveniente de tal processo é a necessidade de ter uma licença do Premiere por cada PC. Procuro um NLE que me permita contornar este requesito. Tenho informaçôes que o Sony Vegas v7 tinha suporte para Render Farm, mas desconheço se obriga também a licenças extras. E o Pedro Rocha tem andado afastado daqui... se alguém souber algo, apite. Boas.

AntonioRamos

Obrigado pela partilha...

É de facto uma boa maneira de dar a volta ás limitações encontradas... Nunca tinha pensado nessa solução...

Abraços,

António Ramos

PS: Ainda não testei o Premiere CS5, pode ser que já tenham incluído o Render Engine...  :lol: