Não entendo nada!

Iniciado por José Costa, 09 / Jun / 2010, 02:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Hoje enquanto jantava, estive a ver o telejornal. Desde o inicio e durante quase 25 minutos, foram noticias únicamente sobre o mundial de futebol, a tal ponto que cheguei a acreditar que no País e no mundo não aconteceu mais nada de importante, a tal ponto que mais parecia que o mundo inteiro parou.

Dois comentadores falavam deste e daquele jogador, desta e daquela equipa, desta e daquela opção. Táticas 4:2:2 e outras de 4:3:3...

Devo dizer que de bola não percebo nada. Costumo dizer que a bola para mim é quadrada. De forma que estavam ali aqueles dois senhores a comentar o jogo de hoje e eu não estava a perceber nada do que estavam para ali a falar. E o que tem isso a ver com o video? Nada!

Mas da mesma forma que eu não sabia o que era isso de táticas 4:2:2 e outras que tais, também acredito que alguns Users ão lerem alguns dos posts que por aqui se vai colocando, também se encontrem na mesma situação que eu com a bola: ficam no escuro.

O que me falta na bola é o mesmo que proventura faltará a esses Users: informação e principalmente conhecimento. Ter bases é fundamental para se poder acompanhar os avanços da tecnologia, numa fase em que tantas mudanças se avizinham no horizonte. De nada serve ter a informação se não se tiver o conhecimento para poder interpretar essa informação e a poder avaliar. O conhecimento é a solução para todas as dúvidas e problemas, basta ter vontade de aprender. Mas reconheço que nem sempre se sabe por onde começar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Oh José Costa, francamente... assumes assim, e publicamente o impropério de não saber de futebol?
Já imaginaste como pode assim o teu curriculo ser afectado, e os teus possiveis clientes e contratantes fugirem para outras paragens? Não pode ser... vou tentar te ajudar, e pelo menos explicar um pouquinho essa questão das táticas...

É assim, as equipas, conforme vontade dos seus treinadores, distribuem os jogadores (bits) ao longo do campo (frame) em diversos arranjos...

4:4:4

Algumas equipas, muito poucas, jogam em 4:4:4. Muito poucas, porque sai caro jogar assim, para alem dos 11 jogadores é preciso ter o arbito tambem!
Normalmente joga assim o  HDCAM SR em dual link HD-SDI

4:2:2

Esta tática, já é usada com mais frequência. Não se poupa nos jogadores brilhantes, e usam-se logo 4 deles, nos outros, os que dão cor à equipa, corta-se um bocadinho.
Algumas das equipas que normalmente jogam recorrendo a esta táctica são:

AVC-Intra 100
Digital Betacam
DVCPRO50 and DVCPRO HD
Digital-S
CCIR 601 / Serial Digital Interface / D1
ProRes 422
XDCAM HD422

Existem depois, e a gosto dos treinadores ou do campeonato onde jogam, algumas variantes às táticas anteriores.

4:1:1

Produz piores resultados que as táticas anteriores, mas é mais baratinha de implementar, a equipa brilha bem, mas a representação do colorido da equipa tem um redução significativa.
Mesmo assim, é bastante utilizada até por equipas bem conhecidas, tais como:

DVCPRO (NTSC and PAL)
NTSC DV and DVCAM
D-7

4:2:0

Uma variante mais pobrezinha da anterior, quase igual em tudo, mas a roupagem da equipa tem menos informação colorida.
Tem  muitas vantagens quando se sabe que o arbito é daltonico, e por vezes pode resultar em que marca a falta à equipa contrária.

Algumas equipas que usam esta tática, com exito:

Todas as versões do MPEG, incluindo implementações MPEG-2 como o DVD
PAL DV and DVCAM
HDV
AVCHD e AVC-Intra 50
Apple Intermediate Codec
JPEG/JFIF, H.261, e implementações do MJPEG
VC-1

Ainda tem mais algumas outras táticas, como a do "tudo ao monte e fé em Deus", mas acho que só com as descritas anteriormente, já consegues dar um ar de entendido quando, pelo meio de umas "bejecas" e pratinhos de caracois, se te deparar uma importante discusão futebolistica.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Como referi "de bola não percebo nada". Mas não haverá um erro qualquer com a tática 4:2:1 ?  :-k

Não será antes uma tática 4:1:1 ? Eu creio que os comentadores de ontem falaram algo sobre ela.  \:D/

Boa analogia, sim senhor  :lol: Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Puxa, tens mesmo andado atento aos comentadores, ou dentro de ti existe um técnico de futebol que não queres assumir!
É verdade, a tática descrita é 4:1:1 e não 4:2:1. Vou lá corrigir, não vá a selecção optar por essa opção, e depois fico com as culpas!

Cumprimentos

Vasquez

bem... adorei este tópico  =D>

José Costa

Boas.
Em relação ás táticas e ás equipas, algumas observaçôes:

DVCPRO e D-7 são uma e a mesma equipa, numa tática 4:1:1

A afirmação "Todas as versões do MPEG, incluindo implementações MPEG-2 como o DVD", incluidas numa tática 4:2:0 não é de todo correcta, pois a equipa MPEG IMX utiliza uma tática 4:2:2, mas já a equipa XDCAM HD utiliza uma tática 4:2:0, ambas tendo como treinador o MPEG-2. Não confundir a equipa XDCAM HD com a outra equipa na terra vizinha, a XDCAM HD422.

Já dizia o Astérix: "Estes Portugueses são loucos!"

Boas.

AC

É verdade que nestas coisas do futebol, um 1, faz a diferença no resultado, mas ele quase está lá! É que ali se queria dizer MPEG=MPEG1, e que algumas táticas MPEG2 como o DVD tambem eram 4:2:0

Esses gajos dos olhos em bico, insatisfeitos com a performance da equipa Betacam SX, mantiveram a tática do 4:2:2, mas puseram os jogadores a correr um pouco mais depressa e chamaram-lhe MGEP IMX, esquesitices...

E olha, por esta altura do campeonato, que ainda não começou, não deve ser só o Asterix, deve estar um monte de gente a dizer, estes gajos estão loucos!

José Costa, sei que isto não te interessa, porque não gostas de futebol, mas para quem quiser, apanhei aqui uns rascunhos do treinador MPEG2 falando da tática, com uns escritos e até desenhos de como os jogadores se movimentam no campo. Tem tambem uns gatafunhos extranhos em que aparece muito o termo coseno (desconfio que é ordinarices). Não me responsabilizo! Tá aqui!

Cumprimentos

José Costa

Boas.
A equipa da Telepizza acabou de entrar no mercado com uma tática 4:4:2
Isto não pára.  :-k Boas.

AC

Como é que é? Agora eu que não entendo nada!

A Telepizza juntou-se ao futebol?