Produção multicamera

Iniciado por Tiago Carvalho, 11 / Jun / 2010, 00:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

Tiago Carvalho

Boas carissimos.

Dentro de dias terei em mão um trabalho de cobetura de um evento musical clásico num auditório. Possuo uma mesa de edição, antiga, mas acho que me poderá ajudar, ou seja gostava de realizar neste evento um directo com pelo menos 3 cameras.

O material que terei disponivel será:

Mesa de edição MX50 da Panasonic
Uma sony 250p
Uma canon H1
Uma sony Z7
Monitores TV (um para cada camera)
Gravador HDV M15
4 walkie talkie normais com auricular
As 3 cameras estarão fixas, duas laterais e uma geral.

Que tipo de cabos utilizo prara transmitir a imagem das cameras para a mesa de edição sem grandes perdas? (Preciso de 70 a 100 metros para as cameras laterais)

Tipo ligações BNC RCA ou SVideo?(visto que a mesa so tem este tipo de entrada)

O sinal a transmitir para a mesa será em DV/DVcam.
Da mesa sai´para o Gravador HDV (Backup)

Grato pela vossa atenção e ajuda ;)
Tiago

José Costa

Boas.
A MX50 não tem entradas Firewire. Assim sendo, como é que vai fazer a entrada de DV/DVCAM? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

pinedo

Caro amigo.

Primeiro aconselharia a não fazer nada em directo pois para além do trabalho que dá (cabos, retornos e comunicação com os camaras) ha sempre o risco de algo correr mal (o chamado prego) e depois não há volta a dar.

Em eventos do genero eu opto sempre por pós-produção pois é só escolher o melhor que cada camara pode oferecer.
Mas caso opte pelo live on tape, caso seja possivel envie/capte o sinal por S-video pois a crominancia vai separada da luminancia e isso melhor a qualidade, ao contrário do composto (BNC).
Em condições ideais seria de esperar que tivesse um aplificador de sinal ao pe de cada camara pois com cabos de 70 mt vai, com toda a certeza, ter perdas de sinal brutais.

Espero ter ajudado
Rui Pinedo

José Costa

Boas.
Citádo: "que tivesse um aplificador de sinal ao pe de cada camara"

Com tal não concordo, pois o sinal á saida da câmera já é bom para precisar de ser amplificado, sem contar com o facto de que a saida neste caso será igual á entrada. Se o sinal é forte (saida da câmera), o amplificador corta na amplificação, eliminando-a mesmo. O amplificador - a existir - deverá ser colocado a meio do cabo, como forma de atenuar o sinal. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Tiago Carvalho

Caro José Costa corrijo o que disse acerca do sinal, ira sair em BNC ou SVideo e gravado em Dv/DVcam. Tambem partilho d opinião de que o sinal enviado logo à saida das cameras seja bastante forte..mas 70  metros...vou ter de experimentar antes. Existem medidores de sinal de video?! Onde se arranja?

Rui, agradeço a sua resposta, sei os risco que corro quanto aos "pregos" contudo cada camera vai gravar as suas imagens para a eventualidade de ter de as editar posteriormente...mas no entanto tambem corro o risco de tudo correr mt bem, é um espetaculo de uma hora a situação é calma os camaras serão "amestrados" por mim a todo o tempo, sei aquilo que quero e como quero e claro por mais fraco que sejam os walkieTalkie's dá sempre para comunicar com os camaras...Quanto ao tipo de cabo o ideal entao seria por Svideo como referiu...vou tentar arranjar aqui nas redondezas uma loja de electronica que me possa orientar. Acho que ja vi mas nao sei onde o tipo de cabo coaxial com uma Svideo nas pontas!!!tava ali uma engenhoca mas sei que funcionou :)

Obrigado

José Costa

Boas.
Não disse que o sinal era bastante forte nem tão pouco para os referidos 70 metros. Disse que um amplificador de sinal á saida das câmeras não servia para nada e que era muito melhor colocar o dito cujo a meio do cabo. Isto se você possuir um amplificador de sinal para cada cabo.

Quanto ãos 70 metros, partilho da opinião expressa pelo Rui Pinedo, de que o sinal vai "ter perdas de sinal brutais". Nunca experimentei com 70 metros, mas já o fiz com S-video de 25 metros e não houve perda de sinal assinalável.

Cabo coaxial de S-video não existe. Coaxial tem dois condutores, S-video tem 4. E terá de os fabricar, pois não existem feitos (pelo menos não tenho conhecimento de tal).

Não sei se é viável S-video com 70 metros (pela perda de qualidade de imagem), mas já vi utilizarem por BNC (coaxial) com 150 metros e sem perda de qualidade assinalável. Não estou a dizer que o sinal por BNC é melhor que o S-video, mas sim que as perdas a longa distância com BNC são menores que com S-video. Um exemplo disso são os cabos triax.

Existem medidores de sinal video, mas não vai querer saber o preço. Procure por Tektronix. Uma opção mais em conta é por software. Boas.

Rijo Madeira

Boas.
O cabo mais utilizado em sinal composto (mesmo em televisão, por exemplo para directos nos telejornais) é da marca Draka 0.6/3.7 - 75 olms e é comercializado pela Amperel. Poderá ir até uma distância de 120 metros sem grandes perdas. Pela minha experiência aconselho um máximo de 100 metros.
Nas câmaras, vou aos menus e altero-lhe os parâmetros para compensar um pouco as percas. Nem todas as câmaras dão para fazer isso. As que vais usar penso que não darão.
Quanto à mesa de mistura (Panasonic) , é um modelo que ainda se usa bastante em espectáculos, mas que já está bastante cansada... Os circuitos de mesas recentes não têm nada a ver! e há mesas que permitem fazer correcção por canal.
Quanto à intercomunicação , recomendo-te um sistema da ASL (por cabo XLR é mais barato).
Os walkie talkies são muito falíveis, porque ninguém vai ouvir nada com o som do PA.
Monitores: como estás a pensar fazer os prés? Vais perder sinal se usares um T!
Há uma mesa de mistura de video que poderá ser interessante pois já faz os prés por câmara: a Ediro V8. Não sei se a V4 tem prés.
Se não tiveres hipótese põe as câmaras todas a gravar e depois editas. Uff!
Quanto aos pregos, tem de haver um bom entendimento da equipa, e isso faz-se com muito treino! Muitas horas, mesmo! Tens de chegar a um ponto, em que quando um operador faz um determinado plano, tu já sabes como ele o vai acabar! Assim poderás dizer ao operador seguinte como é que queres que ele vá entrar!

Abraço e bom trabalho
Rijo Madeira

AC

Só para confirmar o que o Rigo Madeira disse, em Televisão já vi usar muitas vezes ligações de câmara a VTR ou mesas mistura, por video composto, com cabo coaxial 75 Ohm, (com fichas BNC). Distancias até 100 metros não costumavam ser problema.
Claro que essa não é a situação normal em Televisão, normalmente as camaras são ligadas por cabo triax aos CCU's. Ligação por S-Video é que nunca vi usar, daí que nem tenha ideia do comprimento de cabo que suporta.
Se fosse a ti, ía pelo cabo coaxial, mais fácil e barato de obter.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

shadowplay

Caro amigo,

possuo uma regie de video full HD  equipada com intercoms e gravador hd + 3 cameras sony ex3 que lhe poderei alugar para fazer o seu trabalho. Já vem com cabos SDI HD de 50 metros cada, que poderei expandir para 100 metros cada sem percas.

Obrigado