dúvidas sobre digitalizaçao com deck XDCAM HD

Iniciado por duraes, 01 / Jul / 2010, 14:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

duraes

boas malta, decidi registar-me neste forum para tirar umas dúvidas meio urgentes...

Onde estou a trabalhar existem 2 sistemas de edição de vídeo, um mac om final cut pro e um pc com windows 7 a funcionar com o Edius 5.12 e usamos um deck sony pdw-f70 xdcam HD para digitalizar as tapes, só que existe um problema, parece que este processo demora mais tempo do que deveria. No PC fazemos drag and drop, no mac penso que se usa o XDCAM transfer mas parece q tem uma driver em falta...

o que queria saber é se existem softwares proprios para estes processos e também que permita transferir ficheiros para as tapes, e que softwares são esses. E já agora, para quem tem o Edius actualizado, os erros de quando se faz print to tape, foram corrigidos?

cumprimentos e obrigado desde já!

José Costa

Boas.
No Mac com o Final Cut utiliza-se o software XDCAM Transfer da Sony, que creio ser gratuito e estar disponivel no site da Sony. No Edius e em PC, utiliza-se o XDSelect que está incluida no próprio Edius.

Quanto a gravar ficheiros nos discos XDCAM, tanto quanto sei, não é possivel. Depreendo que se está a referir a ficheiros comuns, não a gravar o video/edição em XDCAM. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

duraes

boas, desde ja obrigado pela resposta! sobre o XDCAM transfer tudo bem, agora o XDCAM select é que já me deu uma banhada... supostamente isto digitaliza em 10min +/- mas houve uma vez q ficou muito mais tempo e nem sequer digitalizou! sou um bocado principiante nestas andanças, por isso peço desculpa pela minha ignorância... como se digitaliza como deve ser com o Select?

sobre gravar ficheiros nas tapes, referia-me exactamente a ficheiros de video, um ex prof meu q está na sic diz que é possível e é bastante fácil, e já vi um vídeo de um gajo a usar o final cut para transferir ficheiros vídeo para as tapes fazendo "export to tape" ou algo do género... 

José Costa

Boas.
Tem neste PDF a resposta ás suas questôes.

Quanto a gravar os ficheiros de video MXF no XDCAM tal é possivel da forma que referiu, mas o que tentei dizer anteriormente é que gravar ficheiros "comuns" no XDCAM não é possivel (tanto quanto sei). Ou seja, não pode gravar ficheiros zip, pdf, mov ou outros que tais, como se o XDCAM fosse um DVD com dados. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Olá duraes,

O Edius 5 sempre teve algumas limitações em relação ao ingest e export XDCAM, já existe a actualização 5.5 na página do produto.

Citação de: Jose Costa em 07 / Jul / 2010, 00:44
mas o que tentei dizer anteriormente é que gravar ficheiros "comuns" no XDCAM não é possivel (tanto quanto sei). Ou seja, não pode gravar ficheiros zip, pdf, mov ou outros que tais, como se o XDCAM fosse um DVD com dados

Por acaso até é possível, o disco XDCAM tem uma pasta com o nome GENERAL que dá para armazenar até 500MB de ficheiros variados.

Temos é de ter o equipamento de leitura/gravação como o deck PDW-F70 por exemplo em FAM (File Access Mode), depois é só arrastar ficheiros para essa pasta.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem