Reportagens em HD? Não, 3D!

Iniciado por José Costa, 02 / Jul / 2010, 02:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

O objetivo de um fabricante é produzir e vender o máximo possível, o mais rápido possível. E para isso, existe a chamada obsolescência tecnológica. Foi assim com o VHS, o S-VHS, o vinil, as cassetes audio, .... e nós adoramos isso!

A indústria aboliu os monitores CRT, em parte derivado ás normas europeias de eliminação de residuos tóxicos, e impingiu os plasma, posteriormente substituidos pelos LCD, tudo com a "ilusão" de passarmos a ter  TV digital e em Alta Definição. Ainda não temos uma coisa nem a outra (nós portugueses), mas já todos temos TVs LCDs (todos, virgula). Mas é claro, a maioria das TVs LCD vendidas vão ter que ir para o lixo, pois não possuem descodificador digital compativel com as emissôes digitais que há-de aparecer lá para 2012. O lixo ou comprar um descodificador para essas mesmo TVs. Nada de grave...

Depois foi a vez dos leitores de DVD, com a industria a empurrar o HD-DVD e o Blu-ray, mas já sabemos o que aconteceu com o HD-DVD. Azar de quem comprou um, e quem foi para o Blu-ray, não deve ter melhor sorte. Mas ainda acreditão na galinha dos ovos de ouro. Sonhos...

Pelo meio as câmeras de video. DVCAM e DVCPRO são coisas do passado, á que comprar uma HDV, que o futuro é HD. É HD, mas continuam a gravar em DV SD ou então em HDV mas a entregar um DVD ãos clientes. Coisa maravilhosa...

Mas só TVs, leitores e câmeras não chega. Os PCs têm de ser capazes de reproduzir e editar os novos formatos, pelo que á que substituir os mesmos. Novos processadores, novas gráficas... E tudo para continuar a apresentar um trabalho final ão cliente igual ão que á 10 anos atrás se fazia e na mesma em DVD. Delicioso...

Mas não fique triste. Agora que já todos temos HD, é deitar tudo fora e comprar novo, pois o que está a dar é 3D. A sua TV LCD, monitor de PC, Blu-ray, câmera video, etc. está ultrapassada e está na hora de pensar em 3D. E isto tudo sem sequer a maioria de nós ter ainda visto um programa televisivo em HD, quanto mais gravar imagens em HD e as apresentar num Blu-ray ão cliente. Fantástico...

É que já começo a ler uns comentários de quem está a começar a pensar em 3D nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Não á duvida que o pessoal gosta mesmo de deitar dinheiro fora. Ou isso, ou ando com uma visão muito turva do que se passa em Portugal a nivel de tecnologia e do tipo de reportagens que por cá se faz. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rijo Madeira

Efectivamente só posso estar de acordo com esta tua reflexão! Por isso há dias te dizia que "com a euforia do HD, a Sony continua a lançar câmaras em DVCAM..." Por isso tenho 3 DVCAM's e sinceramente, não estou a fazer conta de me desfazer delas tão cedo! HD ou 3D?? Mais tarde, logo se Vê!!!  =D>

Abraço.
Rijo

José Costa

Boas.
Citado: "a Sony continua a lançar câmaras em DVCAM..."

Efectivamente assim é. Numa primeira análise, tal acontece porque as mesmas continuam a ter procura. E essa foi a razão de ter perguntado no outro tópico a que se devia tal procura. Para mim, existem várias razôes, sendo a mais forte o facto de que na Europa o HD não está assim tão implantado no broadcasting, como alguns querem fazer parecer, sendo o broadcasting o sector que absorve a maioria das câmeras DVCAM. Por broadcasting estou a referir-me ás emissoras de TV e ás produtoras dos conteúdos para as mesmas.

Além do mais, é largamente preferivel uma DVCAM de boa qualidade, que uma HDV "comum". É que segundo alguns reviews concentuádos que existem na net, um bom SD devidamente convertido para HD consegue ter uma qualidade de imagem superior a uma câmera HDV dessas que a maioria anda desesperada para comprar, sendo que alguns já compraram mesmo. Mas existem muitas outras razôes por detrás do continuar lançamento das DVCAM. Mas fica para outra vez. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Paulo C. Jerónimo

Ora viva!
Citaçãoum bom SD devidamente convertido para HD consegue ter uma qualidade de imagem superior a uma câmera HDV dessas que a maioria anda desesperada para comprar
.

Ora aqui está uma boa questão que teoricamente também eu estou convencido que assim será, e que quero experimentar/ensair.

Relativamente a reflexão levantada pelo José Costa, subscrevo inteiramente.
Agora, as realidades citadas existem, e colocam-nos dificuldades cada vez mais frequentes.
Deparo-me cada vez mais que, qualquer casal recém casado terá na sua sala, facilmente e com bastante frequência, um LCD de grandes dimensões, pouco recomendadas quer para o tamanho da sala (ou a distancia em que vão assistir as suas exibições) bem como para um bom aproveitamento de qualidade para as actuais fontes de sinal, sejam as emissões de tv ou as dos DVD's queimados/gravados.

Depois a própria qualidade do aparelho (LCD) também nos pode deixar ficar mal num instantinho... A maioria são grandes, mas não são grande coisa. É a velha questão dos 3 Bês: bom, bonito e barato, não é fácil.

É a vida.
Cada vez mais exigências, que acarretam mais trabalho, sem haver margem para mexer nos preços!
As reportagens BBC pouco oscilaram nos valores durante a última década, mas os trabalhos envolvidos dispararam por aí acima. BBC´s "já foi chão que deu uvas"...
Perseverar neste mercado passa cada vez mais por ser-se exigente e estar disposto a investir tempo e recursos que vão bem para além da câmara X ou Y.

Boas.

lrolo

Citação de: Jose Costa em 02 / Jul / 2010, 02:50
É que já começo a ler uns comentários de quem está a começar a pensar em 3D nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Não á duvida que o pessoal gosta mesmo de deitar dinheiro fora. Ou isso, ou ando com uma visão muito turva do que se passa em Portugal a nivel de tecnologia e do tipo de reportagens que por cá se faz. Boas.

Candeia que vai à frente alumia duas vezes...