Várias dúvidas - Sony Vegas Movie Studio Platinium 10

Iniciado por José Quadros, 11 / Out / 2010, 18:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Quadros

Boa tarde

Venho por este meio apresentar-me ao fórum. Chamo-me José Quadros, tenho 52 anos, sou funcionário público (Finanças) e moro em Vila Nova de Gaia.
Felizmente que, um destes dias, ao escrever Fórum Vegas no Google, apareceu-me a vossa página que eu desconhecia existir. Espero aprender com quem já sabe e, entretanto, se a minha pouca experiência for útil, participarei neste fórum com muito agrado.
Começo esta minha participação com uma dúvida.

Há semanas comprei uma máquina de filmar Sony HDR CX 305 que grava (e com uma qualidade espectacular) em formato AVCHD 1080i. Vem acompanhada com o software PMB, o qual apenas permite cortes (os ficheiros gravados têm a extensão m2ts). Através dele, já gravei vários DVD. Cada DVD permite gravar aproximadamente 50 a 55 minutos em formato 1440 x 1080, que, suponho, será a definição por defeito da minha máquina de filmar (apesar dela dizer que grava em Full HD).
Esses DVD, costumo visioná-los através da PS3 que tenho ligada ao LCD da sala.
Ou seja, o software PMB (que grava AVCHD  em DVD) será suficiente para quem queira ver praticamente aquilo que filmou.

Mas quem quiser entrar, nem que seja a brincar no mundo da edição, aspira por outra coisa para além do PMB.
E foi assim que fiz o download da versão trial do Sony Vegas Movie Studio Platinun HD 10.0 e fiquei fascinado com as suas possibilidades.
Pedi então a duas empresa portuguesas que me vendessem o software. Como não me responderam em tempo útil, comprei na net à Sony dos EUA e posso dizer que paguei mais pelo desalfandegamento do que pelo software... Mais tarde, ligaram-me de uma empresa de Lisboa a dizerem que tinham disponível o programa, e por sinal, mais barato!...
Mas adiante!
Como já fiz pequenos filmes, gostaria que me ajudassem. É que já enviei vários e-mails para a Sony e é verdade que eles me responderam mas os termos utilizados são tão técnicos que o meu inglês não consegue alcançar!...

Então é o seguinte:

Como cada disco de BD dá para 25 Gb, isto é, aproximadamente 6 horas de vídeo em alta definição, tenho alguma dificuldade em esperar para preencher tanta hora de filme em BD.
Assim, tentei gravar, através do Vegas, os filmes em DVD, mas, ao visionar,  a qualidade é DVD e não HD.
É estranho pois quando abro um projecto, no Vegas, dá para escolher entre:
Região: Europa 50 Hz
Video:  AVCHD, HDV, DV, DVD, BD
Projectos: 1440 x 1080 24p ou 50i ou 1920 x 1080 24p ou 50 i (!!!) e outras definições.
E tanto faz eu escolher AVCHD como Blu-ray, que o resultado final no DVD é sempre em qualidade DVD. Claro que isto sabe-me a pouco...

1) Isto é, será que este software que comprei grava AVCHD em DVD? Parece-me que não!

2) Se não grava imagens HD em DVD, vou ter que gravar em BD utilizando o gravador de BD que tenho no meu PC. E provavelmente utilizarei um BD regravável e ir vendo os filmes na sala á medida que os vou fazendo e quando este disco estiver cheio, passo tudo para um BD gravável. È assim?
Será que estou mesmo a seguir os passos certos para realizar e gravar um filme em qualidade HD?
Quais são concretamente esses passos, utilizando este meu software? Quais são as definições por defeito no Vegas para eu poder gravar alta definição?

3) Há um software que acompanha o Vegas e que se chama DVD Architect Studio Versão 5.0. Serve para fazer cenas e menus como se de um DVD normal se tratasse? Basicamente, como funciona? Quando é que eu o utilizo? Quando o BD estiver  totalmente cheio, passo do Vegas para o DVD Architect ou vou criando cenas antes de terminar o BD?

4) Este meu software da Vegas acelera a velocidade dos filmes, como o Adobe CS4 faz, e vejo em 3 minutos aquilo que filmei, por exemplo, em meia hora?

5) Entretanto, há tempos, acedi a uma página no Youtube de alguém (inglês, suponho) que fez pequenos filmes tirando o máximo dos efeitos da máquina e do software com as explicações de como o fez. Infelizmente essa página já saiu do histórico do meu PC!...Sabem de algum site semelhante?

Enfim, já vai longa a minha apresentação! Peço desde já desculpa pelo tempo que vos tomo, mas a verdade é que há muito pouca gente capaz de me elucidar neste assunto e fico frustrado quando tenho o material para "trabalhar" e não sai aquilo que quero!
Até breve!

Com os meus melhores cumprimentos
Um abraço amigo

José Quadros

José Costa

Boas.
Bem-vindo. Esta é uma secção que se destina apenas à apresentação dos Users, e não para a colocação de dúvidas. Como tal, não vai obter, nesta secção, respostas para elas. Assim, aconselharia que voltá-se a editar a sua anterior mensagem e a colocá-se na seccção correspondente, que será na secção de softwares.

Mais uma vez, bem-vindo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Não sei se o quadro foi movido mas este tópico esta na secção correcta, foste tu que moveste José Costa?

José Quadros, vou-lhe pedir que aguarde uma resposta minha, acabei de vir do trabalho e quando acordar responderei as suas questões. Mas posso já adiantar uma, podia ter comprado só a versão software na página da Sony Creative Software, não tinha a caixa mas ficava mais em conta.

E desde já apelo a quem queira comprar software Sony que não o faça através da página oficial a não ser que comprem só a versão de download. A Sony Creative não tem culpa da forma como são tratadas as suas encomendas em Portugal mas sim a empresa de logística e transportes RANGEL que representa a FEDEX em Portugal. Esta empresa cobra imensas taxas e comissões para que a encomenda seja entregue ao cliente é vergonhoso mas é verdade. A Sony nada pode fazer porque tem um contrato nos EUA com a FEDEX que lá funciona maravilhosamente. Se quiserem comprar software Sony contactem-me.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Pedro Rocha

Como prometido, cá estou.

Com a camera que tem e gravando na máxima qualidade, FX (1920x1080i, 24 Mbps) o tipo de projecto que deve escolher no Vegas é algo que diga AVCHD 1920x1080/50i. Partir daqui é garantido que está a editar na máxima qualidade.

Citação1) Isto é, será que este software que comprei grava AVCHD em DVD? Parece-me que não!
Grava, mas não é possível reproduzi-lo num leitor de DVD de mesa, só num PC ou numa PS3.

Citação2) Se não grava imagens HD em DVD, vou ter que gravar em BD utilizando o gravador de BD que tenho no meu PC. E provavelmente utilizarei um BD regravável e ir vendo os filmes na sala á medida que os vou fazendo e quando este disco estiver cheio, passo tudo para um BD gravável. È assim?
Já tinha escrito noutro tópico que a versão do Vegas que possui e o Vegas Pro bem como o DVD Architect gravam estrutura BD para um disco DVD, para isto acontecer basta lá colocar o disco DVD e escolher as definições a gravar como se de um BD se tratasse, mas este disco só pode ser reproduzido num PC, PS3 e alguns leitores BD de mesa mais recentes (não testado).

Citação3) Há um software que acompanha o Vegas e que se chama DVD Architect Studio Versão 5.0. Serve para fazer cenas e menus como se de um DVD normal se tratasse? Basicamente, como funciona? Quando é que eu o utilizo? Quando o BD estiver  totalmente cheio, passo do Vegas para o DVD Architect ou vou criando cenas antes de terminar o BD?
Em termos do funcionamento não é possível dar-lhe um curso através do fórum. O programa tem uns tutoriais interactivos que explicam as funcionalidades básicas. Quando ao método de trabalho pode adaptar o que mais lhe convier, ou separa os videos por assuntos ou por um intervalo de datas. Pode ir criando e aumentando o projecto no Vegas e quando achar que tem assunto suficiente (dentro dos limites de tempo de gravação de um disco) rende projecto e passa para o DVD Architect para fazer menus ou grava do Vegas directamente para o disco.

Citação4) Este meu software da Vegas acelera a velocidade dos filmes, como o Adobe CS4 faz, e vejo em 3 minutos aquilo que filmei, por exemplo, em meia hora?
Sim é possível acelerar, experimente colocar o rato na ponta do evento até aparecer um quadrado e depois clicar e manter o Ctrl (aparece uma linha ondulada) e ao mesmo tempo agarrar na ponta do evento e arrastar para a frente e para trás, vai poder aumentar e diminuir a velocidade.

Citação5) Entretanto, há tempos, acedi a uma página no Youtube de alguém (inglês, suponho) que fez pequenos filmes tirando o máximo dos efeitos da máquina e do software com as explicações de como o fez. Infelizmente essa página já saiu do histórico do meu PC!...Sabem de algum site semelhante?
Faça uma busca no YouTube por "Sony Vegas Pro" e vai ver que encontra muita informação, mesmo até em português do Brasil.
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Citádo por Pedro Rocha: "Não sei se o quadro foi movido mas este tópico esta na secção correcta, foste tu que moveste José Costa?"

Negativo. Provavelmente foi o A. Caneira. Ainda tentei editar e mover, mas não tinha permissão para tal. Ele estava inicialmente na secção de apresentação, daí o meu comentário anterior.

Mas já agora, mudar o titulo do tópico não seria má ideia. Conforme está, o assunto em dúvida nem é carne, nem é peixe. (o assunto em relação ão titulo, bem entendido). Alteras, p.f.? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Muito curioso... porque tb não fui eu que o mudei... quando o li pela primeira vez, já estava nesta secção. Vou tentar consultar os logs.

Têm razão quanto ao titulo... vocês os dois deviam ter esse tipo de permissões, vou ver o que se passa.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Pedro Rocha

Facebook - Movimagem

José Quadros

Mais uma dúvida que agradeço que me tirem:
Acrescentar "tempo" ao timeline é fácil de fazer, mas como faço para apagar (cut) no timeline um espaço sem gravação de, por exemplo, alguns segundos entre  2 takes, por forma a que os mesmos fiquem "colados"?
Obrigado

valentim mendes

Boas, José Quadros
1- Posicione a linha do timeline em cima da zona que quer cortar   
2- tecla S ( para cortar)
3- tecla Delete ( para apagar)

Espero ter esclarecido as suas dúvidas !

Pedro Rocha

Citação de: José Quadros em 15 / Out / 2010, 21:44
...mas como faço para apagar (cut) no timeline um espaço sem gravação de, por exemplo, alguns segundos entre  2 takes, por forma a que os mesmos fiquem "colados"?
Não sei o que dizer com "2 takes", é que takes na linguagem do programa quer dizer que um evento (clip) pode ter várias camadas de takes mas só aparece o take que nós queremos.

O que o José deve ter é um evento (clip) único e quer corta-lo num certo ponto, se assim é siga o conselho do Valentim e ajuste com cursor na parte final do evento (OUT) e a inicial do outro (IN).
Facebook - Movimagem

João Dias

José Quadros, está aqui um vídeo tutorial de como fazer o que o valentim mendes e o Pedro Rocha escreveram.

Peço desculpa por não ser falado, mas hoje é domingo e temos a casa cheia, por isso é difícil gravar voz sem se ouvir crianças aos berros  :lol:

Como cortar e colar trechos de vídeo no Sony Vegas HD Platinum
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

José Quadros

Obrigado pelas excelentes dicas que me têm dado.
Tenho filmado com a minha Sony em formato AVCHD e tenho gravado através do software PMB que vem com a máquina e em cada DVD tenho gravado cerca de 50 minutos em HD que visiono na PS3.
Acontece que para gravar através do Vegas Movie Studio não sei se:
1) vou a MAKE A MOVIE, Burn it to a DVD or Blu-Rau, Blu.Ray Disc, Rendering...
ou então
2) vou a TOOLS, Burn Disc, Blu-Ray Disc...
É que acabei de preparar um filme com cerca de 40 minutos e bastante edição e dá-me a mensagem que o espaço que ocupa, 12,85 Gb, não cabe num DVD. Claro!
Assim, vou ter obrigatoriamente que gravar num BD?
Obrigado.

José Quadros

Na sequência das dúvidas acima colocadas, gostaria que me informassem porque é que com o software PMB que vem com a Sony gravo 50 minutos em HD num DVD de 4,7 Gb e agora mesmo gravei um DVD com um filme HD de 7 minutos e 50 segundos e pouca edição mas que ocupou um espaço de 2,54 Gb? Não será muito espaço para tão pouco tempo?
Por este caminho vou ter mesmo que gravar em BD...

Pedro Rocha

Porque o PMB converte as imagens AVCHD para definição padrão (SD), ou seja deixa de ser HD.

Se o Blu-ray for codificado em MPEG-2 a 25Mbps um disco DVD de 4,7GB só suportará perto de 22m de imagens em HD, mas se usar o codec MPEG-4(AVC) a 15Mbps já consegue meter no mesmo disco DVD qualquer coisa como 36m. Portanto depende da codificação, mas ao que parece o programa está a usar por pré-definição o MPEG-2.

Se não quiser menus siga o ponto 2:
Citação2) vou a TOOLS, Burn Disc, Blu-Ray Disc...
Use DVD de dupla camada, têm 8,5GB.

O que aconselho ao José é ter uma formação ou fazer uma auto-formação lendo o manual e usando ao mesmo tempo os Show me how tutorials.
Facebook - Movimagem

José Quadros

Acho estranho porque quando vejo um DVD com imagens em AVCHD, para mim parece mesmo HD e não SD.
Como uso o codec MPEG4 AVC a 15 Mbps? É que quando vou Tools e Burn a BD, só me aparece MPEG2 no Video Format e não arranjo maneira de alterar...
Acho que não vou usar DVD de dupla camada pois tenho receio que a PS3 não os leia!
Obrigado