Direitos de autor jogo hudson adventures

Iniciado por felito, 16 / Dez / 2010, 14:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

felito

Ola pessoal

eu precisava de um esclarecimento

queria gravar o ecra do meu pc, comigo a jogar o hudson, um jogo que tem mais de 20 anos, e posteriormente adapta/lo e usa/lo numa campanha online de publicidade, alguém me sabe dizer se posso vir a ter problemas com direitos de autor ?

José Costa

Boas.
Exacto. Se o objectivo é a publicidade, não um simples video feito por um utilizador normal, a utilização da imagem do jogo obedece ão pagamento de direitos de autor e a sua utilização sem o consentimento da productora ou autor do mesmo, é passivel de lhe provocar grandes dissabores no futuro. Nada melhor que entrar em contacto com a SPA e pedir informaçôes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

felito

a minha questão é se o jogo nao se enquadra na dita abandonaware

José Costa

Boas.
O facto do jogo ser já bastante antigo, não ter uma distribuidora, já não ser vendido ou não ter um suporte técnico (ou outros que tais) não significa que se enquadre no chamado software Abandonware. Para se enquadrar nele, o software tem de ter visto os seus direitos de autor cedidos publicamente. Estes direitos de autor podem pertencer ão autor do jogo ou então a uma empresa que os tenha comprado, que pode ser a empresa que lançou o jogo ou simplesmente outra que comprou os direitos posteriormente.

Existe na web uma serie de listas com os softwares que são Abandonware. Uma pesquisa na web deve retornar essas listas. Pesquise pelo nome do jogo + list + Abandonware. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

felito

obrigado pela sua ajuda

ele esta na lista de copyright na nintendo, logo nao me vou sujeitar a isso, penso ser a decisao mais sensata

cumps

José Costa

Boas.
E logo da Nintendo, que está relançando uma serie de jogos antigos. E está apostando forte na publicidade dos mesmos.

Não é a "decisao mais sensata". É a decisão correcta, a não ser que queira entrar em despesas e processos legais, pois a Nintendo não brinca. (Esta tem piáda, sendo a Nintendo uma empresa de jogos  :lol: ) E se calhar não tem assim tanta piáda. Boas.

felito