TVs 3D - O futuro?

Iniciado por José Costa, 17 / Dez / 2010, 00:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Alguns colegas dizem que eu sou um negativista do caraças! Não acredito em nada, vejo problemas numa serie de coisas e não passo de um cinico (esta já eu sabia). Pois eu digo que sou até bastante positivo, acredito no risco, mas sou cinico.

A diferença entre o que alguns colegas dizem e o que eu digo de mim mesmo, é que eu não deixo que eventuais lógicas de marketing me levem a tirar os pés da terra, que é essa a função do marketing: levar as pessoas a sonhar, consumindo os seus productos.

Vejam o seguinte:
À meses atrás uma serie de estudos afirmavam que os televisores 3D iriam ter uma procura mais aceituáda pelos consumidores. Nunca acreditei nas TVs 3D, pelo menos nos tempos mais próximos. Estamos no final do ano e já se sabe que as vendas de TVs 3D não têm sido grande coisa, muito abaixo do que era esperado. Ditos estudos também previam um aumento de vendas no que a TVs com acesso à net dizia respeito. Também já se sabe que não é assim. O mesmo se aplica ão Blu-ray, apesar do preço dos leitores terem vindo a cair drásticamente, ão ponto de já ser possibel comprar um leitor por um preço quase de um leitor DVD de gama média.

Muitas são as razôes apontadas para as poucas vendas: a falta de conteúdos disponiveis, as conversôes de 2D para 3D que têm sido feitas a martelo, a crise ou o desempenho da economia, o abandono da TV em proveito do PC, etc.

A verdade é que o consumidor se habituou à queda de preços da tecnologia e não está disposta a pagar mais, por tecnologia mais cara. Com leitores de DVD ão preço de 20 euros, pagar 75 euros por um leitor Blu-ray parece contracenso. Não vê valor acrescentado na nova tecnologia, em que muitas vezes se sente defraudado com a tecnologia que comprou. A diferença de qualidade observável entre o DVD e o Blu-ray não é tão eleváda quanto a que se verificou aquando do VHS vs DVD. As TVs LCDs muitas foram as que eram vendidas sem sintonizador, o que vai obrigar a comprar uma TV nova quando se der o apagão analógico em 2012, ou então vão ter de comprar um sintonizador à parte. E os que compraram uma TV HD com sintonizador, descobriram que o sintonizador não é HD, só SD.

Será a TV 3D o futuro? Não nos tempos mais próximos, seguramente. Bola de cristal, capacidades de prever o futuro? Não! Basta apenas estar atento ão mercádo e à tecnologia, e não se deixar levar pela publicidade e por eventuais estudos, que muitas vezes são pagos pelos fabricantes.

À mudanças que acontecem em pouco tempo, mas outras nunca acontecem. Pelo meio, muitas são as que se tentam impôr, sem contudo ser muito visivel quando isso vai acontecer realmente. Veja-se o caso do HD em Portugal, na área da produção audiovisual. Que vai acabar por acontecer, vai. Quando, é que ainda está muito indefinido. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

acredita que a tua presença constante aqui neste meio me tem ajudado em muito na minha vida profissional...no princípios de 2000 eu era do género de ver um brinquedo e comprar...gostava e comprava...eram adaptadores, eram camaras de vídeo, sei lá...hoje não...penso e repenso, penso e repenso...ainda ontem me aconteceu isso...telefonaram da fnac de coimbra a dizer que o meu portátil sony vaio tinha vindo de arranjar(na garantia)...disseram que não tinha arranjo e que me iriam devolver o dinheiro, mas que tinha de comprar coisas no valor de 999 eur...pensei e repensei no que teria de comprar(se um pc do género ou se um pc mais fraquito+ outra camera)...decidi-me por um compaq cq62(que embora não seja tão bom como o meu vaio, não tem slot 34, nem leitor de blu-ray...mas tem hdmi, slot de cartões, 3 usb, grav dvd dual layer e lightscribe, webcam etc...) e que só custou 359,20+ 649 euros da sony nex 5(que tem 1080i, panorama 3d,lentes intermutáveis, e sensor grande equiv às d-slr)...paguei mais 9,20 eur e tb dei mais 11 eur por um cartão tdk, sdhc de 4gb classe 4...paguei no total 20 eur+-...o computador faz aquilo que eu quero, e qd tenho de passar de firewire para pc , uso um dos macs e depois transfiro dum disco para o outro...uso o premiere pro 1.5 para pc e o final cut express 4.0 para mac...isto para dizer o quê...?que prefiro estar com os pés bem assentes na terra do que sonhar muito alto e dar um grande trambolhão...qd tiver de filmar vídeos em que não preciso de mostrar a camara, uso a sony nex5 e a nikon d90...qd preciso de mostrar a camara (tipo bbc`s), além destas duas levo a canon xl2, uma pequena mesa de mistura de audio(se der tempo de usar) e depois escolho as imagens melhores em casa, adicionando o melhor som)...quero ser prático, pois isto de ter uma empresa não é só ter material bonito para andar a passear, mas tb é preciso outras coisas...em relação ao blu-ray, 3d, 2k e 4k vou esperar para ver...pode ser que ainda apreça outra coisa mais interessante...abraço.RUI.

rui ressurreição

aqui vai uma notícia publicada no diário de notícias que mostra que no tempo dos nazis, já se faziam filmes em 3d.boas.

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1785847&seccao=Cinema

Fernando Martins

Há um artigo interessante que gerou alguma polémica nos meios de produção 3D, e que ainda não vi referido por aqui.

Foi escrito por alguém de certo peso no mundo do cinema por isso deve ter algum fundamento, ou no mínimo devemos pensar um pouco no que o homem diz!

O artigo chama-se "Why 3D doesn't work and never will." e encontra-se em http://blogs.suntimes.com/ebert/2011/01/post_4.html

Pela minha parte, o 3D funcionou muito bem no Avatar.... e foi só! Os outros adaptados à posteriori para mugir a vaca até não dar mais, ficaram uma bela bosta. Mesmo nos filmes de animação, o 3D não funciona em todo o lado, é preciso saber muito sobre imagem, é uma linguagem diferente, e é preciso ter cuidado para não "estragar", pois estraga a mensagem, estraga a imersão e retira o espectador de "dentro" do filme. Em suma, dos que vi, só gostei mesmo do "Como Treinares o teu Dragão"... vi tb o último do "Shrek", que foi mediano, e o "Monstros vs Aliens", que foi muito fraquinho e o 3D raramente funcionava.

Por enquanto, para mim, a única coisa que veio de bom disso da invasão das televisões 3D, foi terem feito descer o preço das outras!
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects