Dilema - Camera vs DSLR

Iniciado por Vitor Duarte, 31 / Dez / 2010, 20:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vitor Duarte

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

LG

Citação de: Vitor Duarte em 11 / Mar / 2011, 18:07
E em 16:9?

17 minutos3,98 gigas com um cartão sd classe 10, tenho outro de classe 6 dá o berro mais cedo

8)

José Costa

Boas.
Rui Ressurreição, a qualidade do sinal SD da Canon XL2 convertido para HD, será pior se ele passar primeiro pelo gavador de DVD em disco. O MPEG-2 acrescenta muitas perdas ão sinal. Se utilizar o DVR como ponte (se ele permitir), e sem gravar, a qualidade do upscaling será muito melhor.

As pessoas têm a ideia de que um qualquer sinal de uma qualquer câmera HD é automáticamente superior a qualquer sinal video SD, e não é assim. Um upscaling de SD pode ser superior a um HD feito por  algumas câmeras HDV. Só é preciso saber como fazer. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

se é o que estou a entender:ligar a canon xl2 por firewire ao computador(sem gravar na fita) e capturar o sinal e depois fazer o upconvertion para hd, ou então usar uma "caixinha" tipo matrox ou motu para fazer o upconvertion via hdmi;isto tudo sem gravar na fita...é isto que me queres dizer JOSÉ COSTA? Pois como ainda não tenho estes conversores ainda não fiz a experiência...do que tenho lido da net(experiências feitas por outros utilizadores), é que utilizando o INSTANT HD para fazer o upscaling para 720p ou 1080p(só dá nas canon xl2 e dvx100 e 102), até consegue iludir um pouco o olhar, e só uma pessoa com alguma experiência consegue detectar a diferença...o que eu faço nos meus filmes, é apostar no som da máquina e assim o espectador consegue esquecer(por de lado) a diferença de sinal...abraço do RUI.

José Costa

Boas.
O que disse foi: se gravar por firewire no gravador de disco da Sony, vai ter as perdas decorrentes do MPEG-2. Se utilizar o Sony apenas como ponte (o sinal entra por firewire e sai directamente no HDMI), já não terá essas perdas.

Nem sempre a conversão por hardware é superior ão software. Depende do hardware utilizado.

Gravar ou não em fita é indiferente. A compressão já está "instalada", quando se utiliza o firewire. Se a câmera tiver saida por HDMI, aí é que aproveita toda a qualidade de imagem entregue pelo sensor, sem compressão. Mas antes de gravar em fita, pois depois de gravar, a imagem já é "comprimida". O DV tem uma compressão de 5:1. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

ok entendi...qd tiver tempo, já faço a experiência...1-ligo a camera por super video com cabos dourados a uma tv 1080p; depois ligo a camera canon xl2 ao dvd e gravo o sinal(qualidade máxima) e depois toco sem up convertion e com upconvertion para 1080p;depois ligo o cabo firewire  ao gravador e faço um bypass  pelo gravador com upconv para a tv 1080p...depois comparo os resultados(tenho de ver se o último caso é viável com este gravador)...boas e obrigado pela ajuda.RUI.

Vitor Duarte

Continuo aqui um pouco perdido.....

tenho que me despachar a resolver a coisa...

Uma HMC 151 custa 3000,00, mais baterias e cartões, fica para os 3500.00

Ando aqui a ver a 7D ou até mesmo a 550D que tb tem boa qualidade e com uma 18-135 por 950.00

Ainda não consegui o montante para a 151, mas para a 550 já e sobra.
Nem sei o que fazer, como diz o Rolo, desde que começou com a 7 ou 5D não quer outra coisa.
videoduarte.blogspot.com

José Costa

Boas.
Não querendo ser cinico, mas já o sendo... faz como fizeste para a compra da máquina fotográfica... um, dó, li, tá...

Mas se a minha opinião puder ajudar de alguma maneira...

- A pressa é inimiga das boas decisôes.
- Ão valor do corpo e da objectiva, à que acrescentar o valor de alguns acessórios, sem os quais é impraticável o trabalho em BBC (Bodas, Batizados e Casamentos).
- A objectiva que referes é pelo menos uma 3.5 f stop, o que nas condiçôes de luz que se encontra nestes trabalhos, é uma grande limitação, para não dizer outra coisa.
- Talvez seja bom saberes que, tanto quanto eu sei, o Luis Rolo não trabalha sózinho. Existe uma segunda pessoa a gravar em video e dar assistência. E não me vou pronunciar sobre a pós-produção que depois existe, que é seguramente superior à que tú fazes (de nivel de horas falando).
- Mas para não estar aqui com argumentos, afinal não ganho nada com isto e ninguém me paga para dar consultadoria técnica por estes lados, um conselho: compra uns DVDs de uns "cursos" sobre DSLR que existem por aí e "perde" um bom par de horas em frente à TV. Talvez te ajude a ver a luz ão fundo do túnel, ou no teu caso, a indicar para que lado da ponte te deves dirigir. Assim, seja qual fôr a decisão que tomes, pelo menos não te podes queixar de ter dados ouvidos a este ou aquele.

As pessoas querem tanto oferecer qualidade, mas ainda não "encaixaram" que a qualidade tem custos elevados. Seja preço, seja tempo. Vêm o producto final, mas não têm a minima ideia de tudo o que está por detrás. Têm pressa em decidir, em vez de analizar as questôes com calma. Felizmente que é o dinheiro que paga os erros.

Um, dó, li, tá...  :lol: Boas.

LG

Citação de: Vitor Duarte em 27 / Mar / 2011, 22:31
Continuo aqui um pouco perdido.....

tenho que me despachar a resolver a coisa...

Uma HMC 151 custa 3000,00, mais baterias e cartões, fica para os 3500.00

Ando aqui a ver a 7D ou até mesmo a 550D que tb tem boa qualidade e com uma 18-135 por 950.00

Ainda não consegui o montante para a 151, mas para a 550 já e sobra.
Nem sei o que fazer, como diz o Rolo, desde que começou com a 7 ou 5D não quer outra coisa.

compra a 550d, à espera de quê?

;)

a objectiva vê com calma, investe primeiro em cartões, prepara uns 200€ cada...

http://www.colorfoto.pt/Fotografia/Cart%C3%B5esdeMem%C3%B3ria/SDSDHCSDXC/tabid/173/CategoryID/142/List/1/Level/a/ProductID/1739/Language/pt-PT/Default.aspx
estes são bons

e uma coisa desta
http://www.colorfoto.pt/ResultadodaPesquisa/tabid/303/txtSearch/lcdv/List/1/ProductID/1909
/Language/pt-PT/Default.aspx

Vitor Duarte

E uma 60D????

Obrigado José Costa
Tens razão e já me o tinhas dito.
Não há como fazer um teste para ver como correm as coisas, vou pedir uma emprestada para testar durante um ou dois dias.

O meu problema é a minha máquina não fazer HD e então ter que comprar outra, já agora tenho a DVX100B para vender.

Tb ando a ver se consigo arranjar uma XH-A1S com pouco uso.

Afinal de contas devem de pensar "este tipo não sabe o que quer"

Saber sei, a Panasonic 151E, mas devido ao orçamento passaria para uma XH-A1S, mas depois de ver os trabalhos com as DSLR.... fico ali no meio da ponte...como diz o José Costa
videoduarte.blogspot.com

Nuno S. Ferreira

Já estive no mesmo dilema e acabei por optar por uma canon XH-A1s.
A qualidade das DSLR é fenomenal, mas depois de ponderar o investimento necessário para acessórios, optei por uma câmara dedicada para vídeo. Como tal tenho de concordar com todas as palavras do José Costa, no entanto, pelas perguntas do Vítor, parece que está mais do que decidido em comprar uma DSLR, só está mesmo à espera que aqui lhe digam para avançar com a compra, que não se irá arrepender.
Se está consciente das dificuldades que irá ter pela frente (adaptação a várias situações e a um novo método de trabalho) e ao investimento que tem de fazer para conseguir um resultado igual ao que vê na internet, não pense duas vezes, avance com a compra.
Apenas a minha opinião.

LG

rui ressurreição

já agora, mais duas máquinas para a "fogueira":

nikon d7000 e nikon d3100...se esperares mais 2-3 meses ainda apanhas a nikon d400s(especulação)...

EU, se estivesse na tua situação(não estou a desdenhar das opções da LAURA,LUÍS ROLO e outras pessoas aqui do forum que optam por dslr...eu tb tenho uma dslr e uma aps-c),optava por uma camcorder...ou escolhia a SONY AX2000(na pixmania tens por cerca de 3000 euros), ou por uma panasonic hmc80(talvez um pouco mais barata) ou pela canon xa-h1s...das 3 ia para a da sony ax2000...parece ser uma boa máquina...mas a escolha é tua...isto para cerca de 3000 eur...por 2000 apnhas a nova avchd da sony , mas que não tem qualidade por aí além...por menos de 1500 ia para uma dslr...decide com calma...atenção tb às novas 3d que aí vêm...um abraço do RUI.

Vitor Duarte

Citação de: Nuno S. Ferreira em 28 / Mar / 2011, 10:38
A qualidade das DSLR é fenomenal, mas depois de ponderar o investimento necessário para acessórios, optei por uma câmara dedicada para vídeo. Como tal tenho de concordar com todas as palavras do José Costa, no entanto, pelas perguntas do Vítor, parece que está mais do que decidido em comprar uma DSLR, só está mesmo à espera que aqui lhe digam para avançar com a compra, que não se irá arrepender.
Se está consciente das dificuldades que irá ter pela frente (adaptação a várias situações e a um novo método de trabalho) e ao investimento que tem de fazer para conseguir um resultado igual ao que vê na internet, não pense duas vezes, avance com a compra.
Apenas a minha opinião.

Nuno és de onde??

Estás contente com a tua Canon?
Gostaria de  falar contigo
Vitorduarte@sapo.pt
videoduarte.blogspot.com

gcoutinho

Citação de: Nuno S. Ferreira em 28 / Mar / 2011, 10:38
A qualidade das DSLR é fenomenal, mas depois de ponderar o investimento necessário para acessórios, optei por uma câmara dedicada para vídeo.
Partilho da mesma opinião.
Depois de alguns meses a "estudar" a oferta no mercado, quando comprei a XH-A1 foi sem dúvida a melhor opção.
A Canon7D trabalha como 2ª câmara, mas ambas são indispensáveis.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom