audio dessincronizado, ajuda por favor

Iniciado por Rodrigo, 03 / Fevb / 2011, 23:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rodrigo

Boa noite amigos,

estou com um grave problema, mais um!!! Isto do inicio do vídeo não é mesmo nada fácil, há sempre problemas e mais problemas que surgem e agora estou com mais um.

é o seguinte: fiz umas gravações com uma JVC GY HD110, exactamente igual a esta:

http://shop.texasmediasystems.com/JVC-GY-HD110U-ProHD-Camcorder-w-16x-Fujinon-Lens_p_8.html.

A gravação foi feita no formato HDV 720p 25. Fiz a captura com o premiere CS3, através da própria câmara ligada ao PC por Fire Wire,  e o vídeo (capturado) ficou em mpeg (Desconfio que mpeg 4, mas como posso ter a certeza?)

Acontece que o som ficou dessincronizado em relação à imagem. A inicio o desfasamento é quase insignificante, mas à medida que o tempo passa vai-se acentuando.

Alguém terá uma ideia do porque isto está a acontecer? E solução para o problema?

Já agora, aproveito para colocar outra duvida:

Alguém me sabe dizer o que é o pedestal dos negros e o que representa?

José Costa

Boas.
Citado: "Desconfio que mpeg 4, mas como posso ter a certeza?"
Nas propriedades.

Citádo: "o que é o pedestal dos negros e o que representa?"
Aonde leu isto e em que contexto? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo

boas.Obrigado, antes de mais, pela atenção

Nas propriedades diz que é MPEG, não especifica se 2 ou 4. Eu suponho que é quatro devido ao facto de ser HDV. Embora, quando iniciei o premiere e fiz as configurações para a captura me apareça a seguinte informação:

General
Editing mode: HDV 720p
Timebase: 25,00 fps

Video Settings
Frame size: 1280h 720v (1,000)
Frame rate: 25,00 frames/second
Pixel Aspect Ratio: Square Pixels (1.0)
Fields: No Fields (Progressive Scan)

Audio Settings
Sample rate: 48000 samples/second

Capture Format
HDV Capture

Video Rendering
Maximum Bit Depth: Off
Preview File Format: I-Frame only MPEG-2
Compressor: I-Frame Only MPEG

Mas aqui só faz referência ao Rendering, não é o formato em que fica, ou será?

Relativamente ao pedestal Negro, foi no manual da câmara:

"Master Black" Adjusts the pedestal level (master black) that serves as the reference black.
Increase the Number: Raises the Pedestal Level.
Decrese the Number: Lowers the Pedestal Level.

(settings: MIN (-10), -9 - Normal(0), 9, Max(10) )

o seja ""Master Black" Ajusta o nível de pedestal que serve de referência à câmara", consegue-me traduzir isso para "miudos"?

Nao tem nada a ver com o asunto original do post, mas ao procurar informaçao sobre o audio, chamou-me a atençao...

Obrigado

José Costa

Boas.
O HDV é MPEG-2. Possivelmente o problema da falta de sincronismo do audio/video tem a ver com os discos rigidos. Utiliza só um disco rigido para o SO e para o video/audio?

"Master Black" é o controle de nivel de preto, em que a unidade de medida é o IRE, sendo que o totalmente preto recebe o valor de 0 IRE e o totalmente branco recebe o valor de 100 IRE. À também referencia em alguns sitios de que é uma medida utilizada para medir o brilho da imagem, o que é a mesma coisa. Nos states o IRE é de 7.5, sendo que valores inferiores entra na chamada "faixa ilegal", a exemplo do que acontece com a saturação das cores. Na europa o valor é de 0 IRE, sendo comum alguns terem preferência por um IRE mais elevado.

O IRE afecta os detalhes e de certa forma a qualidade da imagem, mas é algo demasiado complexo para explicar aqui. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo

Bom dia,

Os ficheiros MPEG (com o vídeo e audio) estão num disco externo. Se calhar é por causa disso, o disco deve ser lento.

Mas há um pormenor curioso, quando leio os ficheiros com o um leitor como o Nero Show Time, o som está sincronizado, assim como no próprio VTR da câmara quando reproduzo directamente a k7. Depois quando importo para o premiere, aparece-me a indicação de erro no canto inferior direito, e quando clico em cima desse sinal aparece-me uma série de mensagens a dizer que há falha de sincronismo em determinados trechos do vídeo. Não sei porque acontece isso. Mas já percebi que vou ter sérias dores de cabeça :S. O facto é que já tenho feitos vários trabalhos com esta câmara e nunca me aconteceu isso. Costumo até converter os ficheiros mpg em avi para o premiere trabalhar mais rápido, pois os ficheiros mpeg (não sei porquê) tornam o funcionamento do programa muito pesado.

Relativamente ao pedestal, segundo a explicação que me deu e relacionando com algum background que tenho, parece-me que isso tem a ver com os níveis de sinal de vídeo. Num monitor de forma de onda, o sinal varia de 0 V a 1 V. Correspondendo o 0 aos negros puros e o 1 aos brancos puros e convenientemente iluminados. No entanto, já não me lembro porquê, na prática o sinal de vídeo nos negros está a 0,3 V e os Brancos a 1 V, que perfaz uma amplitude de 0,7 V.

Pelos vistos a câmara permite fazer variar essa amplitude, mexendo no nível dos pretos, mas não percebo, a nível prático, qual a vantagem que isso traz. No entanto, um grande defeito desta câmara é a luminosidade, e precisava de saber se mexendo no tal "master black" conseguiria atenuar esse problema, essencialmente quando há grandes diferenças de brilho na imagem (por exemplo um noivo vestido de preto, e uma noiva vestida de branco), em que os pretos me aparecem com bastante grão.       

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Rodrigo em 04 / Fevb / 2011, 12:01
Pelos vistos a câmara permite fazer variar essa amplitude, mexendo no nível dos pretos, mas não percebo, a nível prático, qual a vantagem que isso traz. No entanto, um grande defeito desta câmara é a luminosidade, e precisava de saber se mexendo no tal "master black" conseguiria atenuar esse problema, essencialmente quando há grandes diferenças de brilho na imagem (por exemplo um noivo vestido de preto, e uma noiva vestida de branco), em que os pretos me aparecem com bastante grão.       
Tive o mesmo problema no inicio com a minha, aparecia muito grão nos pretos, usava o automático total, existe um setting no menu que tem que mudar de 18db para 0db ou trabalhar a abertura manualmente e auxiliada com os filtro ND (estes no exterior).Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Rodrigo Pinheiro
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Rodrigo

Olá Rodrigo,

De facto eu gravei com 9 db. A câmara é mesmo pouco luminosa, e em interior tem que se por alguns ganhos. Até 6 db tem um nível de Sinal/Ruido bastante efeciente, mas a partir daí... o grão já é em demasia, mas o grão só é notado nos pretos, porque nos meios tons ainda não se vê grão mesmo com os 9 db.

No entanto, ontem ao ler o manual da câmara para ver se encontrava a explicação para o audio - e era aqui que eu me preciso de centrar agora - , deparei-me com o tal "master black" que eu desconhecia. E que há partida poderá ser uma solução para a redução do ruído, espero eu, pois tenho que experimentar.

José Costa

Boas.
Citádo por Rodrigo: "E que há partida poderá ser uma solução para a redução do ruído, espero eu, pois tenho que experimentar."

O Master Black não se destina a tal função, e alterá-lo dessa forma agrava o problema, além de outras implicaçôes na imagem. Cada comando tem a sua função, e a função do Master Black não é retirar grão. Deverá utilizar os controles manuais de Shutter, Ganho, Iris, Sharpness... Boas.

Rodrigo Pinheiro

Boas

Rodrigo dá uma vista de olhos neste tópico. Penso que se refere ao Master Black que falas.

Cumprimentos
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Rodrigo

Ora Viva,

Sei que já lá vão alguns dias desde a ultima resposta, mas o tempo vai escasso e não posso frequentar este "cantinho virtual" tanto gostaria :)

Agradeço, desde já, a resposta do Rodrigo e do José-

De qualquer forma José, o meu raciocinio relativamente ao "master black" passava pelo seguinte:

- elevando o nível de pretos, estando os brancos em boas condições, poderia evitar acrescentar tantos ganhos, reduzindo, por conseguinte, o grão. Mas, parece que esta lógica não funciona :S Relativamente ao diafragma não posso abrir mais, e o shutter poderá ser uma boa solução para os planos em que não há muito movimento, porque se houver, mesmo sendo em 1/25 cria bastante arraste.

Já agora, relativamente À dessincronização do áudio, pelo que percebi, resolveu-se a um problema de k7. Pois gravei em 3 k7s diferentes, e só na primeira o som me aparece dessincronizado. 

José Costa

Boas.
Eu percebi o seu raciocinio, mas ele não funciona, porque você está querendo fazer algo que não é dessa forma que se faz.

Em relação ão audio, não terá sido um dropout na fita que provocou o estrago? Costuma ser em algumas situaçôes. Boas.

israel oliveira

Olá,
Relativamente á dessincronização do áudio com o vídeo gostaria de fazer umas perguntas:

* Quando fazes a captura do vídeo para o computador há "drop frames", isto é há frames que o premiere não captura? Podes ver isso quando tiveres a fazer a captura. Na parte superior da janela de captura mostra o tempo de captura, os frames, o espaço do disco e os dropframes.

* Suponho que a câmara grave em sistema PAL. Quando abres um novo projecto tens o cuidado de escolher nos setings o sistema correcto? PAL ou NTSC? Porque isso faz muita diferença. Se gravas em PAL o projecto tem de ser em PAL.

Tenho duas câmaras. Uma com sistema PAL e outra com sistema NTSC. E quando faço um vídeo em que tenha de usar as duas câmaras para fazer edição multi câmara, tenho sempre de estar a sincronizar o vídeo da câmara que grava em NTSC, porque o projecto está em PAL.

Mas por vezes , é raro, mesmo quando faço a captura tendo os setings todos correctos o vídeo fica dessincronizado com o áudio. O que faço é voltar a capturar o vídeo novamente e fica o problema resolvido ou então sincronizo manualmente o vídeo com o áudio. Na "Time Line" clicas no botão direito do rato com o ponteiro sobre o clip de vídeo e fazes "unlink". Isto é, separa o vídeo do áudio. Sincronizo e volto a criar o "link" entre o audio e o video. Não é simples mas com um pouco de práctica torna-se facil.

Um abraço

José Costa

Boas.
Citádo: "Quando fazes a captura do vídeo para o computador há "drop frames", isto é há frames que o premiere não captura?"

Se isso acontece, Drop frames, então está com problemas. Não é possivel fazer um trabalho de confiança com essas permisas. Boas.

Valter Pinho

Já me aconteceu isso por inumeras vezes...isso é problema do PREMIERE...sim do próprio PREMIERE...procurei em vários fóruns e dizem o mesmo....o Premiere CS5 tem um BUG...de quando se captura por HDV e a cassete tiver DropFrames o que acontece é a imagem ficar vermelha...tipo em vez de ser blue screen daqueles do Windows é Red Screen e logo a seguir existe um desfasamento do audio e do video. Se fosse capturado de DV não existia esse problema ao passar por dropframes...a imagem apenas ficava cheia de quadrados e mais à frente estabilizava....mas como é HDV....o Premiere ainda não consegue "lidar bem" com isso!

Se pesquisares isto: http://www.google.pt/search?q=HDV+split&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a#sclient=psy-ab&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=RWU&rls=org.mozilla:en-US%3Aofficial&source=hp&q=hdv+dropout+premiere&pbx=1&oq=hdv+dropout+premiere&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=3&gs_upl=98725l115467l0l115522l44l29l12l1l1l1l725l5422l14.6.2.1.3.1.1l39l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.,cf.osb&fp=2eb8c4a62a0d70a&biw=1276&bih=875
vais reparar que muita gente se queixa do mesmo!

Solução: Captura a cassete de novo mas utiliza o Scene Detection...pra ele te fazer vários clips...assim, sempre que existir um dropframe, é como se fosse uma nova captura de novo clip.
Existe ainda outra solução de uma aplicaçao chamada HDVsplit que detecta os dropframes no ficheiro que já fizeste tem e para além de separar o ficheiro em pedaços ele sincroniza te isso tudo...é uma excelente ferramenta.
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Valter Pinho

Ah...já me ia esqueçendo...tanto quanto sei, o HDV grava em MPEG2 na reslução 1440 por 1080i em 25Mbit/s
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC