Vender usado para fora

Iniciado por Vitor Duarte, 04 / Abr / 2011, 21:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vitor Duarte

Caros amigos
Será boa ideia vender para fora???
Será seguro??

Como devem saber tenho a minha DVX à venda, e hoje recebi um email assim:

"Sou Maria Niels de Londres e gostaria de comprar o seu
item para a minha filha na África, e eu vou pagar por
Transferência bancária ou PayPal tudo que eu preciso de você agora é a
sua completa
Detalhes do pagamento das seguintes posições:

Seu nome completo:
Seu Nome do Banco:
Seu número da conta:
Seu Nome de produto:

Será tanga???
Terei problemas??
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

LG

Não, Não, Não... é grupo

Vitor Duarte

Sim, pensei logo que fosse grupo, mas se pagar adiantado.....
como funcionam os pagamentos paypal?
videoduarte.blogspot.com

Mário Rui

Olá Vitor,

Tem cuidado, muito cuidado. Quando tive a minha câmera à venda, através dos anúncios que coloquei no Olx e CustoJusto, recebi mais de 20 emails do estrangeiro que cheiravam a esturro por todos os lados, com textos iguais entre si e idênticos ao que tu recebeste. Nem me dei ao trabalho de responder sequer a um. Eu já tinha alertado para essa situação aqui no fórum, no tópico da venda da minha câmera, como poderás confirmar no segundo post:
http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,3468.0/topicseen,/

Porquê a Laura afirma tão perentória que não é grupo??? Tem assim tanta certeza no que diz, que se possa responsabilizar pelas consequências do que está a garantir ao Vitor???
Eu recebi 20 emails de supostos camones, todos com a mesma "conversa" que era para a filha, e não é tanga? Nenhum desses pôs em causa o preço da câmera. Curiosamente, nos emails de portugueses, todos perguntavam se não podia fazer uma atençãozinha no preço.

Isto de perguntarmos coisas pela net é muito bonito quando temos a sorte de encontrar alguém responsável e que fale só quando sabe o que está a dizer.

Vitor, faz uma experiência: coloca um anúncio da tanga, pode ser até de um computador, ou de uma câmera fotográfica ou outra coisa qualquer de valor superior a 1.000€ nos mesmos sites onde tens o da câmera. Vais ver que vais receber montes de emails iguais ao que recebeste agora. Até com casas para venda ou apartamentos para alugar essas situações acontecem todos os dias.

Depois diz qualquer coisa.

Abraço

Licínio Castro

Cuidado Vitor, essa malta quer apanhar dados pessoais, para fins ilícitos.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

gcoutinho

Para venderes a câmara, a única coisa que eles precisam é do teu mail associado à tua conta paypal para depositar o dinheiro.
Depois de pagarem, só têm de te enviar a morada para onde deverás enviar a câmara.
Nada mais que isso.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

Citação de: Licínio Castro em 05 / Abr / 2011, 10:09
Cuidado Vitor, essa malta quer apanhar dados pessoais, para fins ilícitos.

exactamente, a judiciaria está cheia de casos de crime informatico, via internet, ficas sem camara e sem dinheiro...

Vitor Duarte

Citação de: gcoutinho em 05 / Abr / 2011, 11:16
Para venderes a câmara, a única coisa que eles precisam é do teu mail associado à tua conta paypal para depositar o dinheiro.
Depois de pagarem, só têm de te enviar a morada para onde deverás enviar a câmara.
Nada mais que isso.

De facto nunca respondi a estes emails, pois quem está mesmo interessado pergunta sempre mais pormenores da máquina bem como mais fotos da mesma, e negoceiam o preço.
Tal como comprei a minha XH-A1, através de um site de usados espanhol, falei com o tipo, comprei passagem de ida e volta no mesmo dia e pronto.
Mas houve diálogo e até o tipo colocou um video da máquina.
Neste caso comecei a pensar se de facto querem pagar por payPal e sendo este seguro, qual será o problema?
Pedem-me estes dados:

Seu nome completo do PayPal:
Seu endereço de e-mail PayPal:
Seu Nome de produto

Com estes dados têm eles acesso a mais algo pessoal? (nunca comprei nem vendi por paypal)
videoduarte.blogspot.com

LG

é tanga, um  português manhoso, querem os teus dados pessoais para entrarem na tua conta bancaria, e conseguem...

acho que em Londres deve haver montes de camaras parecidas à tua, não precisa de comprar uma em Portugal...

Vitor Duarte

Claro que eles lá têm muitas cameras destas.
A minha pergunta aqui era se de facto com os dados paypal conseguem algo mais
videoduarte.blogspot.com

gcoutinho

Com o nome e endereço de mail? uhmmmm... muito improvavel.
O Paypal funciona como uma instituição bancária a nivel mundial, uma das... senão a mais famosa de todas e mais seguras na Internet.
só para exemplificar, a ultima compra que fiz, para comprovar que é o titular da conta a efectuar o pagamento, é feita uma transferência simbólica de 1,5€ para a Paypal  e depois devolvido ao titular

Com esta operação, aparece no descritivo dos movimentos, uma transação com um código que deverá ser validado para comprovar a identidade do titular.

O Paypal, tem um sistema de "contencioso" para resolver questões relacionadas com burlas, felizmente nunca tive de o usar, mas para quem compra no ebay e paga com paypal tem "seguro" incluído e pelo que afirmam no site,  é possível denunciar o caso e se ficar provada a burla, é reembolsado o montante.
Estou a falar em teoria, informação que li nos sites oficiais do ebay/paypal.
Nunca senti na pele esse tipo de situações até porque tenho bastante cautela.

Espero ter ajudado.

AC

Concordo contigo G. Coutinho

O Paypal é dos sistemas de pagamento mais seguros que existem, e efectivamente do ponto de vista legal o PayPal é uma instituição bancária supranacional credivel.

Com apenas o nome e endereço de e_mail apenas não vão a lado nenhum... o que acontece é que hoje em dia a pirataria é um tecnica de engenharia social (mais do que tecnica) e por vezes essas dados são depois usados para posterior  envio de e_mails falsos em nome das instituições, tentando levar as pessoas fornecer a sua password!

O cuidado a ter não é com a PayPal, mas sim com o que fazem com os mails que recebem!

O mesmo é valido para o caso do NIB ou IBAN, fornecê-los não representa por si só qualquer perigo, nem perminte a ninguem aceder à sua conta. Vêja-se que muitas empresas o publicam nas suas paginas para facilitar pagamentos por transferencia bancária.

Como já disse, deve é ter-se o maximo cuidado com o que se recebe em e_mail, especialmente nunca clicar em links incluidos nos mesmos.

Os meus cinco centavos...
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

LG

Vitor repara que a mensagem que recebeste cola em qualquer "inten" tipo copy paste... qual iten?! eu acho que a pessoa em questão nem sabe o que está a comprar....

eu ia sendo vitima de fishing, acedi a uma pagina do banco falsa, entraram na minha conta transferiram o dinheiro para outra conta, deixaram 100€ no inico de dezembro, como fui tudo detetado a tempo, por sorte consegui reaver o dinheiro 48h depois....

ou seja esse email que recebeste é de caras tanga....
deverá ser uma situação parecida com fishing...

Mário Rui

As minhas desculpas à Laura por ter interpretado mal o que escreveu no seu primeiro post deste tópico. Só depois de ter lido os post's que escreveu posteriormente é que percebi que o sentido da sua opinião é contrário ao que entendi numa primeira leitura. A ideia com que eu tinha ficado é que estava a dizer que "não é grupo".

Também sou de opinião que o PayPal é um sistema seguro. O que não me parece seguro é esses emails terem todos a mesma conversa, serem estrangeiros, não discutirem o preço nem se preocuparem com o estado do equipamento. Não sei com rigor qual é o esquema deles, mas obviamente coisa boa não é.

gcoutinho

Citação de: A. Caneira em 05 / Abr / 2011, 15:48
Com apenas o nome e endereço de e_mail apenas não vão a lado nenhum... o que acontece é que hoje em dia a pirataria é um tecnica de engenharia social (mais do que tecnica)

A minha profissão "primária" é informático :)
Também concordo como Caneiro no que diz respeito à "tecnica de engenharia social" e passo a explicar.
As técnicas mais eficazes de descobrir passwords não são aplicações nem softwares magicos, mas sim a tecnica de engenharia social, pelo mail, pesquisar no google, encontrar perfil do facebook, descobrir os gostos pessoais, nome da namorada, do cão, do clube.
Uma percentagem ELEVADA de pessoas usam a sua password como algo que gostam muito, e por vezes expõe essa informação involuntariamente pública sem que se apercebam.

Hoje em dia já existem sistemas que nem é possível definir palavras passe "fáceis".
Existem políticas de segurança que impõe regras para que o nível de segurança seja maior, evitando problemas como este. Usem passwords com números, símbolos e case sensitive.

Os sistemas bancários, por norma, atualmente dispõe de sistemas de autenticação redundantes, sempre que se faz uma transferência é preciso confirmar com algum código presente num cartão matriz, ou através de um SMS recebido no telemóvel.

Mas não há como ir ter com o comprador e vender pessoalmente (não esquecer o taco de baseball) loool