Introdução ao Video com camara DSLR

Iniciado por gcoutinho, 05 / Abr / 2011, 11:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

A Vimeo criou uma secção no canal Vimeo School dedicado ao video com camaras DSLR ao qual eu recomendo vivamente a sua visualização para quem trabalha com este tipo de camaras, sejam eles iniciados ou não.
Deixo à consideração dos moderadores a fixação deste tópico porque acho que o nível de qualidade e abrangência do tema é bastante alargado e completo.
Claro, é em inglês mas muito fácil de compreender.

http://vimeo.com/videoschool/lesson/11/introduction-to-dslr-cameras
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Tiago

Os vídeos são interessantes e começo a chegar à conclusão que a 5D mark 2 é uma má opção.
O corpo da máquina custa 2000EUR
Uma lente 80mm = 500EUR
Micro = 200 EUR

A captura do som é uma das principais desvantagens. Não é grande tema se o objectivo é capturar o vídeo e colar-lhe um som, mas claramente não é solução para dialogos/reportagens.
Nessa caso é contar com mais uns EURs para o gravador de audio
300EUR

Mais um estabilizador de imagem e chega-se ao preço de um câmara de video semi-profissional.

O q q achas?

LG

não precisas de ir para uma 50d, para mim a grande vantagem da 5d é full frame, uma 50mm é 50mm na 5d, mas ficas muito bem servido com uma 550D, por exemplo

Tiago

Obrigado Laura,

Acho a 550D uma má compra. Dentro de uns meses está obsoleta sem qualquer valor de mercado.

A minha dúvida é entre uma DSLR (5Dm2 ou 7D) e uma camara de video semi-profissional, tipo Sony HDR7 ou panasonic hc41

A DSLR é para fins amadores. Não estou a pensar fazer BBC - Bodas, Batizados ou Casamentos com ela. Por norma, alugo a câmara de vídeo nos trabalhos que faço.

Tenho interesse na interacção entre o vídeo e o 3D (camera matchmoving). Os tutorias que tenho visto sobre o tema, os autores utilizam a 5D e 7D e mostram as configurações que fazem nos programas para o efeito Mocha, PFTrack, Syntheyes, Boujou. 

cumpts
romão

LG

Pois, ainda não percebi bem se a 600D veio substituir a 550D, ainda tens a 60D, uma coisa que me agradou nessa maquina foi o push foco, que não existe na 550D... Acho a 7D um pouco pesada, para fotografia parece bem melhor que a 550d, mas não é o caso.

Para o som, mais tarde terás sempre que investir num gravador ou digital e micro externo, uma coisa não invalida a outra.

se tens orçamento para a 7D, compra a a 7D... a 5D, eu olho para aquela maquina e penso:"isto não vale tantos euros!"...

Tiago

A 7D parece-me uma boa opção. A dúvida é mesmo se vale a pena pagar +500EUR pelo full frame da 5Dm2.

Os 500EUR sempre dão para os acessórios, lente e micro.

LG

é, com esses 500€ comprava uma lente xpto, bem acho que não chega, mas já chega um micro...