Uma coisa muito boa e outra coisa muito má

Iniciado por José Costa, 12 / Abr / 2011, 04:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
A informática, e nomeadamente a área da edição de vídeo, tem uma coisa muito boa e outra coisa muito má.
A coisa muito boa (se bem que esta depende do ponto de vista de cada um): todo o software que se queira está à distância de um olhar e tem o custo de um click. Quem é que não é o feliz proprietário de uma cópia pirata do Adobe CS5 ou então do Final Cut 7? Quem é que não tem o Windows 7 instalado no seu PC, mesmo naquele PC que não é utilizado para outra coisa que não seja a navegação na Internet?

A coisa muito má (e neste caso creio que não à ponto de vista contraditório): o hardware para correr tão maravilhoso software, obtido de forma tão barata, também está disponível na Internet, só que neste caso é todo menos barato. Se se quer ter um PC capaz de correr estes últimos softwares saídos das fornalhas, e se queremos envergonhar o PC do nosso vizinho, não à nada a fazer que não abrir os cordões à bolsa e gastar umas centenas, ou mesmo um ou dois milhares de euros.

Porque o dinheiro me custa a ganhar, e porque a tecnologia ainda está no estado em que está, com o mercado ainda muito indefinido acerca do SD e do HD, do Blu-ray vs. Disco rigido ou Pen, tenho feito umas experiências com uns softwares.

Agora qualquer trolha que faça edição de vídeo quer trabalhar com o CS5, que versão inferior a esta não dá status. O trabalho de edição não é muitas vezes diferente de uma simples cópia do master, com uns efeitos aqui e ali, que mais parece uma demonstração em automático do NLE, mas mesmo assim querem editar com o CS5. E se é com o CS5, não à muita volta a dar, tem de ser com um computador parrudo.

Mas eu não quero editar com o CS5, pelo que estou a dar umas voltas pelos alternativos. Por alternativos, lê-se todos menos o CS5. E tenho descoberto algumas preciosidades. Mas existe um inconveniente: o tempo.

Porque os meus PCs são tudo menos PCs recentes, e porque entendo que ainda é cedo para os reformar, o tempo que leva para converter um projecto para gravar em Blu-ray é ainda muito elevado. Depois, verifico que fazendo a customização do export obtenho muito mais qualidade, mas o tempo do export também passa a ser superior. Pelo que as minhas experiências têm passado por utilizar mais que um PC para a compressão dos ficheiros. O destino é um disco Blu-ray, mas com dois PCs a processar os dados.

E é nestas ocasiões que a partilha de experiências e conhecimentos entre os Users seria altamente benéfico, pois evitaria que um só tivesse que experimentar tudo por conta própria. A recompilação dos vários dados obtidos pelos vários intervenientes permitiriam obter respostas e resultados muito mais rapidamente. Porque o meu problema é seguramente o problema de muitos outros: editar em HD e a sua posterior gravação em disco Blu-ray ou ficheiro, mas sem deitar toda uma serie de PCs na lixeira.

Mas factos são factos, e não adianta querer caminhar por entre as pedras sem tropeçar em algumas pelo caminho. A partilha de informação e conhecimentos não faz parte do dicionário de muita gente, mas a pedinchice por ajuda faz. E tal como na informática, uma é uma coisa muito boa e a outra é muito má. E vai-se lá saber porquê. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

gcoutinho

José, eu uso o CS5 não por causa do status mas porque é a primeira versão a suportar 64bits, isto traduz-se em TEMPO.
A diminuição nos tempos de processamento do rendering foi uma coisa brutal!
Com o CS5 tira-se partido do hardware, é possível tirar partido dos núcleos (cores) todos, quem tem processadores i5, i7 com 4 ou + cores tem de rentabilizar o investimento.

Como referiu que o seu equipamento está descontinuado, mudar para o CS5 pouco ou nada lhe trará de novo, a não ser "meia-duzia" de updates, mas o essencial está lá.

Mesmo assim, deixo os jobs em batch-list para serem executados durante a noite.
Faço a minha timeline, edito e no fim guardo o projecto e coloco em Queue.

Quando já estou farto de editar ou quando a cabeça já não permite ter mais creatividade, coloco a correr a lista de trabalhos em espera para rendering. De manhã tenho lá tudo prontinho para ver.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Rafael Madeira

Boa Tarde

Tenho um portátil "dual coure" 2,4 gHz, com 2gb de RAM, quando o comprei, a cerca dois anos e qualquer coisa, era bom (para PC domestico) mas para vídeo (HDV), estava no "fio da navalha", entre outras coisas "crashava" constantemente, a uns meses atrás a motherboard queimou, lá foi para um técnico de informática que mandou vir do Ebay uma motherboard nova, ficou-me a coisa por uns €300 com um disco novo e uma base refrigeradora.  8)

Tinha o W. Vista de 34 bits e o CS4 instalado, vim a descobrir que a arquitectura/hardware era de 64 bits (sei lá bem porquê), e claro...instalei o Sete de 64 bits, mais leve que o Vista 64. Lógico que a seguir instalei o CS5 e ...voilá :) tenho um PC competente e rápido para edição de vídeo...graças ao CS5 e sem perceber muito de informática.

Com o After Efects CS4 nem me atrevia a brincar, e agora aguenta-se bem, se investir em mais um ou dois Gb de RAM penso que ainda ficará melhor. Além disso o AfterEfects CS5 vem com novos plugins que são realmente úteis...ou poderão vir a ser se eu algum dia vir a ganhar dinheiro com vídeo.

Penso que a Adobe não se importa muito com as piratarias (desde que as produções não entrem em circuitos comerciais), o que é certo é que me habituei aos programas deles ...e claro que quando eu for famoso e fizer filmes para óliude...lol , vou comprar com certeza o original.....Adobe porque são bons e vão ser durante muito tempo e para não perder tempo um novos menus e afins.

Esta é a minha história, e penso que no meu caso ouve um bom casamento entre hardware "antigo" e software de ultima geração.

"E tenho descoberto algumas preciosidades."... não quer partilhar José Costa?

Boas

gcoutinho

Citação de: Rafael Madeira em 12 / Abr / 2011, 19:19

Esta é a minha história, e penso que no meu caso ouve um bom casamento entre hardware "antigo" e software de ultima geração.

Se realmente é uma arquitectura de 64bits não é assim tããão antigo :)
Por uns 45 a 50 euros faz um upgrade de RAM.
Quem sabe pode fazer uma proposta à loja onde faz o upgrade e lhe fazem a retoma da memória velha e coloca uma de 4 Gb, é que encontrar um "par" para a sua memória instalada nem sempre dá certo, a não ser que sejam do mesmo fabricante e características iguais.

Rafael Madeira

Quando avariou tinha +- dois anos e a motherboard avariou a uns 6 meses.
Não foi feito nunhum upgrade simplesmente devido a avaria fiquei a saber que era uma arquitectura de 64bits a trabalhar num SO de 34....dois anos e meio nestas coisas da informatica já é um tempinho. De qualquer forma é um HP portatil, que agora esta destinado só para video...e porta-se muito bem...mas aquece muito. A serie dv9500 teve muito esse problema.

"..é que encontrar um "par" para a sua memória instalada nem sempre dá certo, a não ser que sejam do mesmo fabricante e características iguais."
;)Obrigado vou ficar atento

Ainda não vi preços, já abri a tampa da RAM mas tem de ser um tecnico a ver as referencias, o que reparei foi que não tem slots livres, provavelmente, se aumentar a RAM, vou ter de comprar duas de 2 gb pois as instaladas terão de ser removidas.

gcoutinho

Citação de: Rafael Madeira em 13 / Abr / 2011, 00:32
Não foi feito nunhum upgrade simplesmente devido a avaria fiquei a saber que era uma arquitectura de 64bits a trabalhar num SO de 34....

Nao existe 34 bits mas sim 32. :)

Citação de: Rafael Madeira em 13 / Abr / 2011, 00:32
Ainda não vi preços, já abri a tampa da RAM mas tem de ser um tecnico a ver as referencias, o que reparei foi que não tem slots livres, provavelmente, se aumentar a RAM, vou ter de comprar duas de 2 gb pois as instaladas terão de ser removidas.
Se já não tem slots, as duas placas terão que ser substituídas por duas de 2gb ou uma de 4gb.
Mas aí já não estamos a falar de 45 euros.
Uma marca que nunca tive problemas e aconselho é a Kingston.

AC

CitaçãoSe já não tem slots, as duas placas terão que ser substituídas por duas de 2gb ou uma de 4gb

Possivelmente a unica opção é a troca por duas de 2GB, pois creio que não existem modulos RAM de 4GB compativeis com o modelo em causa.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

gcoutinho

Sim, é verdade. Não dispensa a consulta do manual do equipamento para consultar o limite máximo suportado.