MAC versus PC em Edição Video Profissional

Iniciado por AC, 19 / Abr / 2011, 18:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Por mais falado que seja o tema, nunca estará esgotado ou completo. Por isso peguei num post do Luís Rolo em outro topico, para lançar neste novo topico esta questão.

Por Luis Rolo:

"Como a conversa está a tomar uma direcção Mac Vs. PC gostava de meter a foice...

Sou utilizador Mac há cerca de 10 anos e uma coisa é certa, o Mac OS já não é o que era a nível de estabilidade.
A politica de virar a plataforma para o mercado de consumo tem feito com que os Macs e o seu SO tenham vindo a perder qualidade ao longo dos anos.

Essa mesma política tem feito os profissionais questionarem constantemente o futuro do mercado profissional na plataforma.

Hoje o que interessa é vender iGadgets e não Macs.
O XServe foi abandonado há uns meses e há quem jure que a seguir vai o Mac Pro.
O próprio desenvolvimento de software tem deixado os utilizadores de cabelos em pé.

Esperava-se que o preview do novo Final Cut acalmasse as massas, mas o que conseguiu (devido ao seu aspecto apelativo a amadores) foi uma "catrefada" de gente pronta a saltar para o Media Composer ou para o Premiere que há mais de 1 ano dão uma sova bestial no FCP a nível de performance (e que têm a vantagem de ter versões de Mac e Windows).

Para já, as dúvidas da continuidade da Apple no mercado profissional mantêm-se.
Estranhamente, numa altura em que cada vez há mais aplicações de "topo" a saltar para a plataforma (productos da Autodesk, DaVinci Resolve, Scratch, Baselight, etc.).

Para além disto, a atitude cada vez mais "Microsoftiana" também não tem ajudado.
É que agora que são a segunda maior companhia do mundo (e a maior a nível informático/tecnológico), parece que se esqueceram de quem os suportou nos tempos difíceis.

Do ponto de vista do utilizador amador, é uma maravilha.
O sistema operativo é, de facto, mais simples e intuitivo e menos propenso a que o utilizador faça "asneiras".

Neste momento, tenho um Mac Pro (que ao contrário da opinião generalizada até é uma máquina acessível, que isso de comparar desktops de linha branca com workstations de marca não vale) e passo mais tempo com ele no Windows 7 do que no Mac OS.

Ainda vou dar-lhes o benefício da dúvida com o próximo FCPX e Mac OS 10.7, mas não mais do que isso."
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

rui ressurreição

sim, tens razão LUÍS ROLO...é por essas e por outras que eu tenho instalado no meu macbook pro o tiger 10.4.11 e o snow leopard 10.6.7...até o final cut express não corre a 100 por cento no snow leopard...tive de o instalar no tiger, versão 4.0.1...gosto de trabalhar com open source e tudo o que são bons programas(jahshaka, blender, gimp, audacity, etc)...eu uso...se o mac continuar nesta trajectória, ou mudo para o media 100 ou para o composer...o premiere ainda é um caso a pensar...logo se verá...mas não vou vender estas máquinas que tenho com sistemas antigos pois podem vir a ser úteis no futuro...boas...

Luís Rolo

Em dia de inicio da WWDC achei pertinente retomar este tema.

O mundo tecnológico já não é o que era há uns anos atrás e hoje o domínio da Apple é avassalador, sendo a segunda companhia mais valiosa do mundo atrás da Exxon Mobil e olhando apenas para as empresas de electrónica consegue ser mesmo a mais valiosa, sendo o seu valor de mercado superior ao da Microsoft e Intel juntas.

O facto de a Apple se ter tornado numa empresa cada vez mais mainstream, tem feito com as suas principais preocupações sejam relacionadas com o mercado de consumo e com que os profissionais se sintam um pouco abandonados.

A forma cada vez mais egoísta de fazer as coisas (veja-se o caso do Bluray, em que a apple teima em não suportar o formato e a guerra com a Adobe por causa do Flash) tem irritado muita gente e feito muitos ponderar abandonar a plataforma.

Mas o que é facto, é que a marca de Cupertino raramente dá ponto sem nó (veja-se o caso em que toda a gente criticava por não adoptarem o novo USB-3 e de repente percebeu-se porquê - Thunderbolt) e o dia de hoje será muito importante para tentar perceber algumas das manobras da Apple.

Os que estão à espera de ver hoje lançado o novo FCP, desenganem-se. O programa refere apenas o OSX Lion, iCloud e iOS 5.
Claro que pode sempre ser o famoso "one last thing" de Steve Jobs (sim, a keynote de apresentação será dada por ele próprio), mas nada aponta nesse sentido (há boatos que apontam para a próxima semana).

A Apple consegue mover ao mesmo tempo paixões e ódios mas, no fundo, nem os seus detractores querem que a marca abandone o mercado profissional.
Isto porque todos sabemos que cada passo em frente da Apple é um empurrão que faz mexer a concorrência. E com isso, todos ganhamos.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Mário Rui

Isso tudo é verdade, mas apesar disso um Mac ainda continua a ser um Mac.

Carlos Carvalho

Boas,

No dia a dia trabalho tanto com mac como com pc e sinceramente por metade do valor que custa um mac, podemos comprar um pc com um desempenho bastante superior.
Não faço ideia se os utilizadores mac do forum se estão ou não satisfeitos, mas as minhas últimas experiências têem sido terriveis.
Um simples video em IMX30 torna-se impossível de arrastar na timeline do final cut pro a correr num mac pro de 8 core com 16 gb de ram, discos RAID. Exprimentei a mesma timeline num mac book pro novinho em folha e o problema ainda piorou. Ainda pensei que pudesse ser alguma incompatibilidade com os codecs da Blackmagic DeckLink, mas não.
Importei os mesmo brutos para o Edius a correr num Sony Vaio, com windows 7, comprado em Dezembro e não tive qualquer problema, nem a editar, nem a visualizar.
Com video em 1080, os problemas mantêm-se, não havendo razão aparente para tal desempenho tão fraco.
Todo o software é a última versão e original, devidamente actualizado.

Não sou de defensor de nenhuma plataforma, acho que cabe ao consumidor saber  o que é melhor para o seu trabalho. Lembro-me de à uns anos os pc's serem "mais fracos" a nivel de video profissional, mas hoje em dia isso é mito, e em todas as situações em que comparei mac com pc, o pc saiu sempre vencedor..

Abraços

Luís Rolo

Citação de: Carlos Carvalho em 06 / Jun / 2011, 18:51
por metade do valor que custa um mac, podemos comprar um pc com um desempenho bastante superior.

Não é bem assim...
Hoje em dia a performance Mac/Windows é muito semelhante.
Em questão de preço, se estivermos a falar de um computador de linha branca com um processador i7 contra um Mac Pro que usa Xeons, sim,é verdade.
Mas comparando outros computadores de marca (HP, Dell, etc.) com as mesmas características os preços são semelhantes ou até mais caros.

Um simples video em IMX30 torna-se impossível de arrastar na timeline do final cut pro

Quer-me parecer que alguma coisa estará a ser mal feita.
Nunca usei esse codec, mas com uma pequena pesquisa encontro relatos de pessoas a correrem 4 e 5 streams de IMX30 em... Powermacs G5.

mac pro de 8 core com 16 gb de ram

O FCP é um programa 32bit e, como tal, não usa mais de 3GB e picos...
E quanto a processadores, só aproveita 1,5.
Mesmo assim, é mais do que suficiente para editar o formato em questão.

Com video em 1080, os problemas mantêm-se

Qual é o codec usado em 1080?

em todas as situações em que comparei mac com pc, o pc saiu sempre vencedor..

Sou utilizador de Mac e Pc e numas coisas ganha um, noutras ganha o outro.
Na média, são semelhantes e não passa de uma questão de gosto pessoal.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Carlos Carvalho

Começo a achar que o problema deve ser meu. Não me dou com os produtos da maça! :)
A editar peças de informação com o mesmo codec, IMX30, exportar em .mov e consequente codificação em mpeg2, o mesmo processo feito no macbook pro e no vaio, o Sony leva a vantagem em quase 2 minutos mais rápido!!
Apesar de ser um formato comprimido, não entendo como é que com máquinas a custar mais de 2000 euros o processo é mais lento do que com máquina que custam metade!
Quanto ao codec em HD é o XDCAM MPEG HD422. No entanto já exprimentei com outros, nomeadamente o AppleRes e o da Blackmagic, e problema mantêm-se. Havendo uma vantagem ao utilizar o da Blackmagic.
"Confrontei" o revendedor do equipamento, e o mesmo nem sequer consegue dar uma explicação, principalmente quando viu com os seus próprios olhos a tarefa ser feita em duas máquinas ao mesmo tempo e a diferença em tempo de cada uma.

Obviamente que não há equipamento perfeito, e já tive boas experiência com edição de video no FCP, nomeadamente a simplicidade de comandos e edição em rede.

Luís Rolo

Citação de: Carlos Carvalho em 06 / Jun / 2011, 19:33
Começo a achar que o problema deve ser meu. Não me dou com os produtos da maça! :)
A editar peças de informação com o mesmo codec, IMX30, exportar em .mov e consequente codificação em mpeg2, o mesmo processo feito no macbook pro e no vaio, o Sony leva a vantagem em quase 2 minutos mais rápido!!
Apesar de ser um formato comprimido, não entendo como é que com máquinas a custar mais de 2000 euros o processo é mais lento do que com máquina que custam metade!
Quanto ao codec em HD é o XDCAM MPEG HD422. No entanto já exprimentei com outros, nomeadamente o AppleRes e o da Blackmagic, e problema mantêm-se. Havendo uma vantagem ao utilizar o da Blackmagic.
"Confrontei" o revendedor do equipamento, e o mesmo nem sequer consegue dar uma explicação, principalmente quando viu com os seus próprios olhos a tarefa ser feita em duas máquinas ao mesmo tempo e a diferença em tempo de cada uma.

Obviamente que não há equipamento perfeito, e já tive boas experiência com edição de video no FCP, nomeadamente a simplicidade de comandos e edição em rede.

Alguma coisa tem que estar a ser mal feita.
Apple Prores 1080p editava eu em tempo real no meu velhinho G5 a 1.8.
Mas assim à distancia é complicado ver onde está o erro.
Mas que ele existe, existe.

Licínio Castro

Neste momento estou a dar os primeiros passos no Adobe CS5, num PC com processador I7 2600 (3,4 ghz).
Por motivos de "força maior" tive de abandonar o AVID Liquid 7 e procurar uma solução para editar os arquivos AVCHD, depois de ter experimentado alguns programas de edição, o CS5 parece ser o que melhor responde, no entanto confesso que fiquei surpreendido depois de ver um portátil MAC (com processador i5), a correr os AVCHD, como se fossem AVI´s, ou seja com alta performance...um portátil, nem queria acreditar!!!
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Luís Rolo

Citação de: Licínio Castro em 06 / Jun / 2011, 21:26
Neste momento estou a dar os primeiros passos no Adobe CS5, num PC com processador I7 2600 (3,4 ghz).
Por motivos de "força maior" tive de abandonar o AVID Liquid 7 e procurar uma solução para editar os arquivos AVCHD, depois de ter experimentado alguns programas de edição, o CS5 parece ser o que melhor responde, no entanto confesso que fiquei surpreendido depois de ver um portátil MAC (com processador i5), a correr os AVCHD, como se fossem AVI´s, ou seja com alta performance...um portátil, nem queria acreditar!!!

A performance do CS5 em PC/Mac é ela por ela (já fiz testes e é ligeiramente superior em Windows, mas nada de significativo), mas aí os PCs têm vantagem pela quantidade de placas gráficas da NVidia disponíveis a baixos preços.
Mas já agora, lembra-te que há alguns i5 com performance superior a alguns i7.

Luís Rolo

... e tal como previsto, nem uma palavra quanto ao FCP X...

Mário Rui

Luís Rolo

Luís Rolo

Voltando à conversa do Carlos Carvalho e da sua impossibilidade de editar IMX30 no FCP decidi fazer um teste num Mac Pro Quad e aqui está o resultado (carregar em "HD" e ver em full screen):

Pass: imx30

Se as coisas estão a correr mal, a culpa nem é do Mac nem do FCP.
Há apenas um formato com que o FCP se engasga - H264.

AC

Citação de: Luís Rolo em 06 / Jun / 2011, 21:24
Alguma coisa tem que estar a ser mal feita.
Apple Prores 1080p editava eu em tempo real no meu velhinho G5 a 1.8.
Mas assim à distancia é complicado ver onde está o erro.
Mas que ele existe, existe.

Apple Prores Key features
Full-width 1920x1080 and 1280x720
4:2:2 chroma sampling
10-bit sample depth
I frame-only encoding
Variable bit-rate (VBR) encoding
Normal 147 Mbit/s and High-Quality 220 Mbit/s for HD resolution at 60i
Normal 42 Mbit/s and High-Quality 63 Mbit/s for SD resolution at 29.97
Fast encoding and decoding (both at full size and half size)

Só por curiosidade, a que bitrate?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!