MAC versus PC em Edição Video Profissional

Iniciado por AC, 19 / Abr / 2011, 18:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Rolo

"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Carlos Carvalho

Caro Luis Rolo,

Obrigado pelo video, no entanto as operações que faz no video, tb as faço sem qualquer problema, é "apenas" mais lento do que feitas com o Edius.
Mal estava se o mac não era capaz de editar peças de informação com 1.30 minutos, só acho é que é bastante mais lento do que outras plataformas, que curiosamente são mais baratas.
Em todos os "mac's" que uso para editar este formato, têm todos exactamente o mesmo desempenho, excepto nos que possuem a placa da Blackmagic.
Curiosamente, se estiver a editar com a blackmagic no mac, passado umas 4 horitas +/-, quando faço playback na timeline, é normal o som deixar de ficar sincrono com a imagem, acontece em todos os macpro em que exprimentei. A mesma placa no pc, nunca aconteceu...
Será do software?
O que eu quis dizer, é que acho que para o valor e para as caracteristicas, que os mac não têm um desempenho que deviam ter, ou que pelo menos as pessoas acreditam que possa ter.
São bonitos sim senhor e bem construido, mas actuamente não fazem justiça ao nome e à fama que têm.

Abraços

Luís Rolo

Citação de: Carlos Carvalho em 07 / Jun / 2011, 18:58
s operações que faz no video, tb as faço sem qualquer problema, é "apenas" mais lento do que feitas com o Edius.

O problema não é o hardware (Mac ou PC), é o software.
No mesmo Mac a diferença de performance entre o FCP e o Premiere CS5 é brutal.
O FCP já não é actualizado há muitos anos e nestas últimas actualizações dos vários NLE ficou bastante atrás no que toca a performance (problema que pensa-se será resolvido com o novo FCP X).
Quanto ao Edius, é injusto comparar algum outro software (seja em Mac ou Windows) com ele a nível de velocidade. Porque se tem limitações em algumas coisas, na velocidade é imbativel.

Curiosamente, se estiver a editar com a blackmagic no mac, passado umas 4 horitas +/-, quando faço playback na timeline, é normal o som deixar de ficar sincrono com a imagem, acontece em todos os macpro em que exprimentei. A mesma placa no pc, nunca aconteceu...
Será do software?

Nunca me aconteceu, mas assumo que seja qualquer bug do software.
Mas, já agora, porquê editar com a Blackmagic ligada?
Parece-me desnecessário.

O que eu quis dizer, é que acho que para o valor e para as caracteristicas, que os mac não têm um desempenho que deviam ter, ou que pelo menos as pessoas acreditam que possa ter.

E o mesmo não se aplica a uma worksation da HP?
Estas críticas só surgem porque a Apple não tem um desktop sem monitor integrado, o que faz com que as pessoas continuem a cometer o erro de comparar preços de desktops com workstations.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Carlos Carvalho

Caro Luis Rolo,

Sinceramente também acho que só pode ser do software. Exprimentei hoje colar uns planitos numa timeline no edius, mas a correr num mac book pro, e a coisa muda de figura, a diferença para o fcp é abismal, parece que é outro computador...
Pena que isto foi feito num computador pessoal e não nos de trabalho, pois por aqui o mac OS veio para ficar e o final cut :(

O editar com a blackmagic ligada é para se puder usar as saídas em SDI, para assim fazer a visualização/gravação em BetacamSX e usar os controlos de remoto.

Abraços e obrigado pela partilha!

Luís Rolo

Citação de: Carlos Carvalho em 08 / Jun / 2011, 00:14
Pena que isto foi feito num computador pessoal e não nos de trabalho, pois por aqui o mac OS veio para ficar e o final cut :(

Pode ser que não seja pena. Toda a gente espera que o FCP X rebente com tudo.
Eu estou um bocado céptico, mas vou esperar para ver.

Citação de: Carlos Carvalho em 08 / Jun / 2011, 00:14
O editar com a blackmagic ligada é para se puder usar as saídas em SDI, para assim fazer a visualização/gravação em BetacamSX e usar os controlos de remoto.

Sim, mas precisam mesmo de ter isso sempre ligado?
Eu a minha placa da Blackmagic só a uso no fim para correcção de cor.

Carlos Carvalho

Vamos esperar para ver o novo Final Cut. Pode ser que seja desta vez o pacote já traga suporte para blu-ray :)

Precisamos de ter sempre a placa ligada, até por uma questão de não ter de desligar e ligar a máquina sempre que queremos exportar alguma coisa. Estamos quase sempre a importar e exportar material uncompressed 8 bit de origem SDI, por isso é mesmo preciso ter a plaquita ligada.

Qual a que possui?

Abraços

Luís Rolo

Citação de: Carlos Carvalho em 10 / Jun / 2011, 14:36
Vamos esperar para ver o novo Final Cut. Pode ser que seja desta vez o pacote já traga suporte para blu-ray :)

Tenho grandes dúvidas quanto ao Blu-ray.
Na cabeça do Jobs os discos ópticos estão mortos e o futuro é a web, por isso não me admiro que até acabem com o DVD Studio Pro.
Cortar radicalmente com o passado faz parte habitual do seu modus operandis e não me espanta se o fizerem mais uma vez.
Mas nisto, eu espero estar totalmente enganado...

Citação de: Carlos Carvalho em 10 / Jun / 2011, 14:36
Qual a que possui?

Como apenas tenho placa vídeo para visualização em monitor externo (o meu processo é todo file based) uso apenas uma Intensity.