Que câmara comprar? DSLR ou Handycam?

Iniciado por neoche, 15 / Mai / 2011, 08:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

neoche

Boas, estou interessado em comprar uma máquina de filmar para filmagens de curtas-metragens só que não sei o que comprar, tendo em conta que não percebo muito no que toca a aspectos técnicos de uma máquina. Tenho um orçamento de 550/600 € para gastar, só não sei é se devo comprar uma handycam ou uma DSLR que pelo que sei algumas proporcionam melhor qualidade de imagem do que uma câmara que só faça video. Tendo em conta estes aspectos gostava que me ajudassem na escolha para comprar uma máquina.

Agradecia uma resposta
cumps

Mário Rui

Citação de: neoche em 15 / Mai / 2011, 08:35
(...) Tenho um orçamento de 550/600 € para gastar (...)

Com esse orçamento, posso sugerir-lhe esta câmera:
http://www.redcoon.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductSearch/searchVar/canon%20hv40/cid/2000/
Ainda é de cassete miniDV, o que poderá ser considerado incoveniente. Para mim ainda é um conveniente, mas cada um é que sabe o que precisa.

Veja clips desta e de outras câmeras e tire as suas próprias conclusões.

Para DSLR's precisa de um orçamento um pouco superior.

LG

mais um bocadinho tens a 550d,
http://www.pixmania.com/pt/pt/4869528/art/canon/eos-550d-objectiva-ef-s-1.html

tb podes pensar comprar só o corpo, e arranjas objectivas por 50E usadas

http://www.pixmania.com/pt/pt/4869426/art/canon/eos-550d.html

Filipe Araújo

Tenho uma Canon HV-20, mais antiga que a atrás mencionada e tenho que reconhecer com ambientes com muita luz é soberba. O seu pequeno tamanho ilude.

Tem alguns senãos, o maior é perante ambientes com pouca luz, onde o grão da imagem se faz muito notar. No entanto não lhe tira mérito, entre os quais o prémio EISA de melhor câmara para o mercado de consumo do ano da sua construção.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

neoche

Obrigado a todos pelas sugestões. Já estive a ver uns videos das duas camaras e confesso que estou mais inclinado para a 550D pelo simples facto de me permitir trocar de lentes

LG

Citação de: neoche em 18 / Mai / 2011, 11:03
Obrigado a todos pelas sugestões. Já estive a ver uns videos das duas camaras e confesso que estou mais inclinado para a 550D pelo simples facto de me permitir trocar de lentes

Depois, não é só as lentes da canon que dão, com anéis adaptadores que não são difíceis de arranjar, dão quase todas as marcas lentes...

A ultima lente que comprei foi uma 28mm macro 1:2.8 Cosina, para a pentax com adaptador 35€.
Não é uma lente muito boa, tenho outras bem melhores.... mas pelo preço e está nova...

;)

Bernardo Fernandes

Citação de: LG em 18 / Mai / 2011, 11:42
Depois, não é só as lentes da canon que dão, com anéis adaptadores que não são difíceis de arranjar, dão quase todas as marcas lentes...

A ultima lente que comprei foi uma 28mm macro 1:2.8 Cosina, para a pentax com adaptador 35€.
Não é uma lente muito boa, tenho outras bem melhores.... mas pelo preço e está nova...

;)
Para usar em que máquina?

LG

Citação de: Bernardo Fernandes em 02 / Mar / 2012, 13:17
Para usar em que máquina?

Na canon 550d,

todas as objectivas da ninon af nikkor dão na canon 550d, com um anel made in china que custou uns 25€
ou podes usar tb as objectivas de rosca com um anel diferente, ou objectivas da pentax

com as canon 600d e 7d tb deve ser a mesma coisa

5D (os... xzxsd mudaram o encaixe das lentes, é mais largo, reee....já não podes usar as mesma lentes, nem da canon 550d entre outras, tem que ser lentes especificas) já não sei se é fácil de arranjar anéis para ela, mas parece que sim

;)

AC

Citação de: LG em 03 / Mar / 2012, 10:01
5D (os... xzxsd mudaram o encaixe das lentes, é mais largo, reee....já não podes usar as mesma lentes, nem da canon 550d entre outras, tem que ser lentes especificas) já não sei se é fácil de arranjar anéis para ela, mas parece que sim

;)

A 5D é uma camara full frame, e só pode usar objectivas que tenham sido desenhadas para full frame. Muitas das objectivas que se usam em camaras digitais são desenhadas para sensores de imagem mais pequenos até APS-C. Talvez por essa razão os encaixes na 5D sejam diferentes.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

LG

pois, como não tenho nenhuma 5d ainda não percebi muito bem o que se passa, eu acho que todas as objectivas que vem do analógico devem de dar será  só uma questão de arranjar os anéis

aqui está um exemplo:

"On the technical side, we shot with a Canon 5D Mark II and Sony A65. The 5D was mounted on a Glidecam HD-2000 with the Nikon 24mm f/1.4G"
http://www.cinema5d.com/videolog/?p=10710

AC

Citação de: LG em 03 / Mar / 2012, 19:03
pois, como não tenho nenhuma 5d ainda não percebi muito bem o que se passa, eu acho que todas as objectivas que vem do analógico devem de dar será  só uma questão de arranjar os anéis

Desde que existam adaptadores devem dar sim, pois eram feitas para um alvo de 35mm, tal como os é o das digitais full frame
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

LG

os chineses são muito habilidosos. a margem que as objectivas da nikon tem para dar na canon é mínima, e o anel está muito bem conseguido.

.....

outra coisa que peca, pelo menos a canon 550d,   é na profundidade de cor, em relação ao minidv ou outras digitais, tem mais definição que 4:3, mas depois perde a textura nos brancos e pretos, tb é barata, não se pode ter tudo