Showreel 2011

Iniciado por Luís Rolo, 17 / Mai / 2011, 18:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rodrigo

Olá Luís.

Já valeu a pena me ter inscrito neste site para poder ter possibilidade de entrar em contacto directo consigo! De facto, não será um exagero se lhe chamar "o guru dos vídeos de casamento" em Portugal e mesmo na Península Ibérica, como comprova o actual convite para Barcelona.

Confesso que o descobri há uns anos, por acaso, numa pesquisa no Google quando fui parar ao seu blog. Agora. sempre que alguém tenta denegrir um vídeo de casamento, mostro-lhe os seus trabalhos como argumento contrário e deixo-os logo KO. 

De facto, é um excelente profissional e o seu trabalho mostra muito domínio técnico, mas acima de tudo paixão.

Gostava de lhe perguntar algumas questões de ordem técnica, se for possível e não for abusar muito.

1ª questão, utiliza algum adaptador na objectiva para lhe dar o efeito de grande angular, ou as objectivas que usa já são, de origem, grandes angulares? já agora, qual é a distãncia focal que usa, por exemplo, aos 00:7? 

2ª questão, nos movimentos de câmara só usa steadycam, ou também usa gruas e/ou dollys?
(refiro-me ao 00:23; 1:39, mas, essencialmente, 1:55). Já agora, qual é a marca da steady que usa?

3ª questão, a iluminação é trabalhada recorrendo, também, ao uso de projectores, filtros e afins ou é só mesmo luz natural aproveitando as melhores características das câmaras, dos ângulos e da luz solar ?

4ª questão: há algum momento do showreel onde use câmara à mão ou ao ombro?

5ª questão, não é bem uma questão, mas uma constatação: é espectacular a forma como dirige os noivos :)

relativamente aos erros, na minha opinião, dada à qualidade global do trabalho são quase insinificantes, eventualmente a melhorar 1 ou 2 contra luzes, e algumas transições um tanto ou nada forçadas (insignificante, mesmo)

Peço desculpas pelas inconfidências e, confesso, que estou em pulgas para obeter uma resposta de um dos meus ídolos no ramo! 

Muito obrigado pela atenção :)

Luís Rolo

Citação de: Rodrigo em 18 / Mai / 2011, 15:31
Olá Luís.

Já valeu a pena me ter inscrito neste site para poder ter possibilidade de entrar em contacto directo consigo! De facto, não será um exagero se lhe chamar "o guru dos vídeos de casamento" em Portugal e mesmo na Península Ibérica, como comprova o actual convite para Barcelona.

Confesso que o descobri há uns anos, por acaso, numa pesquisa no Google quando fui parar ao seu blog. Agora. sempre que alguém tenta denegrir um vídeo de casamento, mostro-lhe os seus trabalhos como argumento contrário e deixo-os logo KO. 

De facto, é um excelente profissional e o seu trabalho mostra muito domínio técnico, mas acima de tudo paixão.

Olá Rodrigo.
Já me afoguei em baba.  :)

1ª questão, utiliza algum adaptador na objectiva para lhe dar o efeito de grande angular, ou as objectivas que usa já são, de origem, grandes angulares? já agora, qual é a distãncia focal que usa, por exemplo, aos 00:7? 

Uso grandes angulares, agora responder à questão dos 00:7, é difícil. Já não me lembro.

2ª questão, nos movimentos de câmara só usa steadycam, ou também usa gruas e/ou dollys?
(refiro-me ao 00:23; 1:39, mas, essencialmente, 1:55). Já agora, qual é a marca da steady que usa?

Utilizo unicamente um slider da Glidetrack e um Flowpod.

3ª questão, a iluminação é trabalhada recorrendo, também, ao uso de projectores, filtros e afins ou é só mesmo luz natural aproveitando as melhores características das câmaras, dos ângulos e da luz solar ?

É tudo luz natural, embora já tenha ponderado usar um reflector quando estou a sós com os noivos.

Sim. Por ex. do minuto 2.24 ao 2.34 é totalmente "à unha" e estabilizada em pós-produção.

5ª questão, não é bem uma questão, mas uma constatação: é espectacular a forma como dirige os noivos :)

É engraçado dizer isso, pq eu raramente dirijo os noivos.
A única imagem deste trabalho em que dei uma indicação aos noivos foi a última de todas.
Por norma, limito-me a escolher os sítios e meter-lhes na cabeça que se abstraiam de mim e que ajam naturalmente e que não olhem para a câmara.

relativamente aos erros, na minha opinião, dada à qualidade global do trabalho são quase insinificantes

Ainda ninguém se lembrou de citar o Catroga?  :lol:
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

gcoutinho

Citação de: Luís Rolo em 18 / Mai / 2011, 18:37
Citação de: Rodrigo em Hoje às 15:31

Sim. Por ex. do minuto 2.24 ao 2.34 é totalmente "à unha" e estabilizada em pós-produção.

Quando te referes "à unha" é frame a frame? Deslocando a posição X Y a cada frame?
Eu uso o Adobe AE para estabilizar, o problema é que tem de existir um ponto de referência, em planos com movimento não resulta.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Mário Rui

Utilizo unicamente um slider da Glidetrack
Tem motor ou é à "unha"?

e um Flowpod
Isso funciona bem como estabilizador e é fácil de calibrar ou achas melhores os steadicam da Merlin?

Luís Rolo

Citação de: gcoutinho em 18 / Mai / 2011, 19:21
Quando te referes "à unha" é frame a frame?

Quando digo "à unha" digo que filmei à mão, sem tripé.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 18 / Mai / 2011, 19:43
Tem motor ou é à "unha"?

"à unha"

Citação de: Mário Rui em 18 / Mai / 2011, 19:43
Isso funciona bem como estabilizador e é fácil de calibrar ou achas melhores os steadicam da Merlin?

Os Merlin são melhores.
Escolhi este pq tb faz de monopé.

Rodrigo

Obrigado Luís :)

Não tem que se babar, só ficar orgulhoso com o seu trabalho, e dar umas dicas aos mais novos que o têm como referência. Só assim podemos progredir e chegar mais longe! :)

Não me canso de ver os seus vídeos. Adoro o tratamento de imagem.

gcoutinho

Citação de: Luís Rolo em 18 / Mai / 2011, 21:25
Quando digo "à unha" digo que filmei à mão, sem tripé.
Mas referiste acima que fazias estabilização em pós produção... :)

Luís Rolo

Citação de: gcoutinho em 18 / Mai / 2011, 22:21
Mas referiste acima que fazias estabilização em pós produção... :)

Há plugins muito bons para estabilização com movimento como o Mercalli da proDAD ou o Lock & Load da Coremelt.
Alguns softwares já têm sistema de estabilização incluidos (o FCP tem o smoothcam, o Vegas 10 tem estabilização de imagem desenvolvida pela proDAD, acho que o Mercalli é distribuído com o Edius e os softwares da Avid tb têm mas não sei o nome).
O novo CS 5.5 tb evoluiu muito nesse aspecto.

Mário Rui

Citação de: Luís Rolo em 18 / Mai / 2011, 22:42
Alguns softwares já têm sistema de estabilização incluidos (o FCP tem o smoothcam, o Vegas 10 tem estabilização de imagem desenvolvida pela proDAD, acho que o Mercalli é distribuído com o Edius e os softwares da Avid tb têm mas não sei o nome).

Até o iMovie '11 já trás isso e é uma pequena bomba a estabilizar.
(noutro dia filmei um gajo bêbado e consegui po-lo a andar direito com o estabilizador)  :lol:

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 18 / Mai / 2011, 23:01
Até o iMovie '11 já trás isso e é uma pequena bomba a estabilizar.
(noutro dia filmei um gajo bêbado e consegui po-lo a andar direito com o estabilizador)  :lol:

Já tentaste fazer o mesmo com Portugal?

gcoutinho

Com ferramentas da Adobe só consigo fazer com o AfterEffects.

Luís Rolo

gcoutinho

Mais uma vez obrigado Luís, desconhecia a versão 5.5
Eu aprendi a usar o After Effects com os videos do Andrew Krammer do videocopilot.net, o "Luis Rolo do After Effects" :lol: :lol:

Quem quiser aprender a usar o AE ou até mesmo fazer umas brincadeiras aconselho a dar uma vista de olhos em www.videocopilot.net.

Já agora, o tutorial da estabilização de video
http://www.videocopilot.net/tutorial/stabilize_shaky_footage/

Rodrigo

Deixem-me dar os Parabéns peloexclente tópico para partilha de ideias e conhecimentos!Coisa rara nste país em qe tentamos sempre esconder o pouco que sabemos. Continuem assim porque todos juntos vamos mas longe!! :)