Afinação de steadi e cor XH-A1 e 60D

Iniciado por Vitor Duarte, 20 / Mai / 2011, 14:52

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vitor Duarte

Caros amigos
Enquanto afinava o steadi para a XH-A1 e testava a 60D no mesmo aproveitei e editei as imagens.

Não liguem á cor das imagens nem ao balanço de brancos.
Em relação á cor alterei os parametros da XH como disse o nosso amigo Paulo Paulino, mas nada igual, vou tentar fazer o acerto das duas agora....

Não liguem tb ao local, foi gravado na garagem do prédio.....

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

LG

vitor

assim de repente a 60d parece estar um pouco azul, a A1 amarelo... a cor da 60d parece melhor...

porque é que não começas com algo mais simples, nas duas camaras luz do dia "sol" , para ver o que dá cada uma 

Paulo Paulino

A Laura tem razão também me da essa ideia, vê la se a temperatura das cores se esta idêntica nas 2.

Neste caso tens imagens em 2 ambientes completamente diferentes entras e sais para a rua e com o steady não podes estar sempre a fazer controle de brancos.

Nessa situação em particular que filmaste acho que seria mais aconselhável deixares a câmara tratar de tudo em automático na opção do quadradinho verde.

Mas num ambiente parado faz o teste que eu fiz liga as 2 ao PC usa os meus valores como base e depois acerta tu mesmo é a melhor forma, o que funciona para uns não funciona para outros, ate porque como vemos cada pessoa interpreta as coisas de forma diferente. O teu caso foi um exemplo claro disso, usaste os meus valores para filmar num ambiente completamente diferente do ambiente que eu filmei quando efectuei o teste.

Já agora deixo aqui um vídeo que fui procurar no youtube agora e que mostra bem como controlar os brancos na XHA1, aliás este tipo tem uns óptimos vídeos sobra a XHA1 que eu costumo mostrar sempre as pessoas que colaboram comigo e que por acaso nunca usaram a XHA1 antes. Não digo que seja o teu caso mas pode servir para outra pessoa que veja o teu artigo.

http://www.youtube.com/watch?v=SnHcmnpxvbA&feature=related

Quem precisar veja depois o resto dos vídeos dessa empresa expertvillage sobre a XHA1 que acho que são a melhor referencia que encontrei ate hoje na rede sobre a XHA1. Se alguém conhecer melhor agradeço que me mostre pois é me muito mais fácil mostrar estes vídeos aos meus colaboradores do que explicar a todos como funciona a maquina :) tomando por partida que entram e saem de 2 em 2 meses ultimamente estou a ficar saturado de explicar o mesmo tantas vezes.  lol  "desculpem-me o sarcasmo".
Mas tem sido complicado encontrar recursos humanos no Alentejo com competências ultimamente. ;)

Vitor Duarte

agora testei a cor mesmo, à pouco não liguei a isso

videoduarte.blogspot.com

LG

gcoutinho

Se fosse eu... mudava a mangueira da garagem para fora e trocava aqueles vasos. Aquelas ervas daninhas...  :lol: :lol:  

Tens o mesmo problema que eu amigo, ainda não consegui sincronizar um perfil de cores, mas eventualmente será melhor seguir o conselho do Luís num outro tópico, colocar um perfil de cores o mais neutro possível para depois corrigir em pós produção.

Só não gosto de aplicar muitos filtros na pós producção porque o tempo de rendering do video aumenta exponencialmente, um vídeo de 4 minutos sem efeitos/filtros demora uns 10 minutos no render, o mesmo video com filtros consome meia meia hora no mínimo.

Acho que a solução vai passar por usar só uma câmara mesmo. :)

Mas um conselho, para a próxima, tenta colocar lado a lado os videos em vez de sequencialmente, assim não podemos comparar com precisão.
Pronto.. ok.. quando chegar a casa vou eu fazer isso, se tiver tempo  :lol:
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Paulo Paulino

Eu agora é que não posso ligar esta treta que estou ainda a trabalhar,(embora não pareça), mas no fim de semana ligo isto e ate faço aqui um streaming em directo para te mostrar como cheguei a esses resultados. Aliás é a forma mais simples, so se no teu caso não tiveres ai forma de ligares a xha1 ao pc por componentes por falta de entradas no teu PC, sei que não são placas standart mas se não tiveres não desesperes que a malta mete isso a funcionar a maneira...

Olha vem cá a Beja almoçar no fim de semana que eu pago o almoço e eu meto-te essa maquina a filmar com cores idênticas à 60d. Se eu não conseguir , olha almoçamos uma açorda a alentejana que dizes!

Embora eu nunca usei uma 60d infelizmente, mas tenho ideia de ser o mesmo do restante da gama 5d/7d/550D/60D.

PS. lol, vou já deixar aqui explicito que o convite é so para 1 pessoa hehehe não vá ser o caso de aparecer aqui o pessoal todo o forum para almoçar com as suas xha1 para acertar as cores hi hi hi.

Vitor Duarte

Granda Paulino
Gosto muito de Beja, dessa gente, desses petiscos, enfim, é tudo bom, até as alentejanas...lol
Quando visitava a WRT de Beja ía sempre petiscar com o meu amigo Sérgio Nunes, chefe da worten.
Ume vez cheguei à meia noite, vindo de Faro, fui dormir à Bejense, e entrei num bar, já era tarde para comer e perguntei o que havia......
" mê amigo, só tênho sandes de porco preto....." maravilha.
Bem, mas mudemos de assunto, não é nenhum tópico de gastronomia.

Vou fazer mais uns acertos, pois amanhã é dia de mais um casamento e fui agora levantar um adaptador de lentes Nikon para Canon, o meu irmão é fotógrafo e só tem Nikon.
Vou experimentar o olho de peixe.....
videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

Fica aqui outro....lol

É dificil, é que dependendo dos vários tipos de luz muda tudo...... ](*,)

videoduarte.blogspot.com

LG

Vitor
Eu não sei onde vais buscar o cp14 etc.. etc... e o util1...

quando tiveres tempo logo explicas...cp20 e o util1 parece fixe, antes, há que acertar com a exposição...

bom trabalho

Vitor Duarte

Os CP's são presets que vem na camera, vem tb um cartão com mais 20 que podes sacar da net.
Esses numeros que referi são os que mais se assemelham á minha visão e da 60D.

Amanhã vou sentir a falta de um ajudante, é que nos trabalhos anteriores, tenho ido como 2º e 3º camera.
Vou ver se safo a coisa por exemplo com a 60 no tripé a gravar a entrada da noiva por trás...vamos lá ver...
Colocar a XH no steadi enquanto o padre fala e fazer (como dizem os brazileiros) "Uns Tiros".....:)

Depois conto como foi.
videoduarte.blogspot.com

Paulo Paulino

Vítor se tivesses aqui mais perto ia ajudar-te de graça, pelo menos em metade do percurso.

Assim olha desejo-te boa sorte mas já tens muita experiência nisso por isso isso da-te um bocadinho mais de trabalho mas fazes na boa e sempre ganhas mais uns euros assim. Menos ajuda menos dinheiro para repartir ;)

Boa sorte.

gcoutinho

Oh Viiiitor! Eu acho por este andar não chegará uma açorda..  :lol:
Vais ter de abrir cordões à bolsa e pagar uma mariscada ao pessoal :)

Cá vai o meu contributo.
A ver se o pessoal afina aí o equipamento, pelo que vejo temos equipamentos em comum.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Vitor Duarte

Tenho que começar a investir em mão de obra para poder elevar os videos em termos de qualidade e preço.

Epá, temos que comer um petisco aí em baixo, porquinho preto e licor de poejo....lol
videoduarte.blogspot.com