O melhor vídeo BBC (para mim...)

Iniciado por Luís Rolo, 23 / Mai / 2011, 21:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Rolo

Citação de: Jose Costa em 24 / Mai / 2011, 02:46
Sempre seria bom saber se o "completo" acompanha o mesmo nivel.

Eu já vi vários e garanto que acompanha.
Obviamente que não é tão "catchy" como os "highlights", mas isso é mais do que esperado.
Agora a nível de qualidade, a coisa está equiparada.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 24 / Mai / 2011, 03:16
A propósito do Kevin Shahinian e da Pacific Pictures... achei piada (por comparação com os preços de cá) aos pacotes deles:

I. CUSTOM HD WEDDING FILMS - variedade de opções de edição em DVD e Blu-ray como um documentário de longa-metragem (60-90min), curta-metragem artística (10-20min) e trailer do filme (2-3min): desde USD $6.500;

II. SAME-DAY-EDIT PRESENTATIONS - No estilo trailers, um filme de destaque (2-5min) da festa de casamento, editado no mesmo dia do casamento com projecção em tela grande: desde USD $4.800; adicionado a outro pacote: desde USD $1.800:

III. ORIGINAL CONCEPT MOVIE PRODUCTIONS -  Filmagens de 4-6 dias e algumas semanas de pré-produção: desde USD $20.000.

Temos de reconhecer que se alguém cá praticasse estes preços, tinha de esperar sentado pelos clientes.

Obviamente que os preços estão ajustados ao mercado Americano, mas não pensem que não haveria clientes em Portugal.
Poderia não haver muitos, mas alguns sim.
Ora, o Kevin cobra pelo filme normal 6500$ que são mais ou menos 4600€. Se pensarmos que este ano tenho vários clientes portugueses que entre mim e o fotógrafo vão gastar cerca de 6000€, não é tão desproporcionado assim.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Luís Rolo

Citação de: Laura em 24 / Mai / 2011, 07:54
Aquilo que eu gosto de ver nos videos de casamento, em vez destas mega produções com imagens xptos, que parecem filmes tirados de hollywood, trabalhos mais intimistas, mas próximos dos noivos,alguma conversa, , fazer um levantamento da historia daquelas duas famílias que se vão unir, e filmar muito o que se passa à volta, começar a filmar antes, com o equipamento o mais simples possível, não é preciso grandes aparatos,

mas os noivos querem exactamente o contrario, ficção, um ganda filme  ](*,)

Por isso é que tudo se vende.

Rodrigo

"imagens xptos, que parecem filmes tirados de hollywood, trabalhos mais intimistas, mas próximos dos noivos,alguma conversa"

concordo plenamente. Acho que se pode fazer bons filmes com meios relativamente modestos. No entanto isso é opção de cada de cada um. Se falar do meu casamento, vou querer algo simples, intimista. Pode ter o clip final mais "xpto", mas a generalidade do casamento vou querer algo que me retrate a mim e à noiva e ao dia, para que um dia os meus filhos, netos, e por aí, tenham a possibilidade de saber como nós eramos, como nós pensavamos, como nós falavamos, as nossas memórias, etc, etc. Tudo isso se perde nos clips musicais à mtv.

Mas, agora entra aqui outra questão importante. Um filme para eu e as minhas gerações verem preferia o que descrevi. Mas para mostrar aos convidados estes filmes mais holliwodescos, mais trabalhados a nível da imagem são mais atractivos. Mesmo para o profissional acho que deve dar muita pica enorme fazer uma grande produção.

Em relação aos clientes quando vêem o nosso portfólio acabam por gostar mais dos holliwodescos do que dos mais intimistas, porque são mais agradáveis à vista e não teriam paciência para estar a ouvir histórias dos outros. Esquecem-se que no deles veriam a históia deles :)

Mas enfim, devemos deversificar a oferta para irmos de encontro a todos.

Luís Rolo

Citação de: Rodrigo em 24 / Mai / 2011, 11:14
vou querer algo que me retrate a mim e à noiva e ao dia, para que um dia os meus filhos, netos, e por aí, tenham a possibilidade de saber como nós eramos, como nós pensavamos, como nós falavamos, as nossas memórias, etc, etc. Tudo isso se perde nos clips musicais à mtv.

Acho que vocês se estão a esquecer que para além de um filme "à mtv" como lhe chamas, tb é feito um vídeo maior com outro estilo e outro ritmo.
Aí sim, está presente tudo isso a que se estão a referir.

LG

Eu gostava de começar a ver coisas novas, estou farta de ver a noiva no cabeleiro, não é bonito, e o noivo abotoar a camisa, tanto na fotografia como no video, o casamento está cheio de clichés, não é fácil quebrar a tradição, que arrasta esses clichés, que depois origina videos todos iguais ou quase.

nós temos que fazer a vontade aos noivos, são eles que nos pagam...agora temos que reeducar a cabeça dos noivos, ás vezes pedem com cada coisa, como é que é possível... ?

Nuno S. Ferreira

Vou aproveitar e, mais uma vez, fazer um desvio ao tópico  :-"
"Desvio" até acho que não é bem a palavra, porque o que vou abordar está relacionado com o tema do tópico e já foi falado mais atrás.
Uma curiosidade enorme que tenho é saber realmente que tipo de trabalho é entregue aos noivos. Quando digo trabalho estou a referir-me ao produto final, o filme completo, pois o que vemos por aqui na internet são, na grande maioria, apresentações/trailers.
Gostava de ver um filme completo do Kevin Shahinian, da Stillmotion, do António Domingo e do Luís Rolo, claro. Se há alguns em que isso é bastante difícil conseguir, para não dizer impossível, há outros que não deve ser tão complicado quanto isso.

Luís Rolo

Citação de: Laura em 24 / Mai / 2011, 12:10
Eu gostava de começar a ver coisas novas, estou farta de ver a noiva no cabeleiro, não é bonito, e o noivo abotoar a camisa, tanto na fotografia como no video, o casamento está cheio de clichés, não é fácil quebrar a tradição, que arrasta esses clichés, que depois origina videos todos iguais ou quase.

nós temos que fazer a vontade aos noivos, são eles que nos pagam...agora temos que reeducar a cabeça dos noivos, ás vezes pedem com cada coisa, como é que é possível... ?

Laura, a noiva aparece no cabeleireiro porque... arranjam o cabelo no cabeleireiro!  :lol:
E, pasme-se, os noivos apertam as camisas quando se vestem.

Agora a sério, os filmes ficam parecidos pq os casamentos tb são todos parecidos.
Mesmo assim, muito já se mudou em relação ao tipo de trabalho que se fazia há uns anos atrás.

Quanto aos pedidos dos noivos, a mim não me pedem nada e a única coisa que lhes peço é para filmar os preparativos. Limito-me a filmar (ou gravar  ;-)) o que se passou.
Se o noivo apertar a camisa, filmo. Se o noivo decidir ir de tronco nu, tb filmo.

Se, no entanto, achas que pode haver uma formula diferente, pq não explorar essa maneira de fazer as coisas?
Pode haver um nicho de mercado interessado.

Luís Rolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 24 / Mai / 2011, 12:27
Gostava de ver um filme completo do Kevin Shahinian, da Stillmotion, do António Domingo e do Luís Rolo, claro. Se há alguns em que isso é bastante difícil conseguir, para não dizer impossível, há outros que não deve ser tão complicado quanto isso.

A visualização de um filme completo é sempre um assunto delicado.
Isto pq esse entra mais na privacidade dos noivos e embora tenhamos autorização para usar o trabalho, não queremos abusar (até pq a autorização é dos noivos e não de todos os intervenientes e num trailer é mais fácil não expor ninguém).
Mas num workshop, pessoalmente, não tenho problemas em fazê-lo (no encontro da AFP em 2010 mostrei partes de um).

Dos outros nomes que referiste, já vi filmes completos de todos (embora da SM não dos mais actuais) e são estilos muito diferentes.
O Antonio é mais ritmo e festa, a SM é mais pausado, mais história do dia.
Do Kevin, podes ver o "City of Lakes" que é um filme de casamento completo onde cenas reais do dia se misturam com ficção.

Vitor Duarte

Para nós pode ser sempre igual mas para os noivos é o do melhor que viram.
Toda a noiva quer que filmem os preparativos, todas gostam das imagens a maquilhar, a calçar, etc,.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

LG

Luis,

Cada caso é um caso, eu podia dizer, "vamos filmar a vossa futura casa"- neste caso pode acontecer varias coisas, "nós já moramos aqui à 5 anos" etc...etc.. pegar nas profissioes, nos hobbis, depois isso é o que vai fazer a diferença de video para video.... mas tb pode ser muito complicado, "não, nós não temos onde morar, estamos desempregados, mas vamos casar, hobbis, ainda temos alguns"... ;)  

noutro dia vi um video de casamento era uma mistura de um tipo andar de skate com os amigos e as próprias imagens do casamento, o noivo deve adorar o skate.... é mais esse género, que eu gosto de ver... para alem do género mais documental, mas documental, os noivos não gostam

Luís Rolo

Citação de: Laura em 24 / Mai / 2011, 13:19
Luis,

Cada caso é um caso, eu podia dizer, "vamos filmar a vossa futura casa"- neste caso pode acontecer varias coisas, "nós já moramos aqui à 5 anos" etc...etc.. pegar nas profissioes, nos hobbis, depois isso é o que vai fazer a diferença de video para video.... mas tb pode ser muito complicado, "não, nós não temos onde morar, estamos desempregados, mas vamos casar, hobbis, ainda temos alguns"... ;)  

noutro dia vi um video de casamento era uma mistura de um tipo andar de skate com os amigos e as próprias imagens do casamento, o noivo deve adorar o skate.... é mais esse género, que eu gosto de ver... para alem do género mais documental, mas documental, os noivos não gostam

Em teoria é simples. Na pratica, não.
Mas a explicação de pq digo isto não pode ser dada num fórum aberto, pois mexe com muita coisa.

Nuno S. Ferreira

Citação de: Luís Rolo em 24 / Mai / 2011, 12:46
Do Kevin, podes ver o "City of Lakes" que é um filme de casamento completo onde cenas reais do dia se misturam com ficção.

Obrigado pela resposta Luís. Já vi o filme que referes do Kevin, bem como outros, mas aquilo é quase uma produção de hollywood. A verdade é que o filme está espetacular, mas o que me referia era algo mais "dentro do normal". Ou seja, o que é o mais comum entregarem ao cliente e não uma grande produção que fizeram para um cliente em particular. Acho que os filmes que o Kevin Shahinian entrega não têm todos o tipo de produção que se vê em "City of Lakes" ou "Snow".
Não se se me fiz entender.

Já agora Luís. Pegando um bocado na resposta acima, Qual é o estilo que entregas ao cliente, ou qual o que privilegias.

Luís Rolo

Citação de: Vitor Duarte em 24 / Mai / 2011, 13:10
Para nós pode ser sempre igual mas para os noivos é o do melhor que viram.

Há uns anos, numa loja que vende lembranças e outras coisas para casamentos contaram-me a seguinte história:

Um casal entrou com o intuito de comprar uma lembrança totalmente invulgar. Uma coisa única.
Assim que viram um determinado produto disseram "É isto mesmo!"
Curiosamente, esse foi o produto que aquela loja mais vendeu nesse ano e no ano anterior...

Luís Rolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 24 / Mai / 2011, 14:27
Qual é o estilo que entregas ao cliente, ou qual o que privilegias.

Normalmente são filmes que rondam os 30 minutos.
A história não é linear (pode andar para a frente ou para trás, consoante seja pertinente) e tento que o "feeling" seja o mais cinematográfico possível. Não entro em grafismos nem em efeitos.
Os ritmos variam muito dentro do próprio filme, havendo partes em tempo real com som ambiente e partes mais ritmadas. Mas isso vai depender muito do que se passou e do que foi dito.
Normalmente tento fazer um meio termo entre o que agrada aos noivos e o que poderá agradar aos amigos deles.