Final Cut Pro X lançado hoje.

Iniciado por Luís Rolo, 21 / Jun / 2011, 15:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

João Vieira

Depois de ver o link que o Luís Rolo postou .... tudo que é supostamente fixe! Não serve de nada! Qualquer outro programa de edição (vegas / premiere) dá para fazer sem qualquer problema ou preocupação.

Sinceramente ... que adianta discutir facilidades de L cut, se em outro software eu adiciono duas pistas de áudio e vídeo e consigo o mesmo!

Pelo que tenho visto ..... é um programa, que mais parece um jogo para iphone!

Edgar Feldman

Conheço uma pessoa que sacou da net o novo FCP X. Fui dar uma espreitadela, e como já sabem, não gostei nada do conceito, mas tirando as várias falhas que já enumerei anteriormente, o scrub não é preciso, não dá para acreditar.  Não consigo encontrar nenhuma qualidade pelo que presenciei. É uma deceção total.

Edgar Feldman

E já agora, também me lembro quando mudou-se do sistema 9 para o OSX fiquei irritado, nunca tive um sistema tão estável como com FCP3 no sistema 9. mas habituei-me, e habituei-me ao FCP4 que achava bem pior que 3, (e era já agora, só no 4.5 é que o programa estabilizou) mas o conceito do de um programa de montagem mantinha-se. O que agora existe é um disparate.

Mário Rui

A mesma história passou-se aquando da transição do iMovie 6HD para o iMovie 8 (e com toda a razão para reclamação). O que é facto é que a Apple nunca deixou os seus créditos por mãos alheias nem os utilizadores da Maçã a trocaram por qualquer outra, apesar do seu alto nível de exigência.

Edgar Feldman

Antes do FCP, montava com o premiere 4 e mais tarde no premiere 5 tudo em mac, comecei no sitema 7 e cá estou no OSX 10.6. Quando o FCP apareceu abandonei o premiere. Se calhar agora vou voltar a ele, que é já a 64bits, gosto menos do interface que do FCP3, mas é incomparavelmente mais potente e mantém aquilo que eu chamo o conceito de um programa de montagem profissional.

Mas como também o meu hardware já é antigo, os processadores não são a 64bits, e como o FCP3 é um programa super estavel, vou continuar com ele até a máquina rebentar. Não preciso de mais nada do que aquilo que ele me dá. Se tiver de esperar pela reconversão dos ficheiros para prores, não há crise, não deixo de trabalhar por causa disso, e tudo funciona sem problema. Há também uma obsessão pela novidade. Ainda mantenho o velhinho G4 com o Tiger (o melhor OSX na minha opinião) a funcionar como computador para o  Word ou emails e se tivesse de montar material DV não me importaria nada de o usar e ele continuaria a funcionar. Nisto a apple é imbatível, gostava de ver um PC com 8 anos ainda a funcionar.

E uma ultima coisa, como preciso muito de reconverter os OMF para projetos que abram no pro tools, mantenho ainda instalado no G4  o sistema 9 por causa de um utilitário da digidesign que era grátis o OMFtools  que só abre no sistema 9 e transforma os OMF's   exportados pelos programas de montagem em sessões do ProTools. Para termos isto hoje precisamos de gastar 600 euros, no mesmo utilitário, mas mais moderno e com outro nome, o DVToolkit.

Acho que devemos fazer um esforço para não estarmos sempre deslumbrados com as novidades e perceber se aquilo que temos chega. Só passei do G4 para o MacIntel, por causa do HD que o G4 já não consegue montar. Só isso.

Paul McKeown

Adivinha quem acabou a comprar o final cut studio 3 (FCP 7 etc) no Ebay para 250 euros ... e agora ... não vai haver updates ou assistência ... filhos da %#&!

(é engraçada que as primeiras palavras que aprendes numa língua estrangeira ... são sempre palavrões !!)
http://www.facebook.com/profile.php?id=579769459

alternative website ..... facebook o futuro e melhor do que hi5 !!!

Edgar Feldman

Bem, se eu estivesse comprador neste momento, compraria o premiere. Mas é mais bem gasto estes 250€ no FCP7 do que no FCP X, disso não tenhas duvidas.

rui ressurreição

esperar para ver no que dão as coisas...se comprar um novo computador será um macbook pro de 13 poleg(depois ligo-o a um monitor de lcd-tv de 26 poleg, e vai ter resolução de 1080p)...estou a pensar depois comprar o paralells e tb o win 7 ou 8(se já existir na altura) e trabalhar com alguns programas de pc, tb...logo se vê...o mercado está a mudar outra vez...vou manter os meus 2 macs(um imac de set 2006 e um macbook pro de 15 poleg que comprei em julho de 2007)...nunca me deram problemas...prefiro o macbook pro de 13 poleg, para o transportar facilmente para outros sítios...tb vou continuar atento ao desenvolvimento de software open source (blender,audacity,cine fx, gimp,etc) e tb utilizar os que já utilizo(ilife6,8 e 11, fce 4.0.1)...

é giro que em 2001 qd comprei um computador amd k6 thunderbird(1,33 ghz) com 2 discos de 40 gb cada um, placa matrox dual head g450, e placa de vídeo PINNACLE dv 500 plus, com o premiere 6.0 e photoshop 5.0 l.e., aquilo tudo custou(claro com motherboard, teclado, rato, gravador de disketes, gravador de cd`s, leitor de dvds ,placa de som stéreo) cerca de 2500 euros...ahhh, ainda trazia o windows millenium...eram só avarias no pc, devoluções...foi um calvário de 6-9 meses...nos primeiros anos o pc dava com frequência ecrâs azuis e prendia muito...hoje, depois de utilizar e trocar uma série de drivers para as placas e depois de "velhote", funciona melhor que novo...claro que só o uso para video e foto...

com isto quero dizer,( na minha opinião de 2 cêntimos) que os aparelhos devem ser levados até ao fim...é mais importante a criatividade que propriamente os aparelhos.com isto não estou a dizer que se deve comprar sucata...uma coisa que já reparei nisto das máquinas de filmar e fotografar, é que de tempos a tempos sai "uma bomba" para o mercado...por vezes é quando a série do produto está em fim de vida...aconteceu isso com a minha sony vx1e, com a canon xl2 e tb com a canon xl h1a(que eu não possuo)....e vai acontecer com mais máquinas...conheço algumas pessoas que ainda filmam com a SONY DSR 300(dv cam) e dão-se bem com ela...os clientes só lhes pedem dvds...aliás tenho visto poucas pessoas a pedirem blu-ray, só se for agora os novos blu-ray 3d...logo se verá...mas eu gosto de manter os antigos softwares e hardwares, e um mac é sempre valorizado mais que um pc(na mesma linha de preço)...boas

Nuno S. Ferreira

A Adobe não anda a dormir com a "cabeçadas" da Apple.
Para quem tem FCP e não está satisfeito com o novo FCPX, aqui está uma excelente opção da Adobe: http://blogs.adobe.com/genesisproject/2011/07/backing-up-adobes-commitment-to-pros-making-it-easy-to-switch.html

Promoção válida até 30 de setembro

Edgar Feldman

Era de prever que isto acontecesse. Bye Bye Final Cut para os profissionais. Eu por enquanto continuo com o FCP7 que chega e sobra para as minhas necessidades.

rui ressurreição

fazes bem amigo...desde que te sirva...eu continuo com o fce 4.0.1 no macbook pro e o premiere pro 1.5.1(custou-me novo na worten outlet de eiras em coimbra-109 euros aprox.) no meu pc da compaq dual core...chega e serve para o que quero...tb uso em algumas situações o premiere 6.0 no meu "velhinho" amd k6 1,33 ghz...mas como tem a placa da dv500 plus os efeitos da pinnacle são em tempo real...boas

Edgar Feldman

Não temos de ficar preocupados por causa dos constantes upgrade  da indústria informática. A suite do Final Cut Studio 3 basta-me. Se a apple tivesse feito um verdadeiro upgrade do programa e o vendesse por 200 dollars, se calhar até o compraria daqui a uns tempos, mas como não foi assim, pois a única coisa igual entre o FCPX e o FCP7 é o nome, deixo-me ficar sossegado.

Como já referi num post anterior, quando comprei o MacPro foi porque o meu velhinho G4 a 733Mhz já não conseguia editar em HD, mas só em DV. Mas ele continua a ser usado, e o DV ainda não está morto.

Mário Rui

Citação de: Edgar Feldman em 04 / Jul / 2011, 15:55
Como já referi num post anterior, quando comprei o MacPro foi porque o meu velhinho G4 a 733Mhz já não conseguia editar em HD, mas só em DV. Mas ele continua a ser usado, e o DV ainda não está morto.

Ainda editei umas coisas domesticas em HDV no meu antigo G4 (já não me lembro quantos Mhz tinha). Foi um computador que ficou na memória, assim como o G3, apesar do espaço que ocupavam com os respectivos monitores da época.

Edgar Feldman

Ainda cheguei a montar num mac 7600 com uma placa targa 1000 que importava imagem de um betacam SP. O programa de montagem era o adobe 4.2. Era um programa de uma simplicidade espantosa. Poucos efeitos, mas muito fácil de aprender e usar.

Mas eu ainda sou da geração que começou com os comodore amiga. Grandes máquinas, a tecnologia deles estava à frente de todos, inclusive da apple. Lembro-me que podíamos instalar também o Mac OS num Amiga 4000 e que funcionava mais rápido que num quadra da apple. Não percebi porque é que o Amiga desapareceu do mercado.

rui ressurreição

depois ainda veio uma coisa do género, o CASABLANCA, mas pelo que tenho lido o COMMODORE AMIGA 4000 era muito melhor...