Olá a todos

Iniciado por Francisco, 30 / Ago / 2011, 15:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

Francisco

Boas,

Desde pequeno sempre tive um fascínio pela sétima arte.
Nestes últimos tempos esse fascínio tem crescido e passei de admirador da arte a um praticante novato.

Hoje dou por mim a ver as melhores maneiras de conseguir arranjar um ecrã verde ou um tripé jeitoso a bons preços e lembrei-me de procurar este fórum para pedir algumas dicas e aprender com os grandes.

Para já fiz uns vídeos fracotes com erros chatos mas que na altura não deu para contornar. Como não ter uma câmara decente à mão ou em vez de um fundo verde usar um branco.
Uso o Vegas e o Wax para fazer umas edições'itas e meter uns efeitos especiais aqui ou ali... a lá vou passando o tempo ;)

talvez me possam ajudar e aconselhar na compra de um tripé e um "green screen"?
Para tripé estava a pensar num destes dois
Bilora Tripé 263 + Estojo
Cullmann Tripe Alpha 1000

(não penso gastar além de 30€)

quando ao fundo verde estava a pensar passar por uma feira de tecidos e comprar uns metros de tecido verde
ou então umas folhas de cartolina verde e forrar uma parede...

Acham que me podem dar umas dicas?  :)
obrigado
cumps

Mário Rui

Citação de: Francisco em 30 / Ago / 2011, 15:09
talvez me possam ajudar e aconselhar na compra de um tripé e um "green screen"?

Olá Francisco,

Sobre os tripés apresentados é difícil dar uma opinião sem os "sentir" ao vivo. De qualquer das formas, acho que poderás encontrar modelos similares (made in china) mais baratos. É uma questão de procurares na net, no ebay por ex.

Sobre o "green screen" (ou Chroma Key) depende da medida que pretendes. Existem kits já com os respectivos suportes a preços bastante acessíveis, mas a passagem por uma loja de tecidos pode ser uma solução. Desaconselho as cartolinas por causa dos "riscos/sombras" provocados pela junção das mesmas.

Francisco

Também encontrei um tripé numa loja dos chineses hoje de manhã...

Pedi à senhora da loja para tirar aquilo da caixa e ver se poderia funcionar...
O que sei é que mal tirei aquilo um parafuso caiu ao chão e foi uma chatice para o por no sitio, fiquei um bocado desconfiado  :-k

Do chroma key, ainda estou a procura de um tecido que seja mesmo verde. O que encontrei até agora é muito claro e não funciona bem pois foge para os brancos... especialmente se a luz não ajudar.

Existem algumas dicas gerais quanto a luz que possam partilhar?  :roll:

Filipe Araújo

Creio que isto o pode ajudar:

http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,3860.0/

Espero ter ajudado: Filipe Araujo.

Francisco

Pois... mas eu não tenho espaço aqui em casa para luzes desse tamanho, nem sei se o quadro eléctrico ia aguentar com dois bichos desses ligados por muito tempo xD

para já ainda tenho de ponderar melhor a compra de um tripé e do tal pano verde. Dado a falta de graveto não me posso dar a uma coisa muito profissional.

heis um exemplo bastante simples do que consigo fazer

O problema disto foi ter usado um fundo branco em vez de verde e a luz que também não ajudou... Acabou por eliminar partes que não queria que fossem eliminadas...

Talvez, se conseguir entrar no curso que pretendo possa dedicar a fazer vídeos mais complexos.
Para já só o simples entrave de não ter dinheiro nem pessoas a ajudar limita imenso qualquer tipo de trabalho.

Aproveito para perguntar, vcs tem contactos de pessoal, actores e artistas para fazerem os vossos cenários e assim?

LG

um fundo branco mas o moço vestido de preto, depois dois focos com a luz apontada para o tecto, para ficar mais difusa, talvez resulte melhor... fundo verde, uma flanela verde

Francisco

pois... se estivessem os 2 de preto resultaria melhor.

De qualquer forma obrigado pelas dicas e ajuda.

Dado o facto de ser monstruosamente desencorajado a desenvolver o que quer que seja nesta área... em princípio não devo fazer mais nada de especial... mas em todo o caso a esperança é sempre a ultima a morrer como diz o cansado ditado.

Mas em todo o caso fico atento e vou admirando o vosso trabalho

AC

Relendo todo o topico, não vejo onde possas ter sido "monstruosamente desencorajado", o que li foram algumas dicas para te ajudar a prosseguir.

Relativamente à iuminação para Chroma Key, e tento em conta o que queres fazer, se releres o topico que te sugeriram verás que a unica solução não é só a de usar os "dois focos enormes", poderá ser feito com lampadas florescente (até normais, para o que pretendes fazer, serve). A Laura tambem te sugeriu uma possibilidade que poderá resultar.

O Chroma key tem regras, e certamente não poderás ter os personagens com roupas da mesma cor da qual pretender fazer o Key. É assim para ti e para toda a gente, até em Hollywood.

Cumprimentos e continua
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Francisco

A parte do desencorajamento é exterior ao forum.

Agradeço imenso a ajuda dada.

O desencorajamento deve-se sobretudo à falta de pessoal, condições e ideias para gravar novos filmes... (para não falar doutros factores mais pessoais mas não quero entrar por aí.)

Para já vou ver se arranjo um tripé e qualquer coisa mais proxima de um green screen. Depois logo se vê.

Mas mais uma vez, vcs são fenomenais, obrigado pelas dicas e pela ajuda.

AC

De nada...

Remar contra a maré faz parte de quem sempre quer seguir a sua viagem. Força
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!