Questões, Debates, Criticas - 1ª Mostra Video PortugalVideo

Iniciado por AC, 24 / Out / 2011, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Antes que alguem reclame, e bem, um espaço para se falar sobre o evento, inicia-se assim um tópico para o efeito.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

rui ressurreição

axo que o PV está de parabéns por esta mostra de vídeo....este evento tem de continuar e transformar-se num festival de vídeo online ou noutros meios...não me vou pronunciar sobre os vídeos, como é óbvio, mas axo que todos ganhámos uma nova dimensão na nossa área de vídeo...parabéns a todos os participantes...força pessoal.RUI.

Vitor Duarte

Parabéns a todos os que dedicaram um pouco do seu tempo para esta 1ª amostra de videos na nossa comunidade.

Só achei uma coisa, este pessoal anda muito fraco em termos de imaginação, pensei em ver vídeos muito melhores acerca do tema, exitem dois que a meu ver estão mesmo de parabéns.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Paulo David Serra Fernandes

Olá a todos!

Excelente iniciativa e trabalhos apresentados!
Posso não saber cozinhar, mas sei apreciar comida bem confeccionada e estes trabalhos, todos eles, primam por algo de muito bom!

Reitero a parabenização a todos vós.

Paulo David Fernandes

Luís Rolo

Citação de: Vitor Duarte em 24 / Out / 2011, 10:19
pensei em ver vídeos muito melhores acerca do tema

Pá, ainda pensei fazer um documentário sobre o Zezé Camarinha, mas 3 minutos não chegavam para tanta bifa...

Quanto ao resto, espero que no próximo sejamos pelo menos o dobro dos participantes.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

rui ressurreição

ou 10x mais...qq dia mostro fora de festival um filme que estava a preparar, mas que devido a vários problemas pessoais, não me foi possível concretizar a tempo...penso que o VÍTOR DUARTE não tem razão no que diz.... , existem 4-5 vídeos que poderiam ganhar...não contam só os efeitos especiais e imagens bonitas...tb conta a história, o que está por detrás do que se quer mostrar, o que passa invisível aos olhos, a originalidade, a música original...por falar em música original, quem nesta mostra colocou músicas originais?claro que não vão pôr aqui as respostas, pois por exclusão de partes podia chegar-se a duas ou 3 pessoas...mas tb é importante...há muita coisa em jogo...o que esta mostra me está a dar ideias, é de fazer uma coisa gira: o filme que ganhar(e todos estamos a ver qual é) pode motivar-nos para fazer um ainda melhor...vamos a ver se conseguimos concretizar esse objectivo...estamos aqui todos para aprender coisas novas...é preciso é ter humildade e aprender com os erros...temos aqui muito material que pode competir em qq competição de curtas internacional...já vi filmes ganharem festivais que são bastante inferiores a alguns que aqui se apresentam...existe aqui um filme que não está a ser votado, mas que está muito original e se fosse bem explorado podia transformar-se num caso de sucesso...quem sabe se para o NATAL, não teremos outra mostra...esta está a saber a pouco...estendam o tempo entre 5-10 minutos...permite outra criatividade...daqui a um ano estamos a fazer uma longa...era giro um dia fazermos todos uma longa e ganharmos um festival nacional ou internacional...nunca desistam...força...

Licínio Castro

Gostaria de felicitar a iniciativa do PV e dar os parabéns a todos os participantes  =D> =D> =D>
Pela parte que me toca, gostaria de ter participado e penso que muitos mais também gostariam de o ter feito, mas o facto dessa impossibilidade têm a ver com o tipo de trabalho que fazemos ou seja BBC´s.
Ficará certamente para uma próxima oportunidade, num novo tema e para outra altura do ano em que o pessoal dos BBC´s, não esteja tão ocupado. ;-)
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Luís Rolo

Citação de: Licínio Castro em 24 / Out / 2011, 11:03
e para outra altura do ano em que o pessoal dos BBC´s, não esteja tão ocupado. ;-)

Isso parece-me fundamental e decerto que será tomado em conta em próximas iniciativas.
É preciso que nos lembremos de como surgiu esta mostra.
Foi uma coisa espontânea, sem preparação.
Por isso é normal que nem tudo seja perfeito.
Acima de tudo, há é que valorizar o facto de ter sido feita.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

rui ressurreição

Talvez escolher entre os meses de DEZEMBRO E ABRIL.Que acham? a mim parece-me bem...

Mário Rui

O que faz falta é video para animar a malta. E esta Mostra trouxe alguma animação, já há algum tempo que o PV não andava tão animado.

Desconfio que na entrega dos prémios a animação vai ser redobrada... parece que um dos prémios vai ter de ser dividido exequo por vários.  :lol: :lol: :lol:

AC

Penso que todos estamos a retirar alguma aprendizagem, ou lições mesmo, desta 1ª Mostra.

Reservo para depois de terminado o periodo de votação, alguns comentários que não deixarei de fazer.
Esta 1ª Mostra foi anunciada em Julho, todos nós aqui, felizmente trabalhamos, a falta de tempo para poder participar, é um argumento que tenho dificuldade em aceitar, apesar de entender que o Verão é o periodo de maior ocupação para a maioria dos membros activos... mas houve um perido de quase 3 meses para produzir alguma coisa que poderia ter apenas 60 segundos...

A questão a por para o futuro, é quão é importante para cada um, se empenhar em participar numa Mostra Video?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Luís Rolo

Citação de: A. Caneira em 24 / Out / 2011, 18:35
A questão a por para o futuro, é quão é importante para cada um, se empenhar em participar numa Mostra Video?

Parece-me que estás a tocar no ponto certo, pois parece-me que há quem veja tudo isto sem interesse nenhum.
Uma mostra, concurso ou seja lá o que for, é sempre importante para a nossa evolução pois permite-nos aprender com os nossos próprios, com os dos outros, com as criticas ao nosso trabalho e também aos dos outros.
Podemos ser bons nos treinos, mas a jogar é que se evolui.
Para além disso permite-nos aquilo que, no final de contas, será o principal: Mostrar o que fazemos.
Um vídeo que não é mostrado não passa de um acto puramente masturbatório.
Não critico quem o faça, mas penso que não será o caso da maioria.
Eu gosto de mostrar o que faço!
Para terminar, tem aquilo que, neste caso, me pareceu mais importante (pelo menos para mim):
Divertir-me a fazer o que gosto.

LG

Acho que estão todos de parabéns,  ainda não votei porque ainda não ví os videos com atenção que merecem, mas para já gostei da diversidade dos trabalhos apresentados, continuem,

para a net os trabalhos devem de ser curtinhos senão o pessoal não vê ;)

rui ressurreição

tens razão CANEIRA no que dizes...é como prepararmo-nos na véspera para um exame que já estava marcado há 3-4 meses...depois há qq contrariedade e temos vontade de desistir ou o exame corre mal ou temos uma branca pois fizemos direta...

uma das alterações é a votação...devia ser tipo campeonato do mundo de fórmula um, ou uma coisa do género...assim não havia tanta gente em terceiro e último lugar...havia maior separação dos concorrentes...
outra, é qualquer concorrente poder concorrer com um máximo de 3 trabalhos...assim não faltavam filmes para vêr.
outra, era o filme ter de duração 5-10 minutos ou talvez 15min...
teria de ter um nome e data de produção, bem como o nome da música....se for do próprio autor, não colocar nada, mas deixar uma nota no vídeo...
a mostra ocorreria entre os meses de NOVEMBRO(Há pouco disse DEZEMBRO , mas penso que assim é melhor) e ABRIL.
Haveria 2 categorias:documentário e ficção. havia 2 concursos dentro do mesmo, com prémios do 1º ao 3º classificado, e certificados de participação digital para todos...

aceitam-se mais sugestões...

Mário Rui

Citação de: rui ressurreição em 24 / Out / 2011, 19:35
aceitam-se mais sugestões...

O teu post é uma boa base de discussão. Por acaso, estou em desacordo em quase tudo o que propões. Mais logo fundamento, agora estão a chamar-me para a janta.