Paineis de luz por menos de 30€

Iniciado por AC, 17 / Mai / 2012, 02:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Para quem tem jeito e gosto por algum trabalho manual, e adicionalmente fazer umas pequenas soldaduras não for nenhum bicho de sete cabeças, vou deixar aqui duas sugestões muito baratas para construir alguns paineis de luz, recorrendo a fitas de led.

1ª Sugestão

Uma simples base de plástico, dois metros de fita de led's 3528 auto-adesivas, como esta que podem encontrar aqui: http://www.meiosmedia.com/ad218.htm, cortados em 8 pedaços de 25cm, fazem este simples painel, que pode ser alimentado directamente por uma bateria de 12V, a partir de um ficha de isqueiro de carro, ou com transformador de 220V para 12V de ampenas 1A, pois o consumo ronda apenas os 10 Watt.
O rendimento luminoso tipico deste tipo de fita de led's ronda os 350 lumens por metro, pelo que se obtem uma fonte de luz bastante difusa com um rendimento na ordem dos 700 lumens, muito apreciável atendendo ao custo e facilidade de construção.
Com um unico rolo de 5 metros é possivel contruir dois destes pequenos paineis e ainda sobra um metro de fita.
As fitas existem em versões de +- 3200ºK (Warm White) e 5600ºK (Cool White)

2ª Sugestão

É realmente uma construção muito imaginativa e extremamente versátil, onde a propria caixa do CD pode ser usada para colocar filtro difusor, corrector de temperatura de cor ou filtros coloridos.
Esta versão é de tão baixo consumo que uma simples pilha de 9V consegue manter os LED's acessos (embora com menor brilho) por bastante tempo.
Pode ser muito util, para criar pontos de luz para filmagens, colocados em pontos estratégicos, ou filmagens à noite no interior de veiculos.

Aos que gostariam de adicionar a possibilidade de variar a intensidade de qualquer destas fontes de luz, acrescento que tal é possivel e a muito baixo custo.

A quem quiser se lançar na construção de algo semelhante, recomendo as fitas de LED anunciadas no Meios Media, são da mais alta qualidade, versão waterproof, e a um preço que diria quase impossivel de obter no mercado nacional.

Let's do it
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Já experimentou In Loco os leds? Estou altamente inclinado para o assunto, mas estou com receio de alguma furada. Comprar sem saber ão certo o que esperar não é muito do meu género. A questão prende-se com o desempenho e potência dos leds, além da temperatura de côr. Já teve os leds mencionados na mão? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Obrigado pela partilha.

Filipe Araújo.

AC

Citação de: Jose Costa em 01 / Jun / 2012, 04:24
...Comprar sem saber ão certo o que esperar não é muito do meu género.

Esta é uma "loucura" que adoro fazer, se os montantes em causa não forem outra "loucura"  :lol:

Citação de: Jose Costa em 01 / Jun / 2012, 04:24
A questão prende-se com o desempenho e potência dos leds, além da temperatura de côr. Já teve os leds mencionados na mão? Boas.

Para utilizar as suas palavras, conheço em In Loco, todas aquelas fitas de LED's, e em termos de qualidade de construção são muito boas. Conheço-as porque ando de volta de alguns projectos com diversos tipos de fitas de LED, se bem que mais na área da decoração de espaços comerciais e residenciais. Já fiz alguns testes em cenários TV, e fiquei muito surpreendido com a ausencia total de flicker na imagem captada, o que frequentemente acontece com alguns tipos de fitas, muito usadas por cá. Pode não se dar conta, mas actualmente este tipo de material é extremamente usado em cenários para televisão, por exemplo, o jornal da 2, o HOJE, tem dezenas de metros de fita de LED's

Mas voltando, ao que possivelmente lhe interessa:

Para serem utilizados na construção de Luminarias, portanto como fonte de Luz para captação de imagem, ainda não fiz nenhum tipo de teste com algum rigor.
Eu e um colega estamos a tentar construir uma pequena luminaria de teste, com led's de 3200ºK e 5600ºK, com a possibilidade de variar a temp. de cor entre os dois valores. Só por gozo técnico, nada para comércio. Se chegar a bom porto, dou noticias por aqui.
Assim que tiver um tempinho, pretendo mesmo contruir uma ou duas CD box Light, como a descrita na imagem, para brincar... depois se vê que uso lhe dou, quem sabe fotografia macro!

O problema destas fitas de LED's, para usar como fonte de luz para captação de imagem, poderá não ser tanto a temperatura de cor mas o CRI da luz emitida, que não é fáciil avaliar sem equipamento especifico que não disponho. O que já pude verificar atravez de termoclorimetro, é que certas versões tem uma maior emissão de verdes do que deviam, outras de magenta, e quase nenhuma a temperatura de cor é rigorosamente 3200ºK ou 5600ºK, sempre um pouco acima ou abaixo.

Em decoração e cenografia, são fantásticas, estou diria que apaixonado com a sua utilização.
Esta noite mesmo estive a testar (não em termos de imagem) uma nova gama com 60 LED's por metro (consumo 9,6Watt /metro). Têm uma luz extremamente agradável (mais rica em magentas), excelente para usar em quartos, salas de TV, etc.

O que não duvido é que o futuro da Iluminação, até na área profissional, vai passar pelo LED, todos os grandes fabricantes já têm versões LED praticamente equivalentes aos seus congeneres de halogénio, com a vantagem do menor consumo e muito importate para estudio, a muito menor produção de calor, com consequente economia em ar condicionado. O preço é que é ainda, quase proibitivo. É que LED, com luz de boa qualidade para imagem, não é barato produzir!
Por falar em bom: http://www.litepanels.com/

"Brinquemos" pois então com as fitas de LED's, que são acessiveis a qualquer um, e quase que aposto que não são piores que uma fluorescente comum.  8)

AC

Nem a proposito! Ontem à noite chegaram-me às mãos umas amostras de umas novas Led Strips, com led's de alto brilho de uma nova geração.
Confesso que fiquei impressionado quer com a intensidade de luz emitida, quer com a qualidade da mesma.
A temperatura de cor ronda os 3800ºK, e praticamente não apresentam desvio para verdes ou para magentas.
Só tenho para teste uma pequena fita com 50cm, mas mesmo assim tentarei postar aqui alguns dados fotometricos, e se o tempo o permitir quem sabe um pequeno video gravado apenas com a luz destes pequenos "bichinhos"

Lets LED

José Costa

Boas.
A. Caneira, tocou numa serie de pontos importantes:

Interesse - Efectivamente, o meu interesse neste assunto é relativo à iluminação para a captura de imagem.

Temperatura de côr - Também eu imediatamente pensei em intercalar fitas de 3200 e 5600ºK para poder comutar entre uma temperatura e a outra. A utilização de filtros CTO/CTB tem o grande inconveniente de cortar bastante à iluminação.

Variação - Por pesquisas efectuadas na net, por producto igual ão vendido, encontrei nas especificaçôes variaçôes entre os 2700 e os 3500ºK  e os 5500 e os 6500ºK. Nada que um correcto WB não possa resolver, mas se os leds individuais têm temperaturas de côr diferentes, a temperatura de côr de todos no conjunto será uma amalgama, e já não sei o quanto o WB consegue fazer nestas condiçôes. Além disso, pode ocorrer alguma dificuldade em se corresponder a temperatura de côr das fitas com a temperatura de côr da luz ambiente, com tão grande variação das especificaçôes. Mas também em situaçôes normais de reportagem, encontra-se grandes variaçôes de temperatura de côr, não é mesmo?

CRI - Pelas mesmas pesquisas efectuadas na net, pude constactar que o CRI anda na casa dos 75. Sendo de 100 o do halogénio e a maioria das fluorescentes comuns andam na casa dos 80/85, com as de  iluminação profissional a atingirem um CRI de 90, pergunto-me qual o aspecto da imagem com uma iluminação de CRI 75. Comparativamente com as fluorescentes comuns, é só uma diferença de 5/10 "valores", mas não tenho dados que me possa afirmar ser ou não ser aceitável. Por analogia com outro tipo de iluminação, por apenas analogia e comparação entre imagens com iluminaçôes de lampadas e tecnologias diferentes, tenho receio que a imagem resultante sobre esta iluminação (das fitas) não seja das melhores. Com as das fluorescentes comuns a imagem já não é das melhores, mas fica bastante aceitável, mas com iluminação pior...

O iluminador que utilizo é de halogeneo. Para a minha câmera e para as minhas necessidades, chega. Não é o ideal, mas se fôr pela iluminação ideal, tenho de andar com um gerador e um ou dois ARRI de 1KW atrás... se LED tem mais desempenho por Watt (e tem), então tem interesse para a minha actividade.

Já experimentei iluminador led: um da IDX e outro de uma marca "genérica". O da IDX achei muito fraquinho, o da marca genérica não gostei da côr: preponderancia para os azuis e com o filtro CTO a coisa não era melhor. Esse é o problema da iluminação LED baratos: a imagem não é das melhores.

Litepanels é bom e a Lowel também parece ter material bom, se bem que para estúdio, não ENG. Mas é relativamente caro, quando se pensa na aquisição de dois ou três paineis.

Talvez arrisque e encomende as fitas. Quanto mais não seja, servirá sempre para umas experiências ou então para a arvore de Natal.  :tongue:

Já agora, interessa-me os resultados dessa sua experiência com o seu colega e desta sua última aquisição. Marca? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Boas.
Citado: "Eu e um colega estamos a tentar construir uma pequena luminaria de teste, com led's de 3200ºK e 5600ºK,... Se chegar a bom porto, dou noticias por aqui."

Haverá, por acaso, mais algumas noticias acerca do assunto? Boas.

AC

De momento esse projecto está em stand by. Temos intenção de retomá-lo depois do verão.

É que acabei me envolvendo num outro, já em fase de testes, tambem relacionado com LED's, mas bem mais complexo, que envolveu a construção e montagem de diverso hardware.

Isto é para controlo de fitas de LED inteligentes com IC 6803
Controlo por Art-Net (dois universos) de até 1024 canais DMX.

José Costa

Boas.
As caixas de PC dão um jeito dos diábos, não é mesmo?  :cheesy:

Projecto a ir em frente, tem aqui um interessado nos resultados, até porque eu próprio ando às voltas do assunto. O maior problema com que me deparo é o baixo CRI dos LEDs e a discrepância na temperatura de côr. Boas.

AC

É verdade, as caixas de PC são estruturas com muitas possibilidades... e neste caso a opção foi tambem pela possibilidade de utilizar um fonte PC ligeiramente modificada, para alimentar todo o hardware, assim como os quase mil LED's. Tudo dentro de uma mesma caixa, e a baixo custo.

O baixo CRI é realmente o problema da maioria dos LED's de preços acessiveis. Alguns fabricantes de material de iluminação profissional baseado em LED, dizem mesmo que o elevado custo do equipamento se deve em grande parte à escolha e calibração electronica que é necessário fazer para que resulte num produço com especificações Pró. Já me foram mostrados exemplo de fabricantes que depois de fabricadas cada equipamento é depois calibrado um a um.

Na gama de LED's com que tenho lidado (gama consumer) um outro problema com que me tenho deparado é que para a mesma referencia de produto, existem diferencias por vezes significativas (TC e não só) entre diferentes séries de fornecimento.

Certamente que publicarei aqui alguma coisa, quando o projecto estiver concluído.
Alguma coisa pode tambem, contactar-me por PM.

José Costa

Boas.
Já faz bastante tempo desde o último post neste tópico, mas... o projecto da luminaria com led's chegou a ir em frente? Existe informaçôes adicionais, novas experiências, conclusôes? Últimamente tenho andado de volta do assunto, pelo que tenho interesse em informaçôes adicionais, caso as haja. Boas.