Como ser um freelancer de sucesso

Iniciado por José Costa, 12 / Jun / 2012, 01:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

José Costa

Como ser um freelancer de sucesso

Mérito é a palavra-chave para qualquer profissional que aposte em ganhar a vida trabalhando por tarefas ou projetos. Os freelancers têm vindo a ganhar terreno, mas a conquista pelo trabalho "certo", ou pelo menos regular, faz-se a pulso num mercado onde a concorrência é muita e, cada vez mais, feroz.

Trabalhar como freelancer ou por tarefas tem vantagens, mas também tem desvantagens. É um modo de vida com altos e baixos, onde a segurança de um salário certo não existe e por isso, a estes profissionais resta fazer valer o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes. Ter consciência deste modo de vida, é o primeiro grande trunfo para vencer no mercado de trabalho, sem qualquer contrato a não ser consigo mesmo.

Deve lembrar-se que viver assim não é uma contingência da realidade laboral, mas antes uma atitude profissional e a partir dai, gerir a sua reação não com um patrão, mas com vários. tantos quantas as tarefas que desempenhar.

Estabelecer um horário de trabalho, como se trabalhasse por conta de outrem, pode ajudá-lo. O sucesso de ser independente passa por ter as mesmas rotinas de quem tem um emprego. Deve também organizar os seus cartões-de-visita e ter sempre um portfólio atualizado dos seus trabalhos.

As redes sociais e as plataformas de trabalho especializadas em freelancers são ferramentas que não deve negligenciar. A qualidade do seu trabalho é a sua montra no mercado e deve, antes de mais, aprender a vender a sua imagem enquanto profissional. Deve investir tempo a perceber a forma como se expõe e apresenta ao mercado. Lembre-se de um fator de máxima importância: aceite apenas as tarefas que conseguir cumprir com mérito, qualidade e dentro dos prazos. Você é a sua própria montra, pelo que não é aconselhável agarrar todos os trabalhos só para ganhar dinheiro. Qualquer falha ou incumprimento é o fim do freelancer no mercado.


Fonte:
http:// aeiou.expressoemprego. pt


O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier