Comprar um boa máquina de video.

Iniciado por Soul, 16 / Set / 2012, 22:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Soul

Ora boas a todos!

É o seguinte, eu estou determinado em comprar uma (boa) máquina que não me limite, no sentido de querer fazer as minhas coisas com suficiente qualidade. Para além de estar doentemente com ideias de começar a fazer as minhas próprias coisas (filmes, etc), para o ano vou estudar audiovisual, e comprar uma máquina é inevitável. O dinheiro não é muito (cerca de 500€), mas caso a máquina que me aconselharem for mais cara, com calma tudo se resolve (preferia que não ehehehe).

Eu tenho uma handycam "velha" (Sony dcr-pc100e), e por mim já tinha feito com ela tudo o que quero fazer, mas conhecendo-a bem, sei perfeitamente que era estragar tempo, ideias e vontade.

Estava inclinado para uma DSLR porque como também sou muito interessado por fotografia, até que era juntar o útil ao agradável, mas como não percebo nada de modelos e da qualidade que cada um oferece, estou completamente às cegas e sem a noção de nada, apesar de saber que já se fazem cenas jeitosas com dslr's. Também já me aconselharam em comprar uma boa lente para a Handycam, mas não achei muita piada e sentido a isso.

Se alguém com experiência na área me pudesse orientar, agradecia bastante!

Movam o tópico se assim acharem correcto.

AC

Olá Soul

Está sua pergunta é uma das mais frequentes e possivelmente umas das mais dificies e menos respondidas, dada a grande subjectividade do assunto.

Talvez ajude a explicar e o ajude a você tambem, a leitura deste topico:

Que Câmera Comprar?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Soul

Obrigado pela resposta, AC!

Antes de ter feito a pergunta, li esse tópico. :)

Ao pesquisar, fui apontando umas quantas máquinas que me parecem capazes para o que procuro (Canon 550D, Canon 600D, Nikon D5100, Canon 60D, Nikon D7000, Canon T4i 650D, Canon 30D). Mais do género, são bem vindas. Alguém que saiba algo sobre elas e que me possa aconselhar? Resta também dizer que o meu orçamento vai até aos 800€, e não até aos 500€ com disse.

LG

Soul

Citação de: LG em 18 / Set / 2012, 18:36
canon 600D

Pois, é mesmo o modelo na qual estou mais inclinado. Obrigado pela dica!

Também há a hipótese da 650D, que já tem auto focus (que pelo que sei é a grande falha da 600d). E acaba por ser mais ou menos o mesmo preço.. Compensa?

AC

Penso que estás a referir-te a autofocus quando em modo video.

Será que é assim tão importante essa função? Há por aqui pessoal já com alguma experiencia na utilização de dslr em video, e seria interessante saber que opinião têm.
Usam mais o foco em automático ou foco em manual?

Inclino-me mais para a hipotese de que mesmo que a câmara disponha de autofocus, a preferencia vai para o uso de foco manual, mas não sei. Gostaria mesmo de ler mais opiniões.

Dteles

olá soul , tambem tive com a tua dúvida, com o teu "budget" de cerca de 800 euros, tens boas opções, priemiro deixa dzer que a canon 600 d, 60d, 650d, toda elas mesmo a 7d ou a 550d  tem o mesmo sensor etem todas a mesma resolução 18 mp mas depois variam um pouco, a canon 550d é uma boa opção é uma boa camera, mas para video a 600d é uma das melhores \:D/ o ecra ajuda bastante devidoao facto de ser girável, mas uma pegunta se queres fazer videos e gostas de fotos como eu nao preferes antes uma camera full frame?.
Nas cameras full frame como a canon 5 mark ii, que ta fora do teu orçamento, tens que pensar no fator crop das outas cameras de mdelos referios acima, por exemplo uma lente canon 70-200mm f/2.8 IS USM num corpo como a 600d ia ser uma 112-320mm devido ao fator crop ser 1,6x nas cameras full frame isso nao acontece, tens que pensar nisso.
Mas a canon 600d é uma boa escolha mas deixo-te aqui a canon 550d ja co duas lentes que pa cumeçar são boas uma 18-55mm e uma 70-300 que é teleobjetiva assim tu ate podes se compraes depois ver de que lentes precisas mais de uma tele ou um grande angular ou uma walk-around,com esse kit pouavas umas coroas e podias poupar pa um bom tripé e cartoes mais do que 1 sempre e um grip que é sempre bom ter, deixo-te aqui o site da fnac
http://www.fnac.pt/Canon-EOS-550D-EF-S-18-55mm-f-3-5-5-6-EF-75-300mm-f-4-5-6-Camara-Fotografica-Digital-Camara-Reflex-Digital/a609807?PID=13&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=0
Espero que tenha ajudado.
Abraços

Dteles

desculpem as palavras que lhe faltam letras eu carrego algumas letras nao aparecem  :embarrassed:

Soul

Citação de: AC em 19 / Set / 2012, 03:07
Penso que estás a referir-te a autofocus quando em modo video.

Será que é assim tão importante essa função? Há por aqui pessoal já com alguma experiencia na utilização de dslr em video, e seria interessante saber que opinião têm.
Usam mais o foco em automático ou foco em manual?

Inclino-me mais para a hipotese de que mesmo que a câmara disponha de autofocus, a preferencia vai para o uso de foco manual, mas não sei. Gostaria mesmo de ler mais opiniões.

Desculpem só ter respondido agora.
O feedback dos aficcionados por video que usam a 600d e modelos anteriores é que uma das falhas da camera é nao ter autofocus. Eu, por mim, gosto de ser eu próprio a brincar com tudo, mas como nunca peguei numa DSLR não sei se realmente a funcao autofocus é importante ou não (penso que não é por ter autofocus que vai deixar de ter manual). É esse o feedback que eu tenho.

Citação de: Dteles em 19 / Set / 2012, 20:27
olá soul , tambem tive com a tua dúvida, com o teu "budget" de cerca de 800 euros, tens boas opções, priemiro deixa dzer que a canon 600 d, 60d, 650d, toda elas mesmo a 7d ou a 550d  tem o mesmo sensor etem todas a mesma resolução 18 mp mas depois variam um pouco, a canon 550d é uma boa opção é uma boa camera, mas para video a 600d é uma das melhores \:D/ o ecra ajuda bastante devidoao facto de ser girável, mas uma pegunta se queres fazer videos e gostas de fotos como eu nao preferes antes uma camera full frame?.
Nas cameras full frame como a canon 5 mark ii, que ta fora do teu orçamento, tens que pensar no fator crop das outas cameras de mdelos referios acima, por exemplo uma lente canon 70-200mm f/2.8 IS USM num corpo como a 600d ia ser uma 112-320mm devido ao fator crop ser 1,6x nas cameras full frame isso nao acontece, tens que pensar nisso.
Mas a canon 600d é uma boa escolha mas deixo-te aqui a canon 550d ja co duas lentes que pa cumeçar são boas uma 18-55mm e uma 70-300 que é teleobjetiva assim tu ate podes se compraes depois ver de que lentes precisas mais de uma tele ou um grande angular ou uma walk-around,com esse kit pouavas umas coroas e podias poupar pa um bom tripé e cartoes mais do que 1 sempre e um grip que é sempre bom ter, deixo-te aqui o site da fnac
http://www.fnac.pt/Canon-EOS-550D-EF-S-18-55mm-f-3-5-5-6-EF-75-300mm-f-4-5-6-Camara-Fotografica-Digital-Camara-Reflex-Digital/a609807?PID=13&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=0
Espero que tenha ajudado.
Abraços

Olá Dteles, obrigado pelo teu post. A 550D está já fora dos meus planos, prefiro dar umas moedas a mais e ficar com uma coisa um nadinha melhor. Agora a minha indecisão está na 600D e na 650D. eheh :)

Dteles

Olá soul, eu na tua situação ia para a canon 650d, é melhor que a 600d em vários níveis, primeiro Filmes Full HD com controlos manuais e focagem automática contínua, segundo Ecrã táctil LCD Clear View II de ângulo variável, terceiro Sensibilidade ISO 100 -12 800 extensível até ISO 25 600,
quarto Transmissor Speedlite Integrad, tem processador digic 5, no geral é uma escolha melhor que a 600d.
Se fosse a ti ia para a 650d.
Cumprimentos
Dteles

blubloop

Boas, a 650d é praticamente igual a 600d, falando do autofocus, 5 min depois de tentar utilizar o autofocus percebe-se que é praticamente inutilizável e passamos para o focus manual, o ecrã táctil, na minha opinião, não traz nenhuma vantagem! no que toca a iso's, acima de 3200 o ruido começa a ser demais, logo é inútil chegar a 12800.. na minha opinião vá para a 600d ou 550d e invista a diferença em boas lentes, microfone, etc! se virem comparações em termos de qualidade de imagem vão perceber que não há diferenças significativas...

AC

Citação de: blubloop em 25 / Set / 2012, 02:28
... falando do autofocus, 5 min depois de tentar utilizar o autofocus percebe-se que é praticamente inutilizável e passamos para o focus manual, ...

Já tinha solicitado algumas opiniões sobre a questão do autofocus. Obrigado pela sua. Só mesmo depois de se usar se consegue perceber se é assim tão util como se apregoa.

Soul

pmff

sempre em manual a focagem e todo o que for iso's acima dos 1250 é lixo. usa sempre iso's multiplos de 160