Acabaram com as ligações Firewire?

Iniciado por saw, 26 / Abr / 2013, 13:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

saw

Boas...
Necessito de fazer um upgrade ao meu portátil, comprar um novo para digitalizar e editar vídeo HD. Até à data, para digitalizar os vídeos, utilizo um cabo IEEE-1394 Firewire 4-4pin e faço a ligação camara - portátil através da respectiva porta inserida no portátil. Depois utilizo o premiere para comunicar com a camara.

Acontece que nos últimos tempos não encontro um portatil que tenha porta IEEE-1394 Firewire Cable 4-4pin.

Será que acabaram com essas ligações ou foram substituídas por outras que desconheço?

Como faço para digitalizar vídeos HD sem que haja perdas de qualidade e que a camara de video seja reconhecida pelo premiere quando o portátil não tem ligação Firewire?

Obrigado

Cumprimentos

Vitor

Boa tarde
Existem à venda nas lojas de informática placas com tomadas firewire para portáteis. Depois é só ligar a placa ao portátil e voilá.
Cumps.

saw

já tentei procurar alguma coisa externa, mas ainda não tive sucesso. Na fnac já me disseram várias vezes e vários colaboradores que não existe. Pode-me enviar o link ou o modelo de uma?

Vitor

saw

Obrigado pelo link vitor, mas acho que os portáteis de hoje já não sou compatíveis com as placas CARDBUS / PCMCIA ou com ExpressCard. ou seja qualquer conversor/adaptador/placa que possa existir teria de ser para ligar via firewire - usb, pois não vejo mais nenhuma entrada possivel 

saw

A única solução que vejo e se realmente se confirmar que as ligações Firewire acabaram, é esta
(http://www.ebay.co.uk/itm/2x-USB-To-Firewire-Ieee-1394-4-Pin-iLink-Cable-6-1-8m-/190784941320?pt=UK_Computing_FireWire_Cables_Adapters&hash=item2c6bab2d08)

Agora, não sei é se o premiere vai reconhecer a camara de video e se os dados são transferidos correctamente

Que me dizem?

Vitor

Boas
Nunca vi um cabo desses, mas temos que ver que a velocidade de transferencia de dados é mais rápida em firewire do que em usb 2.0 ou 3.0. Tenho sérias dúvidas se esse cabo irá funcionar.
Cumps

saw

exactamente vitor, também concordo consigo. daí eu publicar esta duvida para ver se alguém me pode ajudar, não queria ficar "agarrado" ao meu portatil "velhinho" só porque não existe mais portáteis com firewire. Preciso constantemente digitalizar imagem em HD para o pc para depois editar na máxima qualidade.

Se houver alguém que tenha uma solução agradeço  =D>   

António Cristo

Não há muita escolha mas existe... podes sempre encomendar numa loja habitual.
http://www.precos.com.pt/computadores-portatil-c3100/firewire-sim/

saw

Muito Obrigado António Cristo. Isto realmente... tenho procurado em varias lojas, incluindo a fnac, a ver se encontrava portáteis com porta FireWire e nunca achei nenhum, perguntava aos colaboradores das respectivas e todos me diziam o mesmo "nós não temos computadores com essas portas (...) com o surgimento da usb 3.0 os portateis deixam de trazer essas portas" inclusive sei que existe muita gente a editar com mac e disseram-me que não existe e nunca existiu a possibilidade de transferir dados via FireWire no mac... Nunca me passou por a cabeça ver as especificações dos portáteis online. Agora vou fazer um print e vou confronta-los
Obrigado

saw

e já agora, será que existe alguma placa externa FireWire to ???? para transferir video para o pc?

António Cristo

Haver há, mas creio que em base de adaptadores que o portátil possa incorporar tipo cartões ou placas extensoras.

Mas tens algo assim tens de ver é se o portátil que falas tem a possibilidade de receber este upgrade.
http://www.jumpershop.com.br/placas+firewire_qOplacas+firewirexSM

Procura no fabricante da tua (existente) ou possível máquina a comprar.

José Costa

Boas.
Vitor, fico contente por saber que para além de saber português, também sabe alguma coisa de video e, principalmente, está disposto a ajudar. Não veja este comentário como uma critica, antes um elogio. E já agora, aproveito para fazer uma correção: Firewire é efectivamente mais rápido, na prática, que USB 2 mas é muito mais lento que USB 3. Na prática e na teoria.

Saw, como referiu o António Cristo, não existe muita escolha mas existe. Procure no Google por "pc portatil + Firewire" e irá encontrar. A razão de existirem tão poucos portáteis com ligação Firewire é o facto de ficar mais caro ãos fafricantes incorporar as mesmas, em relação ão USB, muito mais barato. Não o hardware, mas as licenças.

Relativamente á questão do cabo Firewire to USB que menciona, ele não vai funcionar para o que pretende fazer, como referiu o Vitor e bem, por duas razôes:

1 - A digitalização (captura) de uma Tape é feita através de uma porta Firewire. Os softwares de edição video reconhecem a porta e fazem o controle e captura da tape. Ão ligar o adaptador em questão, o PC vai identificar um dispositivo USB, não um Firewire. Como tal, o software de edição não vai reconhecer o adaptador e não vai proceder á captura da tape.

2 - O Firewire foi concebido para entrega de dados em tempo real. O USB foi concebido para entrega de dados em massa. No video por Firewire temos a entrega de dados em tempo real. Nas câmeras que gravam em cartão, já é comum encontrar uma porta USB, para a transferência dos dados em massa. Não existe nenhuma câmera de gravação em tape que permita a transferência por USB, porque ele não foi concebido para tal. Se é tape, tem de ser por Firewire. Se é cartão, já pode ser por USB.

Solução:
A Pinnacle possuia uma placa de captura externa, que ligava ão PC por USB. A câmera ligava por Firewire á placa e esta por USB ão PC. Mas tinha de ser utilizado o software da Pinnacle para a captura, pois outro softare não reconhecia a dita placa. Não sei se ainda é comercializada, mas se não, não é dificil de as encontrar á venda no mercado de usados.

Outra opção é capturar as tapes com um outro PC com Firewire e depois transferir os ficheiros para o seu portátil, através de uma porta USB.

Outra opção, a compra de um outro portátil com Firewire, ou então, com ExpressCard para ligar um adaptador.

Outra opção... creio não existir mais nenhuma opção. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Diamantino simão

Boas

Bem..ainda há portáteis com a entrada firewaire, as marcas são a Sony e a Toschiba, pelo menos há pouco tempo ainda, ou seja dois anos atrás.

Para Pc's existe uma placa adaptativa que se aplica na placa mãe e é relativamente barata, de 5  a 10€. Foi o que fiz há alguns meses atrás para capturar ainda imagens das camaras mais antigas "DVcam".

Tino

saw

Muito obrigado malta...
Relativamente ao comentário do José costa, foi bastante esclarecedor e veio fortalecer a minha ideia em relação a este tema. Quanto às soluções que sugere, efetivamente seria a mais viável e mais prática comprar um portátil com essa porta.

Mas tudo isto seria mais fácil se conseguisse ligar a minha camara (firewire 4 pinos) ao meu desktop (firewire 6 pinos). Ou seja, tenho um desktop com entrada firewire de 6 pinos mas desde que o comprei (2 anos a trás) que nunca consegui estabelecer ligação com o premiere cs5 e a camara de vídeo (4pinos), nunca percebi o porquê, pensei que o facto de haver uma redução da porta, 6 para 4 pinos fosse o suficiente para o software não reconhecer a camara. Sempre transferi os vídeos para o meu portátil "velhinho" via fireware 4 pinos em ambos os equipamentos e depois, via usb transferia para o desktop. Este era um processo que funcionava na perfeição. Mas agora quero comprar um novo portátil para meter o "velhinho" na reforma, deparo-me com este cenário...

Mas se calhar vou mesmo seguir os vossos concelhos, continuar e agora mais objetivo, tentar encontrar um portátil que tenha essa porta.

Mas se entretanto alguém já se deparou com o problema que descrevo (4 – 6 pinos) e tenha o conseguido resolver, agradeço a ajuda. Nota: O problema de cabos não é, já fiz o teste com vários cabos e o problema manteve-se. Até parece que a porta está desactiva...